img-facebook

Matérias

Matérias

23 receitas de festa junina: cachorro quente, bolo de milho, arroz doce e outras

Ideias deliciosas para você preparar na festa junina

Por Minha Receita

O mês de junho é marcado por deliciosas receitas de festa junina, comidas típicas da data! Afinal, é nessa época que nós celebramos as tradicionais festas de São João, Santo Antônio e São Pedro no Brasil, conhecidas principalmente pela diversidade cultural e pelas comidas de festa junina, como bolo de fubá, cachorro quente, bolo de milho, empadão de frango, pamonha, espetinhos, cuscuz e outros lanches fáceis de fazer.

Para celebrar a data da melhor forma possível, na lista de festa junina, comidas salgadas e doces não podem faltar! A seguir, você vai encontrar as comidas de festa junina mais populares em diferentes regiões do país que podem ser facilmente preparadas em casa. Que tal reunir a família para a festa e preparar a lista de pratos típicos de festa junina?

1. Cachorro quente é uma das receitas de festa junina clássicas

O cachorro quente é uma das comidas salgadas de festas juninas mais famosas do Brasil! Além de compor o banquete junino, o hot dog é uma receita de festa junina fácil que pode ser preparada de diferentes maneiras, variando de acordo com ingredientes para cachorro quente típicos de cada região.

Salsicha Hot Dog Seara 500g

Salsicha Hot Dog Seara 500g

Prática e rápida de preparar.

A receita de Cachorro Quente Capixaba, por exemplo, foi preparada com Salsicha Hot Dog Seara, pães de milho tipo hot dog, queijo parmesão ralado, purê de mandioca, postas de peixe branco desfiado e um molho de cachorro quente caseiro, feito com tomate, cebola, alho, azeitonas verdes, sal e uma pitada de açúcar.

Já a nossa receita de Cachorro Quente Carioca é inspirada no cachorro quente tradicional do Rio de Janeiro e acompanha molho vinagrete, maionese, batata palha a gosto, ovos de codorna, pães brioche tipo hot dog e Salsicha Hot Dog Seara. Para fazer um cachorro quente completo no estilo carioca, você também pode incrementar o preparo com outros ingredientes, como milho, ketchup e mostarda, que também estão presentes em outras comidas de festa junina salgadas. Também vale apostar em versões de cachorro quente gourmet, adicionando bacon e barbecue – fica uma delícia!

2. Cachorro quente com salsicha vegana é ideal para inovar nas receitas de festa junina

Salsicha Seara Incrível 240g

Salsicha Seara Incrível 240g

Saborosas salsichas feitas a base de soja, sem derivados de ovo e leite, sem açúcar e zero gordura trans. Sabor inconfundível de hot dog com fonte de proteína (15g por unidade)

Para agradar a todos os públicos e experimentar novos sabores, há também uma versão da receita de cachorro quente com carne vegetal: o Cachorro Quente com Incrível Salsicha, Purê de Mandioquinha, Vinagrete e Batata Palha. Essa comida típica de festa junina foi preparada com a Salsicha Seara Incrível, feita à base de soja, sem derivados de ovo, leite e sem açúcar. Para complementar o cachorro quente vegano, a dica é apostar em uma maionese caseira de tofu, que também não contém derivados de ovos ou leite e trará um sabor especial à receita.

3. Empadão de frango não pode faltar entre as receitas de festa junina

O Empadão de Frango Cremoso é outra comida de festa junina que faz sucesso. Embora seja preparado de diferentes maneiras, a nossa receita de empadão de frango com molho de tomate cremoso é clássica, saborosa e fácil de fazer em casa. Para ter mais praticidade no modo de preparo dessa receita de festa junina, a dica é apostar no Peito de Frango Seara desfiado, que já vem temperado e desfiado. O empadão é uma ótima opção de lanche à noite, mas também pode ser servido como prato principal no almoço ou jantar e compor o banquete junino em festas de rua.

4. Espetinho de salsicha é uma das receitas de festa junina típicas

Salsicha longuette Seara 500g

Salsicha longuette Seara 500g

Prática e rápida de preparar.

Outra comida típica de festa junina é o espetinho de salsicha. Além de estar presente nas principais festas de todo o país, esse aperitivo fácil e prático de fazer em casa combina com vários acompanhamentos gostosos. Para fazer uma versão diferente dessa comida de festa junina, sugerimos a receita de Espetinhos Crocantes de Salsicha. Ela é preparada com Salsicha Longuette Seara e acompanha o delicioso molho billy jack, feito com maionese, mostarda, ketchup e cebola picada.

5. Costela com milho na churrasqueira é uma aposta para inovar nas receitas de festa junina

Como muitas famílias optam pelo churrasco na festa junina, separamos uma sugestão saborosa que combina costela suína e milho: a receita de Costela na Churrasqueira com Milho e Alho Assado. Essa comida típica de festa juninas é feita com Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet, uma carne macia, que vem marinada com tempero de alecrim. Para prepará-la, você deve colocar a costela na churrasqueira e assar até o ponto desejado. Como acompanhamento para costela, vale apostar em uma farofa de cenoura ou batatas assadas. Já o milho tostado é o segundo ingrediente mais importante da receita, bem tradicional em cardápios juninos!

6. Aposte em receitas de cuscuz salgado para preparar uma das receitas de festa junina preferidas

Há muitas receitas de cuscuz que são tradicionais na comemoração do São João. Uma delas é a famosa receita de festa junina de cuscuz paulista que, além de ser feita com farinha de milho flocada, mistura diferentes ingredientes em seu preparo. Quer aprender como fazer cuscuz paulista? Na nossa receita de Cuscuz Paulista com Frango Orgânico nós ensinamos um modo de preparo rápido e prático, feito com Filé de coxa e sobrecoxa sem osso e sem pele Seara Orgânico, linguiça, bacon, pimenta dedo-de-moça, abobrinha, abóbora, farinha de milho e outros ingredientes.

Já o Cuscuz de Salsicha é uma versão diferente e muito saborosa do tradicional cuscuz nordestino. Para ir além do cuscuz de frango à moda paulista, essa é uma das comidas para festa junina que combina ingredientes típicos do cuscuz do Nordeste com deliciosas fatias de Salsicha Hot Dog Seara que deixam o modo de preparo muito mais prático. Você também pode prepará-la na frigideira, caso não tenha uma cuscuzeira em casa.

7. Pamonha é um lanche que não pode faltar no cardápio de receitas de festa junina

Filé de Peito Seara DaGranja 600g

Filé de Peito Seara DaGranja 600g

Feita a partir das espigas de milho verde, a pamonha é um quitute brasileiro muito comum em festas juninas, principalmente nos estados do Nordeste e do Mato Grosso. Aqui no site, a receita de Pamonha de Frango com Queijo Meia Cura é recheada com 2 Filés de Peito de Frango Seara DaGranja, bacon fatiado, tomate, cebola, cheiro-verde e 100 g de queijo meia cura ralado – principais ingredientes que trazem um toque especial ao prato e combinam com o sabor levemente adocicado do milho. Você pode servir essa comida de festa junina como prato principal ou como lanche da tarde.

8. Para fazer uma receita de festa junina diferente, experimente a costelinha de milho com molho picante

Margarina cremosa com sal Doriana 500g

Margarina cremosa com sal Doriana 500g

A Costelinha de Milho é um dos pratos típicos de festa junina que pode surpreender a todos. Seu preparo combina uma comida típica de festa junina, que é a espiga de milho, com um molho picante de pimenta chipotle e um toque especial de margarina Doriana Cremosa. O preparo, que pode ser feito na airfryer, ensina a temperar a espiga de milho com sal, mostarda em pó, pimenta-do-reino, pimenta caiena, páprica defumada, alho em pó, cebola em pó e açúcar mascavo. Já o molho pode ser comprado pronto, que ainda assim vai ficar muito gostoso. No final, é só juntar os dois e dividir com a galera!

9. Torta de salsicha é uma receita de festa junina rápida e saborosa

Para fugir das receitas para festa junina com salsicha mais tradicionais, como o cachorro-quente, que tal preparar uma Torta de Salsicha? Embora não seja tão tradicional quanto outras comidas típicas de festa junina, esse preparo já é comum de ser encontrado nas barraquinhas das festas de São João. Para fazer o prato com praticidade, use uma massa pré-assada. Isso vai agilizar – e muito – todo o processo. Já para o recheio, vale a pena combinar a Salsicha Hot Dog Seara com um molho de tomate saboroso, deixando a torta de salsicha cremosa.

10. Jerked com queijo coalho é uma receita de festa junina que dá água na boca

Queridinho até mesmo fora de época, o Jerked com Queijo Coalho é uma receita de festa junina deliciosa, que traz os melhores sabores do nordeste para a festa. Preparado com o Jerked Suíno Seara, esse prato é ideal para comer no almoço, no jantar ou como aperitivo e deve ser servido ao lado de acompanhamentos leves, como o creme de milho junino e um refrescante suco de frutas.

11. O pé de moça é uma das receitas de festa junina que todo mundo ama

Margarina cremosa sem sal Doriana 500g

Margarina cremosa sem sal Doriana 500g

Na lista de festa junina, comidas salgadas e doces, como o Pé de Moça são como um pré-requisito! Essa receita clássica, geralmente confundida com o pé de moleque, que é mais crocante, é uma comida de festa junina que tem a textura macia, por causa do leite condensado. Ela é feita com açúcar, amendoim torrado, cacau em pó, margarina sem sal e açúcar de confeiteiro. Para preparar, basta combinar o açúcar e a margarina Doriana Cremosa sem sal em uma panela e, quando começar a dourar, juntar o amendoim, o cacau em pó e o leite condensando. Cozinhe até engrossar e ficar no ponto de brigadeiro cremoso.

12. Bolo de milho é uma das receitas de festa junina que não podem faltar

Independente do tipo de festa junina, o Bolo de Milho com Flocão sempre estará presente! Ele é considerado um dos doces de festa junina mais tradicionais e costuma ser preparado com bastante margarina derretida, assim a sua textura fica macia e cremosa ao mesmo tempo. A receita ainda leva ovos, leite, açúcar, fermento, flocão, farinha e amido de milho. Ideal para um café da manhã caprichado e um lanche da tarde com a família.

13. Bolo de trigo é um tipo de bolo de festa junina fácil de fazer em casa

O Bolo de Trigo é outra comida que faz sucesso entre as receitas de festa junina doces. Ele é feito com ingredientes simples – que tem em toda receita de bolo fácil – e leva Doriana Cremosa para garantir que o bolo fique úmido e fofinho. Para deixar essa comida típica de festa junina mais interessante, vale a pena preparar uma calda para bolo de chocolate, açúcar ou suco de laranja. O sabor é por sua conta!

14. Bolo de canela é uma comida típica de festa junina doce que lembra a infância

Por ser uma comida típica de festa junina muito preparada na infância, o Bolo de Canela é uma sobremesa nostálgica para muitas pessoas. Para preparar esse doce de festa junina, não tem mistério: basta combinar os ingredientes em uma batedeira e transferir a massa para um tabuleiro untada e enfarinhando, levando ao forno até ficar no ponto. Seu sabor intenso de canela muitas vezes é complementando com o recheio ou a cobertura de doce de leite, que também faz parte da receita de bolo de festa junina.

15. Cocada de forno é um dos doces de festa junina mais cremosos da lista

Por ser um prato unânime, a cocada de forno é outra receita de festa junina que faz sucesso entre jovens, adultos e crianças e costuma ter uma textura cremosa de dar água na boca, talvez a mais cremosa de todos os preparos da lista! Para fazer uma receita tradicional de cocada de forno, basta juntar os ovos e um pouco de margarina Doriana Cremosa e bater com um batedor de arame. Depois, adicione o açúcar aos poucos e acrescente o coco ralado. O último passo é transferir para um refratário untado com margarina e levar ao forno até a cocada ficar cremosa por dentro e crocante por fora.

16. Arroz doce simples é uma das comidas de festa junina mais saborosas para os dias frios

O Arroz Doce Simples é outra receita de festa junina típica do mês de junho! O prato tradicional é ainda mais procurado nos dias frios, por ser uma comida quentinha e aconchegante. Para preparar a receita de arroz doce, você deve combinar o arroz, a Doriana Cremosa sem sal, o leite, a água, o açúcar, a casca de laranja e o pau de canela, levando para cozinhar em fogo alto. A baunilha e o leite condensado, que dão um toque especial à receita, entram apenas na última etapa. Você pode servir o prato quentinho ou esperar esfriar para levar à mesa.

17. Curau de milho é uma das receitas de festa junina que fazem sucesso

Para fazer um doce de festa junina de respeito, o Curau de Milho é uma das receitas mais famosas da lista. Seu preparo é feito com leite, açúcar, canela, Doriana Cremosa com Sal e milho congelado, que quando cozinham juntos na panela, se transformam em um creme pastoso e cremoso. O passo a passo do vídeo abaixo ensina como fazer curau de milho verde simples, mas você também pode preparar um curau de milho de latinha seguindo todas as dicas.

18. Pé de moleque é um dos doces de festa junina mais emblemáticos

Entre as receitas de festa junina típicas da data, não tem como não lembrar do Pé de Moleque, um doce típico do mês de junho, que é crocante e delicioso! Para fazer o doce pé de moleque, é preciso combinar açúcar, amendoim e, as vezes, rapadura. Nessa receita, você vai aprender a fazer o quitute com glucose de milho, que ajuda a dar o ponto certo da receita. Para preparar, basta combinar os ingredientes em uma panela e mexer até dar o ponto. A caramelização do doce de festa junina, no entanto, é feito com a margarina Doriana Cremosa com Sal, que deixa a textura ideal e um brilho característico.

19. Brigadeiro de churros é um docinho gourmet que também pode fazer parte da lista de receitas de festa junina

A festa junina tem outras receitas de doces fáceis que você pode testar em casa para garantir uma mesa cheia de delícias. Entre elas, vale citar o Brigadeiro de Churros! Esse é um doce preparado com a margarina Doriana Cremosa sem sal, que deixa a sobremesa firme, com a consistência de brigadeiro cremoso. Para decorar, passe as bolinhas de brigadeiro no açúcar cristal com canela e coloque uma pequena porção de doce de leite por cima de cada docinho, formando um suspiro.

20. Doce de amendoim é uma comida típica de festa junina que tem a textura cremosa

Assim como o pé de moça, o Doce de Amendoim é uma receita de festa junina que tem a textura cremosa. A receita é feita com amendoim inteiro e moído, açúcar, leite condensado, leite integral, sal e bicarbonato. Para garantir a consistência ideal do quitute, use a margarina Doriana Cremosa sem sal durante o preparo e também na hora de untar a forma.

21. Caldo verde com linguiça é uma das comidas de festa junina mais conhecidas

Linguiça fininha defumada Seara

Linguiça fininha defumada Seara

Para os amadores de lanches e petiscos, ou para aqueles que buscam uma opção de proteína com menor desembolso.

A receita de Caldo Verde com Linguiça é um dos pratos típicos de festa junina que todo mundo adora. Seu preparo é feito com a Linguiça Fininha Defumada Seara, que deixa a receita com um gostinho especial. Para fazer o caldo, use batatas asterix, creme de leite fresco e caldo de legumes. Já no recheio, coloque a couve picadinha e uma porção de bacon frito, junto com a linguiça.

22. Queijadinha cremosa é uma receita de festa junina irresistível

A Queijadinha Cremosa é um dos doces de festa junina que podem transformar o seu arraiá em um evento inesquecível. Além de ser uma comida típica da data, essa receita de queijadinha é supercremosa e garante uma textura leve e agradável ao quitute. Para preparar a queijadinha, siga o passo a passo do vídeo:

23. Brigadeiro de maçã do amor é uma das receitas de festa junina mais criativas

Para complementar a mesa do arraiá, que tal experimentar a receita de Brigadeiro de Maçã do Amor? Esse é um doce crocante e saboroso que traz uma releitura da maçã do amor, um prato típico de festa junina. A ideia é que o brigadeiro branco seja coberto por uma calda de açúcar crocante, formando a mesma casquinha da maçã do amor, que deve ser crocante e brilhosa. Para preparar, combine açúcar refinado, água, glucose de milho, vinagre e corante vermelho na finalização.

E aí, gostou das receitas? Então escolha suas comidas típicas de festa junina preferidas e mostre seu talento na cozinha!

Matéria atualizada em 24 de maio de 2022.

Ver mais:

Dicas de Cozinha Lanches Receitas de Festa Junina Receitas Fáceis

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

4 dicas para fazer peixe cozido simples e delicioso

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

Pizza de frigideira: receita simples para fazer um lanche delicioso com frios

Image Card
27.Jun

Aves

10 ideias de tempero para frango para usar em qualquer receita

Image Card
27.Jun

Aves

Arroz com frango: 5 receitas diferentes para inovar no prato prático e delicioso

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas