Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Dicas para conservar carnes na geladeira

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Conservar carnes na geladeira de forma adequada é essencial para garantir a segurança alimentar e preservar a qualidade dos alimentos. A maneira como armazenamos a carne pode prevenir contaminações e ajudar a manter seu frescor e sabor. Além disso, a conservação inadequada pode acelerar a deterioração do alimento.

Veja mais: Como saber se a carne está estragada? Saiba em 5 dicas

1) Escolha recipientes adequados

Armazene carnes em recipientes herméticos ou sacos plásticos próprios para alimentos, evitando a exposição ao ar, que pode causar desidratação e perda de qualidade. Se possível, utilize sacos a vácuo para remover todo o ar, o que ajuda a prolongar a frescura da carne. Essa dica é especialmente útil para carnes que serão armazenadas por mais tempo.

2) Controle da temperatura

Evite sobrecarregar a geladeira, pois isso pode impedir a circulação adequada do ar frio e afetar a eficiência da refrigeração.

3) Separação e organização

Armazene carnes cruas nas prateleiras inferiores para evitar que líquidos se espalhem sobre outros alimentos. Mantenha carnes cozidas nas prateleiras superiores. Caso necessário, use pratos ou bandejas para carnes cruas, prevenindo vazamentos e contaminação cruzada.

4) Armazenamento adequado

Carnes frescas devem ser consumidas dentro de 2 a 3 dias. Para períodos mais longos, é melhor congelá-las.

5) Higiene e manuseio

Lave as mãos, utensílios e superfícies que entram em contato com a carne crua para evitar a contaminação cruzada.

6) Cheque a carne

Verifique sinais de deterioração, como alterações na cor, textura pegajosa ou odor desagradável. Se notar qualquer alteração, descarte a carne.

7) Congelamento

Se não for utilizar a carne dentro de alguns dias, congele-a. Utilize embalagens adequadas para congelamento para evitar queimaduras de congelamento.

Acesse também: Devo lavar a carne antes de cozinhar? Entenda o correto

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Churrasco em Casa zBeNext

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Porção de farofa de calabresa servida em uma tigela de madeira no centro de uma mesa marmorizada. Do lado direito da tigela, uma colher de madeira com um pouco de farofa. Do lado esquerdo da tigela, atrás, um guardanapo cor salmão dobrado decorando ao redor. Mais atrás, cebolas e cabeças de alho. Mais à direita, encostado na parede, uma embalagem de Linguiça Tipo Calabresa Seara.
29.Apr

Dicas de Cozinha

7 receitas para fazer com sobra de linguiça

A imagem destaca uma tigela branca de caldo de abóbora com linguiça calabresa picada. A tigela está sobre um aparador de prato laranja. Do lado direito, uma colher prateada.
29.Apr

Dicas de Cozinha

As melhores receitas de caldinho quente para se aquecer no frio 

Imagem destaca um filé de salmão grelhado com tempero para peixe simples e salada de tomate e alface servido em um prato redondo preto. Ao lado do salmão grelhado, uma rodela de laranja.
28.Apr

Dicas de Cozinha

Salmão: conheça os benefícios desse peixe nobre delicioso

palitos de berinjela servidos enrolados no papel
28.Apr

Dicas de Cozinha

Berinjela na airfryer: aprenda como fazer esse aperitivo prático e saudável

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.