img-facebook

Matérias

Matérias

Como fazer peru de Natal: guia completo para preparar o prato para a ceia

Dicas para deixar peru natalino suculento

Por Minha Receita

Natal é sinônimo de família reunida, celebrações e comida boa. E falando em comida, a maior expressão dessas delícias natalinas com certeza é o peru de Natal! Sempre presente nas mesas dos brasileiros, ele encanta por sua tradição e sabor característico. E, para te ajudar a preparar um peru assado perfeito, por aqui a gente traz dicas de como assar peru e muito mais. Vem descobrir como fazer peru de Natal com o Minha Receita! 

Escolhendo a sua peça: saiba a quantidade de convidados antes de escolher o peru de Natal

Peru defumado Seara Gourmet

Peru defumado Seara Gourmet

Cozido e defumado naturalmente, pronto para consumo: basta descongelar e aquecer. Sabor e praticidade para qualquer tipo de celebração.

Primeiro tenha em mente quantas pessoas estarão na ceia. O ideal é calcular, em média, 250g de carne para cada convidado. Portanto, para uma ceia de 8 pessoas, uma peça de 3kg é excelente para fazer a sua receita de peru de Natal, considerando que nem todo o peso é aproveitado. 

Descongelando o peru de Natal: tempo e paciência são o segredo

Aqui a nossa dica é: programe-se para organizar a ceia de Natal antecipadamente, para que tudo saia no tempo certo. Descongelar o peru pode ser um pouco demorado, portanto, nada de querer fazer isso no mesmo dia da ceia, que não dará certo. O peru Seara precisa ser descongelado por 24 horas em refrigeração. É só acomodá-lo em uma travessa, sem remover a embalagem, e deixá-lo descansando dentro da geladeira. 

Temperando o peru de Natal: aprenda um truque para garantir maior suculência

Peru temperado assa fácil Seara

Peru temperado assa fácil Seara

Já temperado e embalado no saco assa fácil, o produto vai direto do freezer para o forno. Não é necessário descongelar nem retemperar, não suja o forno.

Depois de descongelar, é hora de aprender como temperar peru. Para isso, há diversas combinações de temperos que você pode utilizar. Aqui, vamos te ensinar a temperar com manteiga. Com cuidado, descole um pouco a pele da carne da ave. Em seguida, espalhe bem a manteiga pela carne. Depois, passe mais manteiga por fora, besuntando bastante. Isso garantirá uma carne muito mais suculenta por dentro e dourada por fora! Experimente. 

Agora que você já aprendeu como temperar peru, aproveite também receitas de molho para peru que ajudam a conferir mais sabor à ceia de Natal. Você pode testar várias combinações de ingredientes e escolher a sua preferida. Por aqui, já te ensinamos a fazer um incrível peru com molho de laranja. E temos mais!

Receita de peru de Natal marinado com ervas: fácil e delicioso

Peru temperado Seara

Peru temperado Seara

Ave mais tradicional da ceia, já vem temperada com ingredientes especiais e pronta para ser levada ao forno.

Uma outra maneira de temperar o peru de Natal é preparando uma marinada. Para isso, você pode fazer uma mistura de cebolas, alho, sal, pimenta-do-reino, cenouras, ervas frescas como louro e alecrim, e o mais importante: vinho branco. Depois disso, é só deixar a carne absorver os temperos por cerca de 12 horas. Ah, uma dica extra: quando for assar, aproveite para regar o peru na metade do tempo com essa marinada. Fica uma maravilha! 

Recheando o peru de Natal: um toque extra de sabor

Para a sua receita de peru de Natal ficar perfeita, que tal recheá-lo? Um peru recheado é muito mais suculento e deixa a ceia muito rica em sabores e aromas. O tradicional é preparar uma farofa e rechear a sua peça. E aqui, vale incrementar a receita de farofa natalina com ingredientes típicos dessa época: damascos, ameixa, abacaxi, passas, bacon, castanhas e outros. Insira o recheio, depois costure a pele e amarre as pontas das coxas para que ele não abra ao assar. 

Como assar peru: o último passo para um peru perfeito

Peru temperado e recheado, agora vamos levá-lo ao forno. Antes de tudo, preaqueça o forno a 250ºC, por cerca de 20 minutos. Coloque o peru em uma assadeira e cubra com papel-alumínio para evitar que ele resseque. Lembre-se de deixar um espaço para o termômetro, ele saltará quando o peru estiver assado, garantindo um cozimento perfeito. Em média, uma peça de 3kg leva 2h10 para assar com papel-alumínio, no forno a 200ºC. Acrescente um tempo de 30 a 40 min, sem laminado, para que o peru ganhe aquele dourado irresistível. Assim você garante um peru assado irresistível na noite de Natal.

Ver mais:

Aves Dicas de Cozinha Fim de ano

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
19.May

Aves

Receitas com filé de frango para fazer um almoço ou jantar rápido

Image Card
19.May

Aves

5 receitas práticas para fazer com steak de frango

Image Card
19.May

Aves

Como fazer frango cozido: 7 passos para um preparo simples e rápido

Image Card
17.May

Aves

Macarrão com frango: 7 ideias para incrementar essa receita prática

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas