img-facebook

Carne Suína

Carne Suína

Lombo de Porco Assado com Geleia de Pimenta Rosa

Rendimento

8 porções

Preparo

2h30

Ingredientes

  • 1 embalagem de Lombo Resfriado Seara Gourmet
  • 1 cabeça de alho
  • 1 xícara de vinho branco
  • ½ xícara de água
  • Alecrim fresco a gosto
  • 8 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de azeite + quanto baste
  • 2 colheres (chá) de sal + o quanto baste
  • Pimenta-do-reino

Para a geleia de pimenta rosa:

  • 4 colheres (sopa) de pimenta rosa
  • 2 maçãs gala
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1 ¼ xícara de açúcar
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Como fazer lombo de porco assado

  1. Com auxílio de uma faca fina e afiada, faça furos por toda a superfície do lombo na parte oposta à gordura, tomando cuidado para não atravessar a peça. Transfira para uma vasilha.
  2. Debulhe e pique o alecrim. Esfregue por todo o lombo. Tempere com as 2 colheres (chá) de sal, pimenta-do-reino e regue com 1 colher (chá) de azeite. Disponha a peça na vasilha com a gordura voltada para cima, tampe com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
  3. Retire o lombo da geladeira. Preaqueça o forno a 180 ºC. 
  4. Coloque uma frigideira de fundo grosso para aquecer em fogo alto. Regue com azeite, coloque o lombo com a parte da gordura voltada para a frigideira e deixe dourar em fogo alto por aproximadamente 5 minutos ou até que esteja bem dourado. Diminua para fogo médio e repita a operação com toda a superfície do lombo, incluindo as laterais. 
  5. Desligue o fogo, transfira o lombo de porco para uma assadeira e reserve a frigideira. Coloque os dentes da cabeça de alho ainda inteiros, mas descascados em volta do lombo. Distribua ao redor da peça as folhas de louro e os ramos de alecrim. Regue com azeite.
  6. Volte à frigideira e adicione a água, o vinho e volte para o fogo médio. Com auxílio de uma espátula, raspe todo o fundo e laterais da frigideira para liberar o sabor dentro do caldo. Quando levantar fervura, desligue e despeje o caldo na assadeira pela lateral, tomando o cuidado de não regar o lombo.
  7. Leve ao forno por 1 hora. Retire o lombo de porco assado do forno e deixe a peça descansar por 10 minutos para então fatiá-lo.

Como fazer geleia de pimenta rosa:

  1. Aqueça uma frigideira de fundo grosso e toste levemente a pimenta até que comece a soltar perfume, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e com auxílio de um pilão ou a lateral de uma faca, amasse as sementes da pimenta para liberar mais sabor. Reserve.
  2. Rale as maçãs, dispensando o caroço. Transfira-as para uma panela, junte o açúcar e deixe descansar por 10 minutos. Junte a água, o suco de limão e a pimenta rosa e leve ao fogo médio mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
  3. Após 15 minutos de fervura, passe uma espátula no fundo da panela; se abrir um caminho que permita ver o fundo, tire do fogo. Transfira para uma vasilha que tenha tampa e deixe esfriar aberta. Tampe e leve à geladeira. 
  • Sirva o lombo de porco assado fatiado com o alho assado regado com o caldo da assadeira, acompanhado da geleia de pimenta.

Se você está à procura de um lombo de porco assado no forno, suculento e macio, a boa notícia é que você acabou de encontrar a receita de lombo suíno perfeita. Com uma explosão de sabores e aromas, a nossa sugestão de lombo de porco assado com ervas frescas é uma ótima pedida para um almoço ou jantar cheio de convidados. No entanto, esse tipo de carne de porco assada também se encaixa bem em uma refeição do dia a dia – basta você querer elevar o nível do seu cardápio semanal! 

Nessa receita de Lombo Resfriado Seara Gourmet, o acompanhamento principal é uma saborosa geleia de pimenta rosa. Originário da América do Sul, esse tipo de ingrediente – que, na verdade, não é uma pimenta verdadeira, e sim um fruto da aroeira – combina bem com todas as receitas com lombo de porco, além de outras variedades de carne. E há bons motivos para isso: o sabor suave e levemente adocicado da pimenta rosa não esconde o gosto dos alimentos e ainda deixa os pratos bem apresentados com sua aparência delicada.

Receitas relacionadas

Confira outras receitas

Image Card

Carne Suína

Pernil Suíno no Salpicão

Receita para almoço e jantar

4 porções • 1h

Image Card

Carne Suína

Rocambole de Lombo com Levíssimo e Shimeji e Abóbora Assada do chef Léo Modesto

Jantar delicioso com carne suína

Image Card

Carne Suína

Sopa de Ervilha com Costelinha Suína

Sugestão de almoço rápido e fácil

8 porções • 40 minutos

Mais Receitas

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas