Matérias

Matérias

Matérias e dicas



5 erros comuns que deixam sua salada sem graça (e como resolver)

Com essas 5 dicas, você nunca mais vai errar no preparo da salada.

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

A salada é uma ótima opção para quem busca uma refeição leve, prática e nutritiva, seja no almoço rápido do dia a dia, naquele jantar leve durante a semana ou até como acompanhamento de pratos mais elaborados. Além disso, é um prato super versátil, que permite diferentes combinações de folhas, legumes, proteínas e molhos, se adaptando ao seu gosto e ao que tiver na geladeira.

Mas, às vezes, ela acaba ficando sem graça, sem sabor ou sem textura, o que desanima até quem gosta de comer bem. A boa notícia é que, com pequenas mudanças, dá pra transformar a salada em um prato completo, saboroso e cheio de personalidade. Confira abaixo os erros mais comuns na hora de preparar salada e como evitá-los:

1) Usar sempre os mesmos ingredientes na salada

Um dos maiores erros no preparo da salada é montá-la com os mesmos itens todos os dias, como alface, tomate e cebola, pois isso acaba deixando o prato repetitivo e sem graça. No entanto, felizmente isso é muito fácil de resolver. Basta variar as folhas (rúcula, agrião, espinafre, alface-roxa), acrescentar legumes crus ou cozidos (cenoura ralada, beterraba, abobrinha grelhada), frutas (manga, morango, maçã) ou grãos como grão-de-bico, lentilha e quinoa. Também é uma ótima dica usar sobras de legumes refogados, assados ou ingredientes da estação nesse prato.

2) Não se esqueça da textura da salada

Uma salada só com folhas pode ficar murcha e pouco interessante. Por isso, a dica é apostar na mistura de texturas! Combine ingredientes crocantes (croutons, sementes, castanhas) com itens cremosos (abacate, queijos macios, molhos para salada encorpados). Essa combinação transforma a experiência de comer e faz toda a diferença.

Veja também: 5 receitas de molho para saladas fáceis e saborosos

3) As proteínas são fundamentais na salada

Fazer uma salada apenas com vegetais pode não ser suficiente para saciar, especialmente se for a refeição principal. Por isso, adicione uma fonte de proteína para deixar a salada mais completa e balanceada. Pode ser frango grelhado, atum, ovo cozido ou até tiras de carne. Além de tornar a refeição mais nutritiva, isso ajuda na saciedade e no sabor. No entanto, se você não come carne, dá para preparar receitas vegetarianas proteicas para incluir na salada, como o bolinho de falafel, tofu grelhado e leguminosas, como grão de bico e lentilha. 

Peito de Frango com Salada Caesar

4) Prepare molhos caseiros

Exagerar em molhos industrializados ou usar sempre o mesmo pode mascarar os sabores dos ingredientes e deixar o prato pesado. Por isso, prepare molhos simples e caseiros com azeite, limão, vinagre, mostarda, iogurte, ervas e especiarias. Uma boa ideia é fazer um molhinho base e variar os temperos de acordo com o dia. Além de mais saudáveis, esses molhos realçam o sabor dos ingredientes frescos.

Veja como fazer um molho de mostarda e mel incrível para salada

5) Não temperar na hora certa

Temperar a salada muito antes de servir pode deixá-la murcha e sem textura. Então o recomendado é sempre temperar esse prato apenas no momento da refeição. Se for preparar com antecedência, mantenha o molho separado. Assim, as folhas continuam frescas e crocantes por mais tempo, e a salada fica com cara (e gosto!) de recém preparada.

Deixe um comentário


Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Corte de bochecha de boi cru sobre papel manteiga, com ramos de alecrim ao fundo, destacando sua textura marmorizada e coloração intensa.
03.Jul

Bovinos

Bochecha de boi: corte nobre ou miúdo? Descubra o que é e como usar

A imagem apresenta uma porção de dobradinha servida em uma panela de barro, típica da culinária brasileira. Na imagem, o caldo tem uma cor dourada, indicando o uso de especiarias e temperos. Um detalhe adicional é a colher que levanta um pedaço da dobradinha, mostrando a textura do prato.
01.Jul

Bovinos

Rúmen bovino: um dos cortes mais consumidos no mundo e você nem sabia

caldo de abóbora com bacon
30.Jun

Dicas de Cozinha

Receitas de inverno: 6 pratos quentinhos e reconfortantes

Ensopado de músculo assado na pressão servido em uma panela branca com batatas e legumes.
30.Jun

Bovinos

Músculo bovino: fonte de proteínas, colágeno e ferro para sua saúde

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.