img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

5 dicas para fazer uma receita de massa de empada que derrete na boca

Uma massa de empada macia, cremosa e levemente quebradiça

Por Minha Receita

Conhecida por ser um lanche da tarde delicioso, a empada ou empadinha é um salgado popular que conquista a todos que já o experimentaram ao menos uma vez. Sua marca registrada é a massa de empada que derrete na boca, que deve ser cremosa e quebradiça ao mesmo tempo no ponto ideal. Quer aprender a fazer essa delícia para o lanche? Preparamos algumas dicas práticas de como fazer massa de empada com margarina, a melhor opção para quem busca pela textura perfeita.

Aproveite para experimentar receitas com diferentes recheios, como carne suína, frango e vegetais. A seguir, confira dicas de como preparar uma receita de massa de empada que derrete na boca!

Dica 1) Como fazer massa de empada simples que derrete na boca: margarina é o segredo do preparo

Margarina cremosa com sal Doriana 1kg

Margarina cremosa com sal Doriana 1kg

Sabia que a margarina é o ingrediente ideal para fazer uma massa de empada que derrete na boca? Seu sabor e textura hipercremosa deixam a receita mais leve e com uma textura levemente quebradiça, que desmancha logo na primeira mordida. A margarina Doriana Cremosa com Sal, por exemplo, é uma das melhores opções para uma receita de empada com recheio salgado, como as empadas de queijo e de frango. Já a margarina Doriana Cremosa sem Sal é ideal para empadinhas doces, que levam chocolate e leite condensado. Ambas possuem vitaminas do complexo B (B6 e B12), vitamina A e vitamina D em sua composição.

Dica 2) Para fazer a massa de empada que derrete na boca, junte ovo, margarina e farinha de trigo

Em uma tigela, coloque 500 gramas de farinha de trigo, 300 gramas de margarina Doriana e uma gema de ovo. Comece misturando com uma colher e, em seguida, sove a massa com as mãos para deixá-la homogênea. A massa de empada deve ficar bem lisa e sem nenhum buraquinho!

Dica 3) Deixe a massa de empada descansar na geladeira e, depois, abra com um rolo

Quando a massa de empada estiver uniforme, cubra com plástico filme e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Em seguida, abra a massa com o rolo e forre as formas de empadinhas médias, deixando sobrar um pouco de massa para fazer a tampa. Essa receita rende, em média, 25 empadinhas. Se quiser preparar mais unidades, dobre a quantidade de ingredientes.

Dica 4) Distribua o recheio de sua preferência e feche a massa de empada com o restante da massa

Para finalizar a receita de massa de empada que derrete na boca, adicione o recheio de sua preferência, como frango desfiado e requeijão para a clássica empada de frango, pedaços de queijo parmesão e queijo minas, para uma empada de queijo ou outras ideias, como palmito com alho poró. Depois feche com o restante da massa, formando uma tampa, pincele com gema de ovo e leve para assar, em forno médio, por cerca de 20 a 25 minutos. Viu como esse é um lanche rápido e fácil de fazer em casa?

Aqui no Minha Receita, nós já preparamos algumas empadas saborosas que podem te dar novas ideias de recheio, como a receita de Empada de Costela de Porco ao Molho Barbecue e a nossa Empada Antilhana de Sobrecoxas Seara.

Dica 5) Que tal aprender como congelar empada? Para guardar a massa, reserve antes de assar e, depois, prepare normalmente

Se você for preparar as empadinhas em grandes porções para vender, uma boa dica é congelar a massa de empada antes de levar ao forno (quando elas já estiverem montadas). Basta fazer todas as etapas normalmente, sem pincelar a gema de ovo no final, levando as empadas direto para o freezer. Armazene-as em sacos herméticos ou em um recipiente grande e tampado e, quando for assar, espere descongelar antes de levar ao forno.

Ver mais:

Dicas de Cozinha Lanches

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
02.Dec

Aves

6 dicas práticas para fazer peru recheado e inovar na ceia de natal

Image Card
02.Dec

Aves

Como temperar peru de natal: 5 combinações para deixar a carne muito suculenta

Image Card
02.Dec

Aves

5 opções de molhos para sua receita de peru de Natal

Image Card
02.Dec

Carne Suína

Acompanhamento para pernil assado: 7 ideias para levar para a mesa de Natal

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas