Matérias

imagem

Matérias

Noite do hambúrguer: dicas para fazer uma verdadeira hamburgueria em casa

Prepare uma noite especial com hambúrguer e muitos convidados!

Por Minha Receita

Preparar uma noite do hambúrguer é uma excelente ideia para receber amigos e familiares em casa. Para te ajudar na tarefa de realizar um evento gastronômico incrível, preparamos abaixo um guia completo sobre como fazer hambúrguer gourmet e transformar a sua casa em uma verdadeira hamburgueria. Você fornece as opções de carnes, molhos e acompanhamentos, enquanto seus convidados trazem seus apetites e a criatividade para personalizar o sanduíche.

Da maionese caseira ao bacon crocante, passando por molhos especiais, queijos e toppings deliciosos, há espaço para muitas receitas de hambúrguer gourmet diferentes – Dois hambúrgueres nunca serão iguais! Vá esquentando a chapa de hambúrguer, chame a sua turma e veja nossas dicas a seguir:

Hamburgueria em casa: comece escolhendo as carnes e os temperos da sua noite do hambúrguer

Uma verdadeira hamburgueria em casa começa com a escolha de uma boa carne de hambúrguer, é claro. Aqui você tem dois caminhos: criar o seu próprio blend de carnes e se aventurar a fazer hambúrguer caseiro ou optar pela praticidade. Como se trata de uma noite com convidados e muitas tarefas na cozinha, o mais conveniente é comprar os hambúrgueres gourmet prontos. Além de facilitar o preparo da refeição, você ainda pode diversificar as opções da sua noite do hambúrguer com estas ideias deliciosas:

Fique de olho: alguns tipos de hambúrguer já vêm temperados, enquanto outros pedem o seu toque de chef. Nesse caso, você pode temperar o hambúrguer gourmet de maneira simples, apenas com sal e pimenta-do-reino, ou usar suas habilidades na cozinha para criar sabores surpreendentes. Experimente, por exemplo, combinar pimenta vermelha em flocos, alho em pó, curry, páprica e algumas ervas desidratadas à sua escolha. As possibilidades são infinitas. 

Queijo para hambúrguer gourmet: aposte na variedade para conseguir agradar ao gosto de todos os convidados

Como fazer hambúrguer gourmet sem queijo, né? Após selecionar as carnes, o próximo passo é pensar em diferentes opções de queijos para atender aos paladares mais variados. Cheddar, suíço, muçarela, prato, gruyère, gouda, muçarela de búfala e gorgonzola são sempre boas escolhas. Outra ideia interessante é fazer hambúrguer com o brasileiríssimo queijo coalho – Fica irresistível! 

Seja qual for o tipo de queijo escolhido, o importante é derretê-lo sobre a carne ainda quente, na chapa, frigideira ou grelha. Por isso, ele deve ser o segundo ingrediente a ser adicionado ao sanduíche. Na hora do preparo, pergunte a preferência de cada um e sirva à mesa a carne de hambúrguer já combinada ao queijo levemente derretido. 

Faça uma seleção de condimentos e molhos para hambúrguer e deixe o seu momento gourmet em casa delicioso

Maionese, ketchup e mostarda são acompanhamentos para hambúrguer tradicionais, mas dá para ir além e preparar algumas opções de molho para hambúrguer criativos para turbinar os sanduíches do seu evento. Molho barbecue, aioli, chipotle, mostarda e mel, guacamole e molho de queijo são sugestões que geralmente agradam a muitas pessoas.

Mas a verdade é que, quando se trata de condimentos, você é limitado apenas pela sua imaginação e muitas pastas e molhos fáceis podem ser preparados combinando ingredientes simples que você já tem na despensa e geladeira, como maionese + salsa + cebolinha ou creme de leite + alho + maionese + ervas.

Todo completão! Um hambúrguer artesanal não é o mesmo sem uma diversidade de complementos

Além dos queijos, molhos para hambúrguer e condimentos, pense em alguns complementos especiais para que as pessoas personalizem o sanduíche e criem a sua própria receita de hambúrguer gourmet. O bacon, por exemplo, é uma unanimidade. Todo mundo adora e você ainda pode preparar diferentes tipos: bacon fatiado, em cubos, double smoked…Tem até formato redondo para que nenhuma mordida fique sem bacon.

A cebola é outro ingrediente que faz sucesso. Experimente refogá-la em cubinhos na frigideira com azeite ou simplesmente sirva a cebola crua, em rodelas. No entanto, se a ideia é impressionar e adicionar um elemento de sabor diferente ao hambúrguer gourmet, aposte nas cebolas caramelizadas.

Veja mais ideias de toppings para hambúrguer:

  • Rodelas de tomate;
  • Alface;
  • Rúcula;
  • Azeitonas;
  • Picles;
  • Palmito;
  • Lombo canadense;
  • Cogumelos salteados;
  • Ovo frito;
  • Pimentão assado.

Pão para hambúrguer: escolha produtos de qualidade para não arruinar a experiência gastronômica

Não adianta ter mil ingredientes no sanduíche se o pão de hambúrguer não for capaz de segurar tudo. Até o melhor hambúrguer pode ser arruinado pelo pão, seja ele muito velho, frio, seco ou frágil (que se despedaça facilmente). Por isso, é importante escolher pães frescos de qualidade em padarias, empórios e supermercados. 

Considere oferecer uma variedade de pães de hambúrguer: brioche, pão integral, pão de sacadura, pão italiano e o tradicional pão com gergelim. Disponibilizar uma opção sem glúten e wraps de alface leva em consideração os convidados com necessidades de dietas especiais.

Lembre-se: ao tostar os pãezinhos, você cria uma blindagem contra os ingredientes úmidos e ainda realça o sabor dos hambúrgueres, especialmente se eles foram pincelados com manteiga derretida ou azeite. Para selar o pão de hambúrguer, basta espalhar a gordura escolhida e colocar o lado cortado para baixo em uma frigideira por alguns segundos.

Sirva acompanhamentos e bebidas para a noite do hambúrguer ficar completa

Enquanto os convidados da sua noite do hambúrguer estão esperando o prato principal ficar pronto, sirva algumas opções de entradas e acompanhamentos – batatas rústicas assadas ou fritas, bolinhos, anéis de cebola, dadinhos de tapioca e mandioca frita são ideias saborosas para começar a noite de hamburgueria em casa.  

Além dos aperitivos, certifique-se de garantir uma variedade de bebidas alcóolicas e não alcoólicas, como cervejas, sucos naturais, refrigerantes, água e milk shakes. Você também pode preparar alguns drinks especiais para harmonizar com o hambúrguer gourmet

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

9.abr

bbb21

Os melhores acompanhamentos para lasanha de presunto e queijo

9.abr

bbb21

Lasanha de frango combina com o quê: veja 5 acompanhamentos

9.abr

bbb21

4 dicas de como fazer uma lasanha perfeita

8.abr

bbb21

Hambúrguer angus: 4 motivos para apostar nessa carne

Mais Matérias