Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Mocotó com feijão branco: prepare o caldo nutritivo nos dias frios

Caldo fácil e delicioso

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

O caldo de mocotó é um clássico da culinária brasileira, mas você já experimentou o mocotó com feijão branco? Essa combinação traz ainda mais sabor e valor nutricional para o prato. O mocotó, um corte de carne bovina retirado da pata do animal, é um ingrediente que costuma dividir opiniões: enquanto alguns amam a textura gelatinosa e o sabor marcante, outros torcem o nariz por não estarem acostumados com esse ingrediente tão tradicional. Apesar disso, ele é um ingrediente acessível, cheio de história e que, quando bem preparado, rende um prato nutritivo, encorpado e reconfortante. Veja a seguir como preparar esse caldo para espantar o frio

Veja também: 7 receitas com feijão branco que fogem do tradicional

Quais os benefícios do feijão com mocotó?

Apesar de muita gente não gostar dessa proteína com feijão branco, o mocotó é uma fonte natural de colágeno e minerais importantes, como cálcio, fósforo e magnésio. Juntos, esses nutrientes ajudam a manter os ossos e articulações fortes, melhoram a firmeza da pele e contribuem para a recuperação dos músculos. Além disso, o feijão branco complementa a receita com fibras, ferro e proteínas vegetais, tornando o prato ainda mais completo e nutritivo.

Quais são os ingredientes necessários para o mocotó com feijão branco?

Além de ser uma receita cheia de benefícios, o mocotó com feijão branco é preparado com ingredientes simples e saborosos. É um prato de presença, que rende bem e aquece o corpo nos dias mais frios. Veja a lista completa:

Ingredientes

  • 1 Mocotó Friboi
  • 4 batatas
  • 4 cenouras
  • 2 linguiças calabresa
  • 300 g de costelinha salgada
  • 1 linguiça paio
  • 500 g de feijão branco
  • Cheiro-verde a gosto

Veja como preparar uma dobradinha com feijão branco

Veja como fazer mocotó com feijão branco

Apesar de parecer um prato difícil de se executar, o mocotó com feijão branco é uma receita fácil. Ela é feita em etapas simples e o segredo está no tempo de cozimento, que garante a textura perfeita do mocotó e o sabor apurado do caldo. Confira o modo de preparo passo a passo:

Modo de preparo:

1) Lave bem o mocotó com água e limão e coloque na pressão por pelo menos 40 minutos. Se quiser, escalde em água fervente para tirar impurezas;

2) Após 40 minutos, retire o mocotó do osso e pique bem fininho;

3) No caldo que ficou na panela, junte os pedaços de mocotó picados com as carnes e o feijão. Depois, leve à pressão por mais 30 minutos;

4) Após cozinhar, retire a pressão, junte as batatas e cenouras e cozinhe sem pressão;

5) Em outra panela, junte alho e cebola a gosto e refogue;

6) Após refogar, junte à panela do mocotó;

7) Por último, junte o cheiro-verde e acerte o sal.

O que servir com o mocotó com feijão branco?

O mocotó com feijão branco é um prato perfeito para dividir em um almoço em família. Mas para deixar a refeição ainda mais completa, a dica é servir acompanhamentos que combinem com o caldo encorpado e saboroso do mocotó. Para isso, nada melhor que um arroz branco soltinho, que ajuda a equilibrar a textura do caldo. Um vinagrete tradicional, apenas com tomate e cebola, traz um toque de acidez e frescor que contrasta muito bem com a cremosidade do mocotó. E, se quiser complementar, uma farofa de cebola bem crocante também cai super bem!

Deixe um comentário


Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Friboi Para Almoço e Jantar Receitas de Festa Junina zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Corte de bochecha de boi cru sobre papel manteiga, com ramos de alecrim ao fundo, destacando sua textura marmorizada e coloração intensa.
03.Jul

Bovinos

Bochecha de boi: corte nobre ou miúdo? Descubra o que é e como usar

A imagem apresenta uma porção de dobradinha servida em uma panela de barro, típica da culinária brasileira. Na imagem, o caldo tem uma cor dourada, indicando o uso de especiarias e temperos. Um detalhe adicional é a colher que levanta um pedaço da dobradinha, mostrando a textura do prato.
01.Jul

Bovinos

Rúmen bovino: um dos cortes mais consumidos no mundo e você nem sabia

caldo de abóbora com bacon
30.Jun

Dicas de Cozinha

Receitas de inverno: 6 pratos quentinhos e reconfortantes

Ensopado de músculo assado na pressão servido em uma panela branca com batatas e legumes.
30.Jun

Bovinos

Músculo bovino: fonte de proteínas, colágeno e ferro para sua saúde

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.