Matérias

Matérias

Matérias e dicas



10 erros na hora de cozinhar ou fritar bacon

Dicas incríveis para você preparar um bacon crocante e saboroso

Por Minha Receita

2.7/5 - (3 votos)

O bacon ocupa um lugar de destaque em praticamente todas as refeições – do café da manhã ao jantar, passando por lanches e até sobremesas. E é justamente por isso, pelo bacon combinar e incrementar uma variedade de receitas, que você deve garantir que as suas habilidades para fazer bacon sejam sólidas. Não há nada pior que preparar tiras mal cozidas e borrachudas ou, pior ainda, tiras total ou parcialmente queimadas.

A seguir, listamos os 10 erros mais comuns para você aprender como fritar bacon, dominar a técnica e conquistar o equilíbrio perfeito entre crocância e sabor. Confira! 

Erro #1 – Colocar o bacon fatiado sobre uma frigideira quente

Intuitivamente, muitas pessoas colocam diretamente o bacon sobre uma frigideira aquecida. Isso é um erro clássico, já que a superfície quente faz o bacon fatiado se enrolar e agarrar facilmente, além de cozinhar antes da gordura ter tempo de se desfazer. O resultado do equívoco é um bacon borrachudo, frito de maneira irregular, mal passado em algumas partes, bem passado em outras. Para não errar, o ideal é sempre começar o preparo com uma frigideira fria para que o bacon em fatias fique do jeito que deve ser: crocantíssimo. 

Erro #2 – Cozinhar o bacon em temperatura muito alta

O bacon é inimigo do calor excessivo. Nesse caso, o melhor a se fazer é colocar o alimento na frigideira fria, como mostramos acima, ligar o fogo em temperatura média-baixa e continuar assim até o fim do cozimento. Dessa forma, a gordura se desfaz lentamente, permitindo que o bacon frite da maneira correta, sem queimar.

Erro #3 – Pensar que o bacon nunca pode ser temperado

O bacon simples é uma delícia do jeito que é, mas em ocasiões mais especiais – como um brunch com receita de panqueca de cerveja com bacon e ovos, almoço ou jantar de fim de semana – é interessante dar um tratamento gourmet à iguaria. Experimente, por exemplo, usar uma mistura de colorau, cominho, coentro e açúcar mascavo para fazer um bacon caramelizado e temperado ou, então, pincelar as fatias com uma combinação de molho picante, óleo de gergelim e mel. As possibilidades são infinitas.  

Erro #4 – Não usar a frigideira correta para fazer o bacon frito

Você está fazendo tudo correto, cozinhando o bacon lentamente em temperatura baixa, mas mesmo assim as tiras não estão ficando perfeitas? Provavelmente o problema está na sua frigideira. Alguns modelos em alumínio são muito finos e esquentam rapidamente, fazendo com que o bacon queime rapidamente. A frigideira de ferro fundido é soberana quando o assunto é fritar bacon, graças ao seu fundo pesado que conduz o calor de maneira uniforme. 

Erro #5 – Colocar uma grande quantidade de bacon na frigideira

Outra dica para aprender como fazer bacon sem erros é garantir que a sua frigideira seja grande o suficiente para que nenhum bacon se sobreponha ao outro. Ao tentar jogar o máximo de tiras de bacon na frigideira, há o risco do alimento ficar cozido de maneira desigual. Por isso, deixe pelo menos 2,5 cm entre cada fatia bacon quando estiver cozinhando. No caso do bacon em cubos, verifique se as porções estão espalhadas em uma só camada. 

Erro #6 – Não utilizar o forno para cozinhar um lote maior de bacon

Está preparando receitas com bacon para um grupo grande? Então o melhor caminho é assar as fatias de bacon no forno. Para isso, coloque o alimento em uma assadeira forrada com papel alumínio ou manteiga, certificando-se de deixar as tiras distantes uma da outra. Além da possibilidade de cozinhar um lote maior de bacon, esse método faz menos bagunça na cozinha e elimina o trabalho de virar as fatias para dourar o outro lado. Só vantagens! 

Erro #7 – Assar o bacon em um forno muito quente

Se você optou por fazer o bacon assado no forno, faça como o bacon frito na frigideira e adote um processo de cozimento lento em temperatura média-baixa. Basta deixar o forno preaquecido a 180 graus Celsius e assar o bacon por cerca de 20 minutos ou até o grau de cozimento desejado.

Erro #8 – Tirar o bacon da geladeira e cozinhá-lo imediatamente

Para que a carne e a gordura do bacon cozinhem uniformemente, elas precisam estar na mesma temperatura. A gordura retém o frio por mais tempo em relação à carne e, portanto, deixá-la descansar em temperatura ambiente por 15 minutos antes de começar a cozinhar ajudará você a obter um pedaço de bacon cozido de maneira mais uniforme.

Erro #9 – Desperdiçar a gordura do bacon

Além da carne em si, a gordura é outro elemento de sabor que um pedaço de bacon reserva para as suas criações culinárias. Em vez de descartar, uma boa dica é armazenar a gordura do bacon em um recipiente de vidro para usá-la em outros preparos. Você pode fritar ovos, incrementar molhos, realçar o sabor de sopas, fazer vegetais salteados, fritar batatas, petiscos, hambúrguer gourmet e muito mais. Ah, e se mesmo assim você resolver não utilizar a gordura, nunca descarte o líquido na pia pois isso pode acabar comprometendo o encanamento da sua cozinha. 

Erro #10 – Não utilizar um bacon de qualidade em suas receitas

Não adianta seguir todas as nossas dicas à risca se o bacon que você escolheu não tiver qualidade e procedência garantida. Por isso, na próxima vez que você for ao supermercado, aposte sem medo na linha de Bacon Seara Gourmet. São cortes versáteis, inovadores, produzidos com ingredientes selecionados e com muito mais sabor devido ao tempo superior de cura. 

Além dos formatos de bacon mais tradicionais (fatias, tablete e cubos), há dois produtos especialíssimos: o Bacon em Fatias Double Smoked, com dois processos de defumação e um sabor mais intenso, e o Fatias Redondas Double Smoked, perfeito para colocar em hambúrgueres e sentir o defumado do bacon em todas as mordidas. Experimente!

Os comentários estão desativados.

2.7/5 - (3 votos)

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Gourmet

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

Pizza com presunto alemão em cima de uma tábua de madeira. Ao lado, folhas de louro e bagas de zimbro. Ao fundo, tomates inteiros.
27.Sep

Carne Suína

Comida alemã: do fast food ao pratos clássicos, confira as mais irresistíveis

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Costela assada acompanhada de batatas rústicas posicionadas em uma tábua preta de madeira
12.Sep

Carne Suína

15 acompanhamentos para servir com costela assada

A imagem mostra uma tradicional feijoada brasileira em uma panela de barro, com feijão preto e pedaços de carnes defumadas, como linguiça, carne seca e bacon. Ao lado da panela, há um prato com folhas de couve cortadas finamente e fatias de laranja fresca, que costumam ser acompanhamentos típicos desse prato. A combinação de cores e texturas – o preto do feijão, o vermelho das carnes, o verde da couve e o laranja das frutas – cria uma apresentação visualmente rica e apetitosa. A feijoada é uma refeição saborosa e encorpada, amplamente apreciada em ocasiões especiais no Brasil.
12.Sep

Carne Suína

Quais são os ingredientes da feijoada? Delicie 5 variações do prato

Mais Matérias