Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer salmão no forno sem ressecar

Dicas infalíveis para o preparo perfeito

Por Minha Receita

3.7/5 - (18 votos)

O salmão é um dos peixes preferidos dos brasileiros! Além de ser dono de um sabor único, ele também é uma proteína muito saudável, principalmente quando é assado no forno. Seu preparo é muito simples, mas é preciso tomar alguns cuidados para que ele não resseque e perca a sua suculência. 

Quer aprender como fazer salmão no forno sem ressecar? Confira as nossas dicas a seguir.

1) Escolha uma peça de salmão de qualidade garantida 

O salmão é um peixe delicioso e bem delicado, por isso, no preparo de um bom salmão no forno, é muito importante escolher uma peça com sabor e textura impecável e qualidade garantida A dica, então,é apostar no Filé de Salmão Seara Pescados: um peixe gostoso e nutritivo, rico em ômega 3. Inclusive, o pescado possui certificado ASC de Aquicultura Responsável, atestando que os peixes foram criados de maneira sustentável, seguindo rigorosas normas ambientais e sociais, envolvendo toda a cadeia produtiva.

O lombo de salmão possui uma carne macia e suculenta, ideal para uma refeição balanceada e saborosa. O Filé de Salmão Seara Pescados é perfeito para preparar de diversas formas: assado, grelhado e até mesmo como recheios de petisco, como na receita de Bolinho de Salmão.

2) Faça o preparo do salmão antes de começar a cozinhar

O modo de preparo do salmão no forno começa logo após retirá-lo do congelador. O primeiro passo é limpar rapidamente a peça em água fria e corrente e secar em uma folha de papel. Você pode já fatiar em filetes para facilitar esse processo.

Depois, para garantir que o salmão no forno não fique ressecado, a dica é preparar uma salmoura: misture 1 colher de sopa de sal para cada 250 ml de água e deixe o salmão mergulhado ali durante 8 horas. Esse processo vai hidratar o peixe e deixar sua carne muito mais macia, suculenta e saborosa. 

3) Como temperar salmão no forno para ficar suculento

O salmão é um tipo de peixe que já possui um sabor bem característico e que deve ser bem trabalhado na hora de preparar. Por isso, a dica para temperar o salmão para assar é apostar em ingredientes simples como sal, limão e pimenta-do-reino. Aqui no Minha Receita você encontra várias dicas e sugestões de como temperar salmão. Confira!

4) Utilize o papel alumínio para manter a suculência do salmão no forno

Na hora de colocar o salmão no forno, outra dica indispensável é cobrir a peça com papel alumínio. Isso vai concentrar o calor em volta da proteína e ajudar o salmão a absorver a umidade presente em volta dele, evitando, assim, o ressecamento. 

5) Coloque o salmão com a pele virada para baixo na assadeira

Outra dica importante para o preparo perfeito do salmão no forno é colocar a parte da pele virada para baixo na assadeira, isso garante que o calor da assadeira não entre em contato direto com a carne do peixe, ajudando a não ressecar tão facilmente

6) Mantenha a temperatura baixa para cozinhar o salmão por inteiro

Na hora de fazer o salmão assado no forno, lembre-se de verificar a temperatura. Assar o salmão com o forno muito alto acelera o processo e acaba ressecando a carne. Quando a temperatura é mais baixa, de 160°C a 180°C, garante que ele cozinhe de maneira uniforme, conferindo mais sabor e suculência ao peixe, tanto no interior quanto na superfície.

7) Cubra o salmão no forno com papel alumínio para garantir a suculência 

Quer saber como fazer salmão assado no forno sem se preocupar? É só utilizar papel-alumínio. Uma ótima opção para evitar que seu salmão resseque é levar ao forno em uma assadeira coberta com papel alumínio. O calor e o vapor concentrado dentro do papel irão cozinhar a carne por inteiro, retendo a umidade e garantindo um sabor único! Que tal usar essa técnica na nossa receita de lombo de salmão assado com tapenade de alcaparras, castanha de caju e azeitonas com batatas ao murro?

8) Preste atenção ao tempo para que o salmão não passe do ponto

Não tenha pressa no preparo do salmão para ele não ficar cru por dentro. A peça precisa de tempo para ficar no ponto certo! Os minutos exatos vão depender da grossura do seu salmão e do ponto que você preferir. Geralmente, o tempo varia de 15 a 35 minutos. Uma boa dica para saber se seu peixe está cozido é espetá-lo com um garfo na parte mais alta da carne. Se o garfo entrar facilmente, ele está cozido!

Aprendeu como fazer salmão no forno sem ressecar? Então que tal colocar em prática hoje mesmo? Experimente e deguste sempre um peixe com mais suculência e sabor. 

Veja também: 13 Acompanhamentos para Salmão de Forno

Publicado em 12 de abril de 2021

Atualizado em 15 de março de 2024

 

Os comentários estão desativados.

3.7/5 - (18 votos)

Ver mais:

Peixes e Frutos do Mar Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Peixes e Frutos do Mar

Confira outras matérias

Fiesta Seara servido com cuscuz em um prato redondo.
22.Nov

Aves

Comidas para ceia de Natal: 35 receitas de entradas, pratos principais e sobremesas

Camarão crocantes empanados servidos em um prato com tigela de molho branco no centro.
19.Nov

Dicas de Cozinha

Como temperar camarão para comer frito, empanado ou ensopado

Temaki frito servido em um prato preto com uma base de folhas de alface.
11.Nov

Dicas de Cozinha

Já experimentou temaki frito? Aprenda a fazer a receita caseira

A imagem mostra camarões grelhados com um toque de ervas, dispostos em um prato preto elegante. Ao lado dos camarões, uma fatia de limão completa a apresentação, com os camarões exibindo uma cor laranja dourada e suculenta.
07.Nov

Dicas de Cozinha

Camarão tem proteína? Conheça os benefícios desse crustáceo

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.