Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer carne de porco: 9 dicas para acertar no preparo todas as vezes

Dicas para receitas do dia a dia

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Aprender como fazer carne de porco não é uma tarefa difícil e vai deixar suas receitas do dia a dia com carne suína muito mais saborosas. Além de ser campeã em sabor e suculência, a variedade de cortes suínos permite diferentes maneiras de preparo. A carne de porco frita é uma opção para um almoço fácil e saboroso durante a semana, a carne de porco para churrasco pode ser protagonista do fim de semana, além de preparos assados no forno e na airfryer. O mais importante para sua receita de carne de porco é caprichar no tempero e dar atenção ao tempo de forno para não ressecar a proteína. 

Confira algumas dicas importantes de como fazer carne de porco e receitas para o dia a dia. 

Dica 1) Dê preferência a uma carne suína de qualidade

Aprender como fazer carne de porco fica muito mais fácil quando conhecemos a sua procedência. Além de fazer uma diferença significativa no preparo, os suínos que são criados com uma alimentação balanceada e com cuidados de higiene e manejo, geralmente apresentam todas as características que a carne de porco pode oferecer: muito sabor, aroma, textura, maciez e suculência.

Dica 2) Cortes de carne de porco oferecem níveis variados de gordura

Conhecer algumas curiosidades sobre carne suína pode ser interessante quando o objetivo é aprender como fazer carne de porco com perfeição. Cortes suínos como filé mignon, lombo, bisteca e pernil de porco apresentam pouca gordura entremeada em suas fibras e são considerados carnes suínas magras. Já os cortes com mais gordura entremeada, como picanha, costela, barriga de porco (ou panceta) e copa lombo, também conhecido como bife ancho, ancho suíno ou sobrepaleta.

Dica 3) Para ganhar em sabor e suculência, prepare uma boa marinada para carne de porco

Para fazer uma carne suína supersaborosa e indiscutivelmente suculenta, aprender como marinar carne de porco faz toda diferença no preparo. A técnica consiste em deixar a peça em um mix de temperos (normalmente composto por elementos ácidos e aromáticos), como água, vinho, vinagre, suco de limão, alho, cebola, pimenta-do-reino e ervas frescas, proporcionando uma combinação de sabores únicos. Quanto maior o tempo, mais sabor e suculência!

Além disso, frutas cítricas, como suco de limão, laranja e maracujá, combinam superbem com os suínos e costumam estar presentes em marinadas mais complexas. Enquanto temperos mais simples, como sal e pimenta-do-reino, são extremamente necessários para realçar o sabor de cada um dos cortes suínos.

Que tal, então, combinar essas características com elementos aromáticos? Para marinar a carne de porco por mais tempo, misture, em um recipiente, 1 unidade de laranja (ou limão), ½ xícara (chá) de azeite, 2 colheres (sopa) de molho inglês ou shoyu, 4 dentes de alho, 2 ramos de tomilho, 1 colher (chá) de páprica picante, 1½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Se quiser um sabor mais adocicado, também vale a pena substituir o azeite por vinagre balsâmico e acrescentar ¼ xícara de açúcar mascavo.

Outras opções interessantes para marinar carne de porco: alho em pó, mostarda moída, gengibre, mel e especiarias variadas.

Dica 4) Cortes suínos temperados, como os da Seara, oferecem mais sabor e praticidade paras as receitas do dia a dia

Caso você não queira se preocupar com quais temperos escolher ou em como temperar carne de porco da forma certa, uma dica ainda mais prática é optar pelos cortes de carnes já temperados, como os da linha de suínos resfriados temperados da Seara. Por já virem com um delicioso tempero caseiro, sem precisar descongelar a carne antes do preparo, eles são uma ótima opção para deixar as suas receitas com carne de porco muito mais práticas e saborosas.

Se você quiser aproveitar a suculência de cortes suínos como a picanha e a panceta, aposte na Copa Lombo Suína Resfriada Temperada Seara, na Barriga Suína Resfriada Temperada Seara, na Picanha Suína Resfriada Temperada Seara e na Costela Suína Resfriada Temperada Seara.

Já para fazer receitas saudáveis, vale a pena apostar no Filé Mignon Suíno Resfriado Temperado Seara, o Lombo Suíno Resfriado Temperado Seara e o Pernil Suíno Resfriado Temperado Seara que são cortes magros da carne suína.

Dica 5) Carne de porco frita, assada, refogada, grelhada e recheada: cortes suínos podem ser feitos de maneiras diversas 

A versatilidade dos cortes suínos ainda te permite aprender como fazer carne de porco de várias maneiras! Você pode fazer ela assada, grelhada, refogada e até mesmo recheada como costumamos consumir nas tradicionais datas festivas de Natal e Ano Novo. Para preparar a carne de porco frita, vale lembrar que alguns cortes mais suculentos, como a picanha suína e a panceta de porco, podem ser fritos na própria gordura.

Dica 6) Para fazer uma carne de porco assada com perfeição, use papel alumínio nas primeiras horas de forno

O segredo da carne de porco assada está nos detalhes. Além de atentar-se ao tempo de cozimento, vale lembrar que cortes magros, como o filé mignon e lombo suíno, são mais sensíveis a altas temperaturas e tendem a ressecar com facilidade quando estão no forno. Nas primeiras horas de forno, uma boa dica é cobrir a carne suína com papel-alumínio e retirá-los apenas nos minutos finais, quando a intenção for dourar a gordura. Além disso, muitas receitas de lombo de porco assado, indicam envolver a carne em fatias de bacon para adicionar sabor e mantê-lo úmido por mais tempo. O mesmo vale para receitas com medalhão de filé mignon suíno. Quando estão envolvidos no bacon, a gordura da carne derrete e o resultado fica muito mais suculento.

Dica 7) Sirva a carne suína ao ponto, nunca esturricada

Se você é uma das pessoas que acreditam que carne suína deve ser sempre bem passada, saiba que isso é um mito! Na verdade, para preservar a suculência e o sabor dos cortes suínos, principalmente daqueles que apresentam maior marmoreio, a carne suína deve ser servida ao ponto, quando ainda estiver com uma coloração levemente rosada em seu interior.

Dica 8) Aprender como fazer carne de porco para churrasco também é uma forma de aproveitar a versatilidade dos cortes suínos

Os cortes suínos também são uma deliciosa opção para o churrasco de domingo! Além de proporcionar ainda mais sabor e variedade ao evento, os amantes dessa tradição podem elevar o nível do churrasco em casa apostando em carnes que já vêm temperadas, como as da linha de Churrasco Seara Gourmet. Ideal para  experimentar novos sabores e ter experiências cada vez melhores, a linha oferece opções como Ancho Suíno ao Molho Chimichurri, Panceta Suína com Lemon Pepper, Picanha Suína ao Alho e Costela Suína com Alecrim.

Dica 9) Para complementar a sua receita de carne de porco, não se esqueça dos acompanhamentos

Saber escolher um bom acompanhamento para carne de porco também é uma ótima forma de transformar a proteína em um destaque absoluto à mesa, seja para fazer um almoço rápido e fácil durante a semana ou preparar um jantar especial. Já receitas fáceis para o dia a dia, como Strogonoff de Lombo Suíno e Bife Ancho a Parmegiana, por exemplo, podem ajudar a incrementar o cardápio diário com sabor e praticidade. 

Para fazer um jantar a dois, acompanhamentos mais sofisticados, como massas e risotos combinam super bem com o medalhão de filé mignon suíno grelhado. Seja qual for a sua escolha, temos certeza que as nossas dicas de preparo te ajudarão a alcançar um resultado simplesmente irresistível!

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Gourmet Para Almoço e Jantar

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

Espetinhos de carne bovina grelhada, dispostos em um prato retangular, com uma tigela de molho verde claro ao lado. A carne tem marcas de grelha e o molho parece fresco.
24.Apr

Aves

13 espetinhos para churrasco prontos para facilitar qualquer ocasião

A imagem mostra uma mesa com uma refeição típica brasileira de feijoada. No centro, há uma travessa branca com feijão preto e pedaços de linguiça decorados com folhas verdes. Ao redor, há pequenas tigelas vermelhas com diversos acompanhamentos para feijoada: uma tigela com laranjas fatiadas, outra com farofa e folhas de manjericão, uma com couve refogada e outra com vinagrete de tomate e cebola picados. Ao fundo, há também uma tigela com arroz branco. A mesa de madeira é decorada com um pano listrado em tons de vermelho, amarelo, verde e preto.
24.Apr

Carne Suína

Por que dá sono depois de comer feijoada?

Jardineira de carne suína com pedaços de carne, batata, cenoura e ervilhas, coberta com cebolinha verde em panela vermelha sobre uma base de madeira.
15.Apr

Aves

Jardineira: conheça o prato popular que combina com todas as proteínas

Bifes de carne suína em uma tábua de madeira.
09.Apr

Carne Suína

6 cortes de carne suína magros para variar as marmitas fitness

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.