img-facebook

Matérias

Matérias

5 dicas para fazer uma salada natalina deliciosa para a ceia

Confira as melhores receitas de saladas para o Natal

Por Minha Receita

Por ser uma opção refrescante e muito saborosa, a salada natalina é um dos melhores acompanhamentos da ceia de Natal. Seu preparo recebe diversos ingredientes natalinos e geralmente acompanha uma proteína de Natal, como o pernil desfiado, o frango defumado e o tender. Para complementar a receita, molhos e frutas em natura ou cristalizadas combinam-se a outros ingredientes frescos que podem ser finalizados com um toque crocante da batata palha ou das castanhas e nozes picadas da ceia. Em uma salada tropical natalina, usa-se maçãs, morangos, romãs, pêssegos e outras frutas cítricas, que equilibram o cardápio de fim de ano, já que ele acontece em pleno verão.

A seguir, nós separamos as 5 dicas mais importantes para te ajudar a fazer uma salada natalina de sucesso:

Dica 1) Prepare a salada natalina com um proteína da ceia: as opções podem ser frango desfiado, tender assado ou pernil suíno

Peru manteiga e ervas Seara

Peru manteiga e ervas Seara

Ave mais tradicional da ceia, já vem temperada – com sabor especial de manteiga e ervas finas – , pronta para ser levada ao forno.

Uma salada natalina simples precisa de uma proteína de Natal para que o seu preparo fique completo. Nossa Salada de Peru Seara Desfiado com Macarrão, Pesto e Uva Rubi é um bom exemplo: ela é feita com o Peru Manteiga e Ervas Seara desfiado e acompanha macarrão tipo penne cozido, além do molho pesto de manjericão e castanhas e 200 g de uvas Rubi cortadas ao meio sem sementes.

Outra opção tradicional na lista de saladas para o Natal é o salpicão de frango, um tipo de salada de maionese natalina feita com frango desfiado bem temperadinho, como o frango defumado, vegetais e frutas em natura ou cristalizadas a gosto, como uvas passas e maçãs, e um molho de maionese ou creme de leite. Para se inspirar no preparo, experimente a nossa receita de Salpicão de Natal com Frango Defumado Seara Gourmet.

Dica 2) Adicione os ingredientes frescos da sua salada natalina

Para deixar a salada de Natal mais saborosa e colorida, a próxima dica é pensar nos ingredientes frescos. Podem ser folhas verdes – como rúcula, alface, chicória, hortelã, manjericão e repolho -, grãos, frios leves, frutas em natura (maçãs, laranjas, tangerinas, morangos, pêssegos) e alguns tomatinhos. Para uma salada verde natalina, ingredientes mais simples já basta: combine batatas cozidas, salsão, alface, cenoura, manga e cebolas. Para uma salada natalina com abacaxi, adicione ½ abacaxi pequeno descascado e cortado em cubos.

Para um modo de preparo bem autêntico e criativo, vale a pena apostar na Salada de Rúcula com Presunto Royal, Estragão, Morango, Amêndoa Tostada e Redução de Balsâmico, que combina super bem com uma ceia natalina gourmet.

Já a salada de lentilha feita com aspargos verdes, hortelã, suco de limão, queijo feta e lentilhas cozidas al dente é mais encorpada e traz um preparo alternativo.

Dica 3) Prepare um molho saboroso para a sua salada natalina brilhar à mesa

Levíssimo Seara

Levíssimo Seara

Cozido no vapor, o Levíssimo Seara é feito com carne 100% Lombo Suíno, que entrega uma excelente mordida suculenta com fatias bem rosadinhas.

De um creme de ricota bem temperado a um aioli de alho e maionese, as opções de molhos saborosos para incrementar a sua salada natalina são muitas! Nossa receita de Ave Natalina com Salada de Pêssego oferece a ideia para uma delas: seu preparo ensina a fazer um creme espesso de ricota, creme de leite, alho ralado, sal e pimenta-do-reino, que posteriormente junta-se às folhas de rúcula frescas e aos pêssegos fatiados. Para complementar o preparo, fatias finas de Levíssimo Seara dão o toque final da receita.

Outra boa opção é fazer uma salada natalina de trigo e romã com trigo em grão cozidos, suco de limão, extrato de tomate, temperos, oleaginosas picadas e molho e sementes de romã. Basta colocar o azeite, o molho de romã, o suco de limão, o extrato de tomate, o coentro, o cominho em pó, a pimenta da jamaica e o sal em uma tigela e misturar bem até formar um molho liso. Na sequência, junte o trigo em grão e misture bem. Adicione avelãs e amêndoas picadas, coloque também as sementes de rã e finalize com folhas de salsa fresca.

Dica 4) Adicione um toque adocicado à salada natalina usando frutas secas ou cristalizadas, como passas e figos

Colocar passas ou outras frutas cristalizadas na salada natalina é uma ótima maneira de equilibrar os sabores mais salgados da ceia. Apesar da adição não ser uma decisão unânime, vale a pena colocar o ingrediente em uma recipiente à parte ou optar por um preparo bem integrado, como o da receita de Ave Fiesta com Salada de Figos. Nesse preparo, combinamos folhas de chicória e rúcula frescas com figos cortados na longitudinal, mozzarella de búfala cortadas ao meio e um toque adocicado da pralinè de amêndoas, um doce crocante feito de amêndoas caramelizadas no açúcar.

Dica 5) Sirva a salada natalina com um ingrediente crocante, como batata palha, oleaginosas ou crispies de frios

A batata palha é o ingrediente que leva crocância às receitas de saladas natalinas tradicionais, como o salpicão de frango defumado. Por isso, nós pensamos que a última dica deve ser a adição de um elemento crocante! Você pode preparar uma porção batata palha caseira com batatas Asterix raladas no ralo grosso e fritas no óleo quente, comprar um saco de batata pronta ou investir em crispies de frios, como o crisp de mortadela defumada e o crisp de presunto parma. Já se você estiver buscando por uma opção mais simples, misture as mesmas oleaginosas da ceia, como nozes, castanhas, pistaches e amendoins, na sua salada natalina.

Dica extra: Para garantir a melhor crocância, lembre-se de colocar esses ingredientes sobre a salada já pronta, poucos minutos antes de servir!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Fim de ano

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
19.May

Aves

Receitas com filé de frango para fazer um almoço ou jantar rápido

Image Card
19.May

Aves

5 receitas práticas para fazer com steak de frango

Image Card
19.May

Dicas de Cozinha

Esfriou! 8 receitas de sopa deliciosas para preparar no jantar

Image Card
19.May

Aves

Como fazer frango cozido: 7 passos para um preparo simples e rápido

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas