Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Peru assado perfeito: dicas para preparar o prato

Confira dicas para fazer um peru assado saboroso para sua ceia

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Peru de Natal é um clássico na ceia! Sem ele a mesa não fica completa, não é? E há motivos ótimos para toda essa fama: o peru assado é suculento, perfumado (principalmente os defumados!) e combina com os acompanhamentos mais tradicionais de um jantar natalino, como salpicão, farofa e salada. E a boa notícia para quem gosta de aproveitar mais tempo com a família e menos na cozinha é que o peru pode ser feito em pouquíssimo tempo. O Peru Defumado Seara Gourmet, por exemplo, já vem pronto para consumo, você só precisa descongelar e aquecer. A seguir você aprende dicas para preparar um peru assado suculento. Confira! 

Como temperar peru: dica é fazer marinada com vinho branco e ervas frescas

Muitos perus já vêm temperados e basta colocá-los no forno sem nem precisar lavar. Mas se você quiser dar um sabor caseiro ao prato, pode caprichar em uma marinada. E a única regra para fazer a técnica é usar um líquido ácido, como um vinho branco ou um vinagre de maçã. A dica para a marinada do peru de Natal é não usar sal, pois a ave já é temperada com ele. Algumas ideias do que colocar na marinada são alho e cebola picadinhos, pimenta, bacon fatiado e, principalmente, ervas frescas, como alecrim e salsinha. 

Leve a marinada ao forno junto com o peru de Natal e transforme em um molho saboroso

O tempo de descanso do peru em marinada vai depender do tamanho da ave: pode levar de três horas se for apenas o peito ou pelo menos 12 horas se for o peru inteiro. A dica é deixar a ave dentro de saco de assar, que é mais prático! Quando for remover a ave da marinada, não dispense esse mix de ingredientes, ok? Eles vão junto com o peru para o forno e podem se transformar em um molho para peru extremamente saboroso. Depois do peru assado, retire a assadeira do forno e coloque o peru para uma travessa. Depois, transfira o líquido da assadeira para o liquidificador e bata até ficar liso e passe por uma peneira. 

Como assar peru: retire 30 minutos antes da geladeira e regue a marinada a cada uma hora  

Uma dica super importante para fazer peru assado é retirar a ave da geladeira cerca de 30 minutos antes de colocar no forno para que a ave fique em temperatura ambiente. Isso é importante para que o peru asse de maneira uniforme. Preaqueça o forno como indica a embalagem do peru e, assim que o forno estiver aquecido, transfira o peru para a assadeira, com o peito virado para baixo. Regue com a marinada, leve ao forno coberto com um papel alumínio e deixe assar por cerca de três horas. O segredo é o seguinte: a cada meia hora, abra o forno, retire o papel alumínio e regue o peru com a marinada. Depois, cubra novamente com o papel alumínio e deixe terminar de assar. Vire o peru quando estiver faltando 30 minutos para o final do cozimento.

Peru assado recheado com farofa de frutas secas promete dar mais sabor ao seu Natal

O peru assado é a estrela da ceia de Natal por si só, mas e ele ganhar um recheio, o sabor fica espetacular! Um jeito tradicional e gostoso de fazer esse prato é rechear a ave com uma farofa feita com os próprios miúdos da ave ou com farinha de mandioca ou farinha de rosca. Mas não é qualquer farofa, viu? Aqui, a nossa sugestão é combinar castanhas, uvas-passas, damascos picados e pimenta-do-reino para garantir uma farofinha com um toque picante. Já as frutas secas têm tudo a ver com a ceia natalina, não é? Depois de refogar os miúdos e os ingredientes da farofa com azeite e sal, recheie o peru com a farofa. Costure-o com ajuda de palitos e surpreenda na hora de servir! 

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Aves Dicas de Cozinha Fim de ano Gourmet Para Almoço e Jantar

Matérias relacionadas

Aves

Confira outras matérias

Espetinhos de carne bovina grelhada, dispostos em um prato retangular, com uma tigela de molho verde claro ao lado. A carne tem marcas de grelha e o molho parece fresco.
24.Apr

Aves

13 espetinhos para churrasco prontos para facilitar qualquer ocasião

Jardineira de carne suína com pedaços de carne, batata, cenoura e ervilhas, coberta com cebolinha verde em panela vermelha sobre uma base de madeira.
15.Apr

Aves

Jardineira: conheça o prato popular que combina com todas as proteínas

Bacalhau a portuguesa (com azeitonas roxas, ovo cozido, tomate cereja e coentro) servido em travessa branca.
15.Apr

Aves

55 receitas de Páscoa para o almoço de domingo

Sopa de macarrão com frango em um prato de cerâmica preto.
15.Apr

Aves

Macarrão para sopa: qual escolher? 

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.