']) 10 ideias de pratos com lascas de bacalhau para testar - Minha Receita

Matérias

10 ideias de pratos com lascas de bacalhau para testar

Matérias

Matérias e dicas

10 ideias de pratos com lascas de bacalhau para testar

Receitas com bacalhau em lascas para almoço, lanche e jantar

Por Minha Receita

Sabia que lascas de bacalhau podem render muitas receitas deliciosas? Receitas com bacalhau são muito apreciadas em ocasiões especiais, como um almoço de Páscoa ou a ceia de Natal, mas que tal apostar nessa versão mais econômica do pescado para criar pratos saborosos para o dia a dia, como uma salada de grão de bico com bacalhau ou um bolinho de bacalhau com batata? Dessa forma, você consegue variar o cardápio de um jeito bem especial! Aqui, nós separamos sugestões de saladas, aperitivos e pratos para um almoço rápido e fácil, incluindo a famosa receita de bacalhoada portuguesa apresentada em uma versão mais simples do prato. Dá uma olhada na lista e escolha a sua receita com lascas de bacalhau preferida!

1. Salada de grão de bico com bacalhau em lascas é uma ótima receita para fazer no almoço de família

Procurando ideias para inovar no almoço em família? A salada de bacalhau com grão de bico cozido é uma sugestão ideal para fazer com bacalhau em lascas. Para prepará-la, basta cozinhar as Lascas de Bacalhau Seara em uma panela com água quente por 10 minutos e, depois que estiver pronto, cozinhar o grão de bico usando a mesma água. Em uma travessa grande, misture os ingredientes e adicione 2 cebolas grandes cortadas em anéis, 1/2 xícara de azeite, um pouco de vinagre e uma boa quantidade de salsinha e cebolinha. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva com um acompanhamento saboroso, como um vinagrete de repolho verde e um arroz branco soltinho.

2. Salada de bacalhau com legumes e vegetais é uma opção mais leve para fazer durante a semana

Já que receitas de saladas são sempre bem vindas quando procuramos ideias de comidas leves, outra ótima dica é combinar as lascas de bacalhau com batata na panela, cozinhar até ficar al dente e preparar uma salada com tomates, pimentões e azeitonas pretas, além de outros legumes de sua preferência, temperados a gosto. Nossa receita de Salada de Bacalhau a Portuguesa ensina esse modo de preparo delicioso, incluindo cebolas roxas cortadas em cubos, folhas de salsinha e temperos como azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta-do-reino, além dos vegetais citados acima.

Para preparar, basta aferventar as Lascas de Bacalhau Seara, cozinhar as batatas na mesma panela e misturar todos os ingredientes em uma saladeira. Você também pode refogar os legumes com um fio de azeite para deixá-los crocantes e, se quiser preparar um prato ainda mais completo, servir um arroz de brócolis e alguns ovos cozidos cortados ao meio, como acompanhamento.

3. Receita de bacalhau em lascas com batatas e ovos é uma opção deliciosa para o almoço de domingo

A receita de bacalhau em lascas com batatas e ovos é uma daquelas ideias que vale a pena testar em casa quando você quiser fazer um almoço de domingo prático e delicioso! Parecida com a bacalhoada portuguesa, mas com o preparo mais simples. Cozinhe os ovos e as batatas separadamente e, depois, afervente as Lascas de Bacalhau Seara e reserve. Em seguida, corte algumas lâminas de alho e doure com azeite. Quando estiver levemente dourado, reserve.

Em uma panela à parte, refogue cebolas cortadas em meia lua, junte as batatas cozidas e adicione o bacalhau. Tempere com sal e pimenta-do-reino, junte o alho laminado e leve ao forno para assar por 18 minutos. Quando estiver pronto, tire o refratário do forno e misture azeitonas a gosto. Sirva com os ovos cozidos e salsinha picada. Para complementar o prato, prepare uma salada de cenoura raladinha com repolho cru, temperada com azeite.

4. Receita de punheta de bacalhau é um prato típico português para servir como acompanhamento ou aperitivo

Você já ouviu falar em um prato chamado punheta de bacalhau? Típico da culinária portuguesa, esse é um acompanhamento delicioso que pode ser servido como aperitivo ao lado de um pão macio e fatiado. Para preparar, é bem simples: basta misturar as Lascas de Bacalhau Seara com 1 cebola roxa cortada em tiras bem finas, 2 dentes de alho amassados, coentro picado e azeitonas pretas. No final, regue com bastante azeite e adicione pimenta biquinho picada a gosto.

5. Para fazer um lanche da tarde especial, aposte no nosso sanduíche de lascas de bacalhau grelhadas

Quem busca por um lanche da tarde diferente e delicioso com bacalhau, precisa experimentar a receita de Sanduíche de Lascas de Bacalhau Grelhadas. Em um pão ciabatta, seu preparo combina molho de queijo cremoso, com uma porção de refogado de cebola e tomatinhos com folhas de rúcula a gosto. Para deixar o recheio completo, há também uma embalagem de Lascas de Bacalhau Seara, que só precisam ser aferventadas e grelhadas em uma frigideira com manteiga e azeite. Para complementar essa receita de lanche, você pode servir o sanduíche com uma porção de batata rústica assada ou preparar chips de batata-doce crocantes no forno.

6. Salada de bacalhau com batata é uma boa ideia de jantar leve e saboroso

A salada de bacalhau com batata não precisa de muitos ingredientes para encantar o paladar de todos os que estiverem em volta da mesa! Na verdade, essa ideia criativa de jantar leve e delicioso também tem um preparo fácil: basta descongelar as Lascas de Bacalhau Seara de acordo com a instrução da embalagem e aferventar em uma panela com água quente. Na mesma panela, cozinhe algumas batatas descascadas e cortadas ao meio. Em uma frigideira média, doure rodelas de alho e dentes de alho picados com azeite, refogando até a cebola ficar macia.

Adicione o bacalhau em lascas e cozinhe por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando. Na sequência, tempere com sal e pimenta-do-reino e desligue o fogo. Em uma assadeira untada com azeite, intercale camadas de batata e ovo descascado e picado, adicione o refogado de bacalhau e coloque algumas rodelas de pimentões vermelhos e amarelos. Decore com azeitonas, regue com azeite e leve ao forno a 200ºC até dourar. Quando as lascas de bacalhau estiverem levemente douradas, tire do forno e sirva com um arroz de couve-flor e abobrinhas.

7. Receita de bolinho de bacalhau com batata é um lanche fácil e muito saboroso

Você sabe como fazer bolinho de bacalhau com batata? Esse é um quitute clássico da culinária portuguesa que encanta os brasileiros pelo sabor e pela praticidade, já que é ideal para servir como aperitivo e como lanche da tarde. A receita pode ser feita nas versões frita e assada, mas a primeira opção é a que costuma fazer mais sucesso por ter um resultado crocante e muito saboroso. Para preparar, você pode usar 4 batatas grandes cozidas como base da massa e, depois, amassar como se fosse fazer um purê.

No mesmo recipiente, adicione as Lascas de Bacalhau Seara, 1 ovo, ½ cebola média picadinha ou ralada, 1 xícara (chá) de farinha e salsinha a gosto. Tempere com sal e pimenta-do-reino, misture muito bem com as mãos e, com a ajuda de uma colher, retire porções da massa. Modele os bolinhos de bacalhau e frite por imersão no óleo quente. Deixe a gordura escorrer sobre folhas de papel toalha e sirva em seguida. Você pode preparar uma porção de tapenade de azeitonas pretas como acompanhamento!

8. Torta de bacalhau com batata é uma ideia de almoço fácil e delicioso

Para fazer um almoço diferente no dia a dia, a receita de torta de bacalhau com batata é um prato fácil e delicioso que pode te ajudar a variar o cardápio com as Lascas de Bacalhau Seara. Seu preparo é simples: primeiro, você deve aferventar o pescado em água quente e reservar. Na mesma água do bacalhau, cozinhe 2 batatas grandes descascadas. Em uma panela, refogue 3 dentes de alho picados com azeite,  misture 1 cebola pequena picada, 3 tomates picados e 2 pimentões vermelhos cortados em cubos e refogue bem. Acrescente o bacalhau em lascas e as batatas cozidas, tempere com sal e pimenta-do-reino, misture novamente e desligue o fogo.

Para fazer a massa, misture 500 gramas de farinha de trigo com 250 gramas de manteiga, 3 ovos inteiro e sal a gosto. Forre a bancada da cozinha com farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Divida em duas partes e cubra uma forma redonda de fundo removível com uma das partes. Coloque o recheio, adicione requeijão a gosto para fazer uma torta de bacalhau cremosa e cubra com o restante da massa. Pincele a torta com a gema de 1 ovo batido e leve ao forno a 180ºC por 40 minutos (ou até dourar). Aprendeu como fazer torta de bacalhau? Agora, basta servir a receita com um acompanhamento simples, como uma salada verde com folhas variadas e temperadas com azeite.

9. Escondidinho de bacalhau com batata ou purê de aipim é uma receita fácil para almoço e jantar

Entre as receitas fáceis com lascas de bacalhau que você pode preparar no dia a dia, o escondidinho é uma opção bem parecida com a torta que ensinamos acima e fica tão saboroso quanto! Sua massa é feita com purê de batata ou de aipim e acompanha um recheio de bacalhau cozido, tiras de pimentões, cebola e tomates refogados. Você pode incrementar com azeitonas pretas e cebolinha a gosto e reservar. Depois, cubra um refratário com o purê, adicione o recheio e finalize com mais uma camada de purê. Para gratinar o escondidinho de bacalhau, leve ao forno com queijo ralado por cima e deixe assar até dourar (aproximadamente 20 a 30 minutos).

10. Risoto de bacalhau é uma ideia de jantar diferente para experimentar

Para fazer um jantar especial e diferente, a receita de risoto de bacalhau em lascas é uma sugestão que agrada pelo paladar requintado. Seu preparo combina 1 xícara de arroz para risoto, Lascas de Bacalhau Seara e outros ingredientes como vinho branco e tomates picados. Basta refogar ½ cebola em uma panela com azeite, adicionar o arroz e cobrir com vinho branco, mexendo bem até secar. Depois, adicione algumas conchas de caldo de legumes para risoto (ou caldo de peixe) e incorpore até o arroz ficar al dente. Tempere com sal e pimenta-do-reino, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga gelada e misture bem. Agora, é só colocar o pescado, ½ tomate picado e queijo ralado a gosto. Misture novamente e sirva o arroz com lascas de bacalhau em um prato de louça para deixar a apresentação bem bonita e elegante!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Lanches Peixes e Frutos do Mar Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
12.Aug

Almoço de Dia dos Pais

Sobremesa Dia dos Pais: 10 receitas deliciosas para comemorar a data

Image Card
12.Aug

Dicas de Cozinha

10 aperitivos fáceis para acompanhar cervejas em qualquer ocasião

Image Card
11.Aug

Dicas de Cozinha

5 receitas de lanche da tarde fit com Levíssimo Seara

Image Card
11.Aug

Aves

Torta de frango cremosa: 6 receitas práticas para jantar durante a semana

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Hambúrguer de Frango Seara Turma da Mônica 672g

Hambúrguer de Frango Seara Turma da Mônica 672g

Varie as refeições da criançada com Hambúrguer de Frango Turma da Mônica. Prático e com muito sabor, vem prontinho para grelhar e fazer a festa!

Anéis de lula empanada Seara Pescados 300g

Anéis de lula empanada Seara Pescados 300g

Parte da nova linha de Pescados Empanados Seara, os anéis de lula empanados são práticos e deliciosos, a porção ideal para todas as horas.

Tirinhas de peixe empanadas Seara Pescados 300g

Tirinhas de peixe empanadas Seara Pescados 300g

Parte da nova linha de Pescados Empanados Seara, as tirinhas trazem uma nova opção de petisco, preparadas com 100% filé de peixe, com um sabor delicioso e a versatilidade para servir nas mais variadas ocasiões.

Bolinhos com bacalhau Seara Pescados 300g

Bolinhos com bacalhau Seara Pescados 300g

O Bolinho com bacalhau Seara é preparado com uma receita originalmente portuguesa, deixa qualquer ocasião ainda mais deliciosa e especial.

Bacalhau desfiado Seara Pescados 400g

Bacalhau desfiado Seara Pescados 400g

Proveniente de regiões frias e muito apreciado no Brasil, o bacalhau é rico em vitaminas e fonte de nutrientes. De origem tradicionalmente portuguesa, o bacalhau desfiado da Seara é uma deliciosa opção para diversas receitas.

Postas de bacalhau Seara Pescados 800g

Postas de bacalhau Seara Pescados 800g

Proveniente de regiões frias e muito apreciado no Brasil, o bacalhau é rico em vitaminas e fonte de nutrientes. De origem tradicionalmente portuguesa, as Postas de bacalhau Seara são diferenciadas e ideais para as mais variadas receitas.

Lombo de bacalhau Seara Pescados 600g

Lombo de bacalhau Seara Pescados 600g

Proveniente de regiões frias e muito apreciado no Brasil, o bacalhau é rico em vitaminas e fonte de nutrientes. De origem tradicionalmente portuguesa, o Lombo de bacalhau Seara traz a parte mais nobre do peixe, deixando as receitas ainda mais especiais.

Camarão sem cabeça 40/55 Seara Pescados 200g

Camarão sem cabeça 40/55 Seara Pescados 200g

Ideal para petiscos e porções, o Camarão sem cabeça da Seara é a opção ideal para todos os momentos.

Camarão descascado 30/45 Seara Pescados 200g

Camarão descascado 30/45 Seara Pescados 200g

Novidade que a Seara traz para o mercado, um camarão de tamanho médio, totalmente limpo e pré-cozido, com ainda mais praticidade e para as receitas.

Salmão em pedaços Seara Pescados 125g

Salmão em pedaços Seara Pescados 125g

O salmão em pedaços traz ainda mais praticidade e conveniência, em porções individuais para as refeições do dia a dia.

Pescada amarela Seara Pescados 300g

Pescada amarela Seara Pescados 300g

A pescada amarela é um peixe nobre, rico em vitaminas, de carne branca, muito macia e saborosa. A Seara traz a melhor parte do lombo para valorizar ainda mais o seu preparo.

Filé de merluza Seara Pescados 500g

Filé de merluza Seara Pescados 500g

A merluza é um peixe marinho baixo em gorduras e rico em antioxidante, e está entre os mais consumidos no Brasil.

Bacalhau gratinado com batatas Seara Gourmet 700g

Bacalhau gratinado com batatas Seara Gourmet 700g

O Bacalhau Gratinado Seara Gourmet foi criado para surpreender com muito sabor e praticidade. Feito com bacalhau de origem portuguesa, coberto com um delicioso molho branco, batatas e finalizado com queijo parmesão, para gratinar. Finalize com um fio de azeite para das aquele toque especial.

Mac&cheese tradicional Seara 300g

Mac&cheese tradicional Seara 300g

O Mac&Cheese Cheddar Seara é o que seu nome originalmente diz: Macarrão com Queijo. Inspirado na culinária americana, é feito com massa caracolino e um toque de azeite e pimenta. O molho Polenghi na medida certa deixa tudo mais suculento, e leva apenas 5 minutos no micro-ondas para ficar pronto.