
Por Minha Receita
Fazer um bom churrasco vai muito além de acender a churrasqueira e jogar a carne lá. Dominar a arte da grelha é algo que leva tempo e exige prática. É por isso que quem não tem muita experiência em fazer churrasco em casa, pode acabar cometendo alguns erros de principiante no preparo das carnes. Pequenos detalhes passam despercebidos e podem comprometer o sabor, a textura das carnes e, consequentemente, toda a experiência do churrasco. Mas, com o tempo, cada erro acaba se tornando uma oportunidade para aprender e não errar novamente. Para que isso não aconteça, veja como evitar esses 10 erros comuns em um churrasco para iniciantes:
1) Escolher carnes de má qualidade
A base de um bom churrasco começa bem antes de acender o fogo, mas na escolha das carnes. Mas como escolher uma boa carne para ser feita na grelha? A dica é optar por marcas confiáveis e especializadas em carnes para churrasco, como é o caso da linha Maturatta Friboi. Ela oferece diferentes tipos de cortes de carne bovina, pensados especialmente para serem feitos na grelha. A seguir, veja quais são os melhores cortes de carne para churrasco:
- Picanha Bovina Maturatta
- Contra Filé Maturatta
- Fraldinha Bovina Maturatta
- Coração da Alcatra Maturatta
- Bife Ancho Maturatta
2) Tirar a gordura da carne antes de assar
Não tem cena mais desesperadora do que se deparar com o churrasqueiro retirando a capa de gordura da carne antes de assar. Isso porque a gordura ajuda a manter a carne úmida e saborosa. Não é atoa que as melhores carnes para churrasco são aquelas que apresentam uma boa quantidade de gordura, seja entremeada nas fibras ou uma capa de gordura, pois isso garante suculência e maciez ao corte. Se você não é fã de carnes gordurosas no churrasco, a dica é optar por carnes magras, como a Fraldinha Bovina Maturatta.
3) Cortar a carne de modo errado
Não adianta nada escolher uma carne de boa qualidade e não saber o jeito certo de cortar a carne no churrasco. Muita gente acaba errando ao cortar a carne a favor das fibras, o que acaba deixando os pedaços duros e difíceis de mastigar. O jeito correto de cortar é colocar a faca no sentido perpendicular ou paralelo às fibras da peça, na posição angular de 90º.
4) Exagerar nos temperos
Outro erro muito comum que churrasqueiros iniciantes cometem é pesar a mão na hora de temperar as carnes. Temperos fortes demais podem mascarar o sabor natural dos cortes e até atrapalhar a caramelização da carne na grelha. Para uma carne saborosa, o recomendado é utilizar sal grosso ou sal de parrilla no corte.
5) Virar as carnes na grelha o tempo todo
Durante o churrasco, o churrasqueiro precisa ter paciência e atenção ao preparo das carnes. Ficar mexendo demais a carne enquanto ela assa, por exemplo, atrapalha o processo de cocção e compromete o resultado final. O ideal é virar apenas uma ou duas vezes para garantir um cozimento uniforme e formar aquela crostinha por fora.

6) Colocar a carne na brasa em uma altura inadequada
Outro ponto que faz toda diferença no resultado final do churrasco é a distância entre a carne e o fogo. Para cortes pequenos, com menos de 1,5 kg, o ideal é manter a carne cerca de 15 centímetros da brasa. Já as peças maiores, que precisam de mais tempo para assar, o ideal é que ela fique entre 40 e 60 centímetros de distância da brasa.
Confira também: glossário do churrasco
7) Não acender a churrasqueira com antecedência
Outra dica muito importante é acender a churrasqueira com antecedência. Colocar a carne direto na brasa, logo após acender a churrasqueira, pode queimar a carne e ressecá-la. Por isso, recomenda-se ligar a churrasqueira 30 minutos antes. Dessa forma, a brasa vai estar quente, mas não com chamas muito altas.
8) Não controlar a temperatura da brasa
Brasa quente demais ou fraca demais é outro ponto que atrapalha o resultado final da carne. Para que ela fique no ponto desejado, o ideal é que a carne fique em um calor constante, em uma temperatura nem muito quente, nem muito fria. Para saber se a temperatura está adequada, a dica é fazer o teste da mão: coloque a palma da mão a cerca de 15 cm da grelha, e se aguentar 5 segundos, significa que a temperatura está boa.
9) Não respeitar o tempo de descanso da carne
Outro erro muito comum no churrasco é cortar a carne logo após retirá-la da brasa. Apesar de tentador, a carne precisa de 5 a 10 minutos de descanso para preservar o suco interno. Essa é uma dica para manter a suculência da carne no churrasco e deixá-la mais saborosa.
10) Não manter a carne na temperatura correta
Para que a carne cozinhe uniformemente na brasa, ela precisa estar com temperatura ambiente. Ou seja, nada de retirar a carne da geladeira e colocar direto na grelha. Mas cuidado: deixar a carne fora da geladeira durante muito tempo pode estragá-la. O ideal é retirar a carne aproximadamente 30 minutos antes de ir à grelha para que ela atinja uma temperatura ambiente e cozinhe uniformemente.
Veja também: como saber se sua carne está estragada?