img-facebook

Matérias

Matérias

5 dicas para fazer um risoto de camarão simples e cremoso

Saiba como fazer risoto de camarão cremoso de forma simples

Por Minha Receita

O risoto de camarão simples e cremoso é uma das melhores receitas para servir em ocasiões especiais, como o jantar de Dia dos Namorados ou almoço de Dia das Mães, quando queremos preparar um prato fácil, sofisticado e saboroso ao mesmo tempo. Para fazer um risoto de camarão cremoso, a combinação do pescado com caldo de legumes para risoto e arroz arbóreo é clássica. No entanto, quando o objetivo é alcançar o ponto certo da receita, outros truques também são importantes, como adicionar um bom vinho branco e escolher camarões frescos.

Para aprender como fazer um risoto de camarão simples cremoso e servir a receita em um jantar romântico em casa, confira as dicas a seguir!

Dica 1) Receita de risoto de camarão cremoso fica muito mais fácil se você optar por pescados pré-cozidos e descascados

Camarão Descascado 30/50 Seara Pescados 400g

Camarão Descascado 30/50 Seara Pescados 400g

Nossos camarões são pré-cozidos, descascados e perfeitos para as mais variadas receitas. A versão 30/50 indica que contém de 30 a 50 camarões de tamanho grande por pacote.

Os Camarões Descascados 30/50 Seara Pescados são ideais para fazer um risoto cremoso de camarão de forma simples. Eles já vêm pré-cozidos e descascados e oferecem a vantagem de deixar o preparo muito mais prático, já que você pode fazê-los rapidamente na frigideira, depois de descongelar o produto. A versão 30/50 indica que contém de 30 a 50 camarões de tamanho grande por pacote, mas, se você for preparar a receita em maior quantidade, vale a pena apostar nos Camarões Descascados 60/80 Seara ou nos Camarões Descascados 80/100 Seara.

Veja como descongelar o produto:

  1. Para manter o sabor natural do camarão, descongele a embalagem sem usar água!
  2. Geladeira: Retire o produto do freezer e leve-o à geladeira à 4⁰C em sua embalagem original por até 12 horas.
  3. Microondas: Retire o produto do freezer, remova a embalagem e ajuste a tecla descongelar conforme a potência do forno.

Dica 2) Prepare o risoto de camarão cremoso com um caldo de camarão quente

O caldo de camarão é o ingrediente mais importante para cozinhar o arroz de risoto da forma certa. Seu preparo é feito com antecedência, para que ele esteja sempre bem aquecido durante o preparo do risoto, e costuma ser feito com uma base de legumes como cebola, alho, alho-poró e salsão. Confira o modo de preparo a seguir:

Passo 1 – Em uma panela alta, coloque um generoso fio de azeite e frite os camarões rapidamente (eles devem ser temperados apenas com sal e pimenta-do-reino e podem fritar até ficarem levemente dourados);

Passo 2 – Reserve os camarões em uma tigela e adicione 1 cebola, 1 talo de salsão e 1 talo de alho-poró cortados grosseiramente na panela. Refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando;

Passo 3 – Adicione alguns dentes de alho com casca e refogue junto com os legumes;

Passo 4 – Tempere o caldo de camarão com tomilho e louro a gosto. Você também pode acrescentar 1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta em grãos. Misture bem e despeje 1 litro e meio de água dentro da panela;

Passo 5 – Quando começar a ferver, deixe cozinhar em fogo mínimo por 50 minutos;

Passo 6 – Desligue o fogo e reserve a receita de caldo de camarão para começar a fazer o risoto.

Dica 3) Siga o passo a passo para não errar no preparo do risoto de camarão simples

A próxima etapa é seguir o modo de preparo do risoto de camarão simples, refogando ½ cebola grande com azeite e preparando o arroz de sua preferência com vinho branco. Pode ser o arroz para risoto clássico, conhecido como arroz arbóreo, ou o arroz carnaroli, que tem um pouco mais de amido e dá mais cremosidade.

Margarina cremosa com sal Doriana 250g

Margarina cremosa com sal Doriana 250g

1) Coe o caldo de camarão e mantenha a panela em fogo baixo;

2) Em uma outra panela alta, refogue a cebola com margarina Doriana Cremosa com sal até ficar transparente; 

3) Adicione 1 copo de arroz e ½ copo de vinho branco de boa acidez e vá mexendo até que o álcool do vinho evapore;

4) Acrescente, aos poucos, o caldo de camarão já coado e aquecido, mexendo sempre até que o arroz fique al dente. Você deve repetir essa etapa algumas vezes até conseguir um risoto de camarão cremoso.

Dica 4) Finalize a receita de risoto de camarão simples com margarina, queijo parmesão e os camarões descascados

Quando o risoto de camarão cremoso estiver al dente, desligue o fogo e coloque 3 colheres (sopa) cheias de margarina gelada e misture bem, até ficar brilhoso. Depois, adicione queijo parmesão ralado a gosto e misture novamente. Prove e tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino (caso seja necessário). O último passo é acrescentar os Camarões Descascados 30/50 Seara Pescados fritos e incorporar o ingrediente ao preparo.

Dica 5) Sirva o risoto de camarão simples cremoso com chips de coco, raspas de limão siciliano e cebolinha

A receita de risoto de camarão cremoso já está pronta para servir um jantar especial com frutos do mar! Para deixar o preparo mais sofisticado, basta finalizar o preparo com chips de coco crocante, raspas de limão siciliano e cebolinha. Na hora de harmonizar o prato com bebidas, dê preferência a vinhos brancos suaves e aromáticos, como os elaborados com a uva sauvignon blanc.

Ver mais:

Dicas de Cozinha Peixes e Frutos do Mar Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
19.May

Aves

Receitas com filé de frango para fazer um almoço ou jantar rápido

Image Card
19.May

Aves

5 receitas práticas para fazer com steak de frango

Image Card
19.May

Dicas de Cozinha

Esfriou! 8 receitas de sopa deliciosas para preparar no jantar

Image Card
19.May

Aves

Como fazer frango cozido: 7 passos para um preparo simples e rápido

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas