Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como deixar legumes crocantes no forno (sem ressecar e nem queimar)?

Por Clara Fonseca

Avalie o conteúdo:

Assar legumes no forno é uma maneira prática, saudável e deliciosa de variar o cardápio semanal. Além de realçar o sabor natural dos alimentos, esse método preserva nutrientes e dá um toque especial de cor e textura ao prato. 

Mas quem já tentou sabe: apesar de parecer simples, é fácil acabar com legumes ressecados, queimados ou murchos, que não agradam nem aos olhos, nem ao paladar. A boa notícia é que com algumas dicas certeiras e ajustes na temperatura, no corte e na forma de temperar, você consegue um resultado perfeito: legumes assados dourados, crocantes por fora e macios por dentro. Confira a seguir o passo a passo que faz toda a diferença!

Veja também: 10 formas de variar o preparo dos legumes e verduras na dieta

Corte os legumes no tamanho certo

O primeiro segredo está no corte. Legumes muito grandes demoram para assar e podem ficar crus por dentro. Já os muito pequenos correm o risco de queimar antes de ficarem dourados.

Dica extra: Corte em tamanhos uniformes para garantir que todos assem de maneira homogênea.

Confira: Aprenda a cortar, armazenar e congelar legumes como um chef

Use a quantidade certa de óleo

O azeite ou outro tipo de óleo é fundamental para criar a crosta dourada sem ressecar os legumes. Mas cuidado com os excessos! O ideal é regar os legumes com um fio de óleo e misturar bem para que todos os pedaços fiquem levemente envolvidos.

Sugestão: Uma pitada de sal, pimenta-do-reino e ervas secas como alecrim ou tomilho deixam os sabores ainda melhores. Para algo mais sofisticado, aposte no purê de batata trufado!

Organize bem na assadeira

Evite colocar os legumes amontoados ou em camadas. Quanto mais espaço entre os pedaços, melhor a circulação de ar e mais crocantes eles ficarão.

Truque extra: Se tiver, use uma assadeira antiaderente ou forre com papel manteiga para facilitar na hora de virar os legumes.

Travessa com legumes assados como abóbora, pimentão vermelho, cebola roxa e cenoura, finalizados com ervas frescas picadas.

Temperatura e tempo certos

O forno deve estar bem quente: entre 200°C e 220°C. Isso garante que os legumes assem rapidamente e formem aquela casquinha dourada por fora.

O tempo pode variar dependendo do tipo e tamanho dos legumes, mas, em geral, entre 25 e 35 minutos é o suficiente. Na metade do tempo, mexa ou vire os pedaços para garantir que dourem por igual.

Finalize com um toque especial

Quer ainda mais crocância? Nos minutos finais, aumente a temperatura ou use a função grill do forno por 2 a 3 minutos. Só fique de olho para não queimar!

Ao sair do forno, finalize com um fio de azeite extra virgem ou uma pitada de parmesão ralado para dar um sabor extra.

Agora é só servir como acompanhamento, base para saladas ou até como um lanche saudável! Experimente carne moída refogada com legumes.

Travessa com legumes assados como abóbora, pimentão vermelho, cebola roxa e cenoura, finalizados com ervas frescas picadas.

Deixe um comentário


Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar Receitas Saudáveis zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Corte de bochecha de boi cru sobre papel manteiga, com ramos de alecrim ao fundo, destacando sua textura marmorizada e coloração intensa.
03.Jul

Bovinos

Bochecha de boi: corte nobre ou miúdo? Descubra o que é e como usar

A imagem apresenta uma porção de dobradinha servida em uma panela de barro, típica da culinária brasileira. Na imagem, o caldo tem uma cor dourada, indicando o uso de especiarias e temperos. Um detalhe adicional é a colher que levanta um pedaço da dobradinha, mostrando a textura do prato.
01.Jul

Bovinos

Rúmen bovino: um dos cortes mais consumidos no mundo e você nem sabia

caldo de abóbora com bacon
30.Jun

Dicas de Cozinha

Receitas de inverno: 6 pratos quentinhos e reconfortantes

Ensopado de músculo assado na pressão servido em uma panela branca com batatas e legumes.
30.Jun

Bovinos

Músculo bovino: fonte de proteínas, colágeno e ferro para sua saúde

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.