
Por Minha Receita
A carne vermelha é um alimento considerado nobre e refere-se a carne de mamíferos, como boi, porco, cordeiro e carneiro. Apesar de ser vista como vilã, a carne vermelha faz bem, especialmente para quem pratica esportes ou faz exercícios físicos. Ele é um alimento rico em nutrientes essenciais para o corpo humano, como proteínas, minerais e vitaminas, e por isso deve ser incluído nas receitas do cardápio semanal. Essas carnes podem ser consumidas no churrasco, em um almoço simples durante a semana e até em um jantar especial. Mas como as carnes vermelhas ajudam na prática de esportes? A seguir, confira os benefícios da dieta carnívora e como ela influencia nas atividades físicas.
Quais os benefícios da dieta carnívora?
A carne vermelha é um alimento que oferece uma combinação valiosa de nutrientes que favorecem quem pratica exercícios físicos. Minerais como ferro, zinco, fósforo e potássio contribuem para manter a energia, evitar cãibras, fortalecer os ossos e o sistema imunológico, e a melhorar o funcionamento do sistema nervoso. Além disso, vitaminas do complexo B ajudam na produção de energia e no bom funcionamento do corpo como um todo. Esses nutrientes fazem da carne vermelha uma aliada tanto na prevenção de doenças quanto na recuperação muscular e no desempenho esportivo. Além disso, estudos demonstram que consumir proteínas em todas as refeições ajuda a envelhecer com mais saúde.
Veja também: melhores cortes de carne para o dia a dia
A carne vermelha é rica em proteínas e contribuiu para o crescimento dos músculos
Você já deve ter ouvido por aí que o consumo de carne vermelha pode contribuir para o aumento do colesterol e aumentar o desenvolvimento de câncer. Em partes, essa afirmação até está correta, mas apenas se essas carnes forem consumidas em excesso. Com moderação, além de oferecer todos os benefícios citados acima, a carne vermelha ainda contribui para o crescimento muscular. Isso porque as proteínas presentes neste alimento são fundamentais para o crescimento e a recuperação dos músculos após os treinos. Além disso, ela fornece aminoácidos que ajudam na produção de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo, o que contribui para a recuperação muscular após o exercício.
Quanto de proteína tem 100g de carne vermelha?
Em média, 100 gramas de carnes vermelha de origem bovina apresentam entre 30 a 35 gramas de proteína. O Patinho Moído Friboi é o corte com maior quantidade de proteínas, com aproximadamente 32 gramas. Já a carne de porco, dependendo do corte, também apresenta um bom nível de proteína. O lombo suíno, por exemplo, possui quase 36 gramas de proteína. Esses números mostram o quanto o consumo de carne vermelha pode contribuir no desempenho físico.
Confira algumas receitas deliciosas com carne vermelha
Agora que você já conferiu todos os benefícios da carne vermelha para o corpo e para a prática de exercícios físicos, é hora de descobrir algumas receitas fáceis e deliciosas com essas carnes para incluir no dia a dia. Confira a seguir receitas com carne práticas e nutritivas, tanto para o almoço e jantar, quanto para um lanche: