']) 5 maneiras de preparar almôndegas - Minha Receita

Matérias

5 maneiras de preparar almôndegas

Matérias

Matérias e dicas

5 maneiras de preparar almôndegas

Veja como fazer almôndegas deliciosas

Por Minha Receita

As almôndegas estão presentes em uma ampla variedade de cozinhas ao redor do mundo, e isso não é surpresa; elas são simples de fazer, fáceis de servir e ainda conseguem agradar a diferentes paladares. Na hora de aprender como fazer almôndegas e servir uma comida rápida e prática, você pode optar pela almôndega de carne bovina tradicional ou experimentar outros tipos, como a receita de almôndega de frango, a almôndega suína, a almôndega de peru ou almôndegas que combinam diferentes proteínas. 

A versatilidade da almôndega também se estende aos métodos de cozimento – dá para preparar as clássicas almôndegas ao molho, além das almôndegas fritas, almôndegas assadas e até almôndegas recheadas, ajudando a compor diversos pratos práticos e rápidos para almoço ou jantar. Abaixo, selecionamos 5 formas deliciosas de preparar almôndegas. Escolha uma e deixe as suas refeições ainda mais completas e especiais!

1. Aposte no clássico e aprenda como fazer almôndegas cozidas no molho

Almôndega Seara 500g

Almôndega Seara 500g

A Almôndega Seara é feita com carne 100% bovina selecionada, moída no momento do preparo, e suavemente temperada com um toque de ervas finas.

Aprender como fazer almôndegas ao molho não é uma tarefa difícil! Além de ser uma forma de preparo simples e muito saborosa, as almôndegas ficam prontas em pouquíssimo tempo. Basta fazer uma panela de molho sugo – típico molho para almôndegas feito à base de tomates – e aquecer em fogo médio até levantar fervura.

Depois, acrescente almôndegas prontas congeladas e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Adicione folhas de manjericão a gosto, misture bem e finalize com os temperos de sua preferência, como sal e pimenta-do-reino preta a gosto. No final, é só servir as almôndegas ao molho com arroz branco, purê de batatas ou sobre um tradicional espaguete.

No vídeo abaixo, nós ensinamos o passo a passo completo de como cozinhar almôndegas congeladas ao molho. Confira!

2. Saiba como fazer almôndegas fritas para preparar um delicioso aperitivo

Se você prefere que as suas almôndegas fiquem com uma casquinha crocante por fora e um interior macio, fritá-las por imersão é a melhor alternativa. Para isso, o óleo precisa estar bem quente (entre 180 ºC e 190 ºC) para que as bolinhas cozinhem perfeitamente e não se desmanchem durante a fritura. O interessante é que as almôndegas fritas ficam com cara de bolinho de bar/boteco. Você pode serví-las como aperitivo, uma entradinha ou dentro de um sanduíche, como um lanche rápido e fácil para a noite. Caso deseje, empane as almôndegas com farinha de rosca ou panko para dar um toque a mais de crocância. 

3. Faça as almôndegas no forno para um almoço em família ou para muitas pessoas

Está cozinhando para muitas pessoas e quer preparar um lote maior de almôndegas de uma vez? Então experimente fazer as almôndegas assadas no forno por cerca de 25 minutos a 200 ºC (ou até dourar). Além de cozinhar tudo ao mesmo tempo, esse método de preparo garante que todas as almôndegas fiquem cozidas uniformemente. Outra vantagem é que você não precisa ficar virando as bolinhas para dourar. Com isso, você acaba ganhando tempo para trabalhar nas outras partes da refeição, basta ficar de olho para que as almôndegas não fiquem além do tempo necessário no forno ou poderão ficar duras e ressecadas. No final, você pode apostar em um delicioso acompanhamento para almôndegas assadas e deixar a refeição ainda mais completa.

Se quiser fazer um almoço saudável com almôndegas, procure por acompanhamentos mais leves e nutritivos, como legumes assados, talharim de pupunha ou abobrinha ou um purê de abóboras cremoso.

4. Inove fazendo almôndegas recheadas de queijo para o almoço ou jantar

Adicione um recheio de queijo no meio da carne para preparar almôndegas de um jeito diferente. Embora haja mais etapas envolvidas neste tipo de preparo em relação às almôndegas tradicionais, ainda assim é super fácil de fazer. Comece cortando um bloco de muçarela (ou o queijo de sua preferência) em cubinhos. Na sequência, abra a carne com as mãos e pressione 1 cubo de queijo no centro. Forme uma bola, garantindo que o queijo fique totalmente coberto pela carne. A partir daí a escolha é sua: você pode grelhar, fritar ou assar as almôndegas recheadas.

5. Almôndegas enroladas no bacon também ficam uma delícia

Se o bacon ajuda a incrementar uma variedade de receitas, ele também pode elevar o nível das suas almôndegas de carne moída. Quer uma ideia? Enrole meia fatia de bacon em torno de uma almôndega, vire e enrole uma segunda meia fatia de bacon, de modo que a carne fique completamente envolvida. Prenda com um palito. Em seguida, coloque as almôndegas sobre uma assadeira coberta com papel alumínio ou papel manteiga e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos em temperatura média. Se quiser, pincele um molho de sua preferência nos últimos minutos de cozimento. Fica irresistível!

Dicas para deixar a sua receita de almôndegas perfeita

Dica 1 – Seja qual for o método de preparo escolhido, uma boa base é importante para que as almôndegas fiquem redondinhas e não se desmanchem durante o cozimento. Em uma receita de almôndegas tradicional, a farinha de rosca e o ovo atuam juntos para dar liga, ou seja, manter a carne moída unida;

Dica 2 Em relação aos temperos, ingredientes simples como cebola, sal e pimenta-do-reino são suficientes para preparar almôndegas de carne moída deliciosas. No entanto, você pode dar o seu toque e adicionar algumas ervas e especiarias para deixar a mistura ainda mais saborosa;

Dica 3 Para evitar almôndegas duras, uma dica valiosa é não mistura/apertar demais a carne durante o preparo; você deve apenas combinar os ingredientes. Se possível, use as mãos nessa etapa para sentir o momento certo de parar de misturar;

Dicas 4 Saber como preparar almôndegas padronizadas é essencial para obter um cozimento perfeito, além de deixar a sua refeição bem apresentada à mesa. Para isso, você pode usar uma balança de cozinha; cada almôndega pode pesar entre 25 e 30 gramas;

Dicas 5 – Se você não tiver uma balança em casa, tente moldar as almôndegas com 3 a 5 cm de diâmetro. Faça-as um pouco maiores se for servir apenas as almôndegas (como aperitivo, por exemplo) ou menores para uma receita de almôndegas para sopas ou massas;

Dica 6 – Você é do time que não abre mão da praticidade na hora de cozinhar? Então pule algumas etapas e experimente as Almôndegas Seara. Elas são feitas com carne 100% bovina selecionada, moída no momento do preparo e temperada suavemente com um toque de ervas finas. Outra vantagem é que elas são padronizadas e ainda podem ser preparadas de diversas maneiras cozidas no molho, fritas, assadas, grelhadas ou como mais você quiser!

Ver mais:

Bovinos e Hambúrguer Dicas de Cozinha Receitas Fáceis

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
11.Aug

Bovinos e Hambúrguer

Hambúrguer na airfryer: aprenda o modo de preparo simples e rápido

Image Card
09.Aug

Bovinos e Hambúrguer

Receita de almôndegas: 6 pratos suculentos para fazer no almoço de domingo

Image Card
14.Jun

Aves

8 receitas práticas para fazer na airfryer quando se tem pouco tempo

Image Card
14.Jun

Bovinos e Hambúrguer

X-calabresa perfeito: 5 ideias para fazer um hambúrguer com linguiça suculento

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Burrito Tex-Mex com Chilli 400g

Burrito Tex-Mex com Chilli 400g

Inspirado na tradicional receita mexicana, o delicioso Burrito Tex Mex com Chilli traz a combinação perfeita da carne, queijo e feijão temperados com alho e cebola e a irresistível picância das pimentas Chilli - original da África Ocidental, e Jalapeño - original do México, de sabor e presença marcantes!

Texas burguer 672g

Texas burguer 672g

O Hambúrguer Texas Seara é feito com carnes selecionadas, somadas à combinação de um delicioso tempero da Seara. Todo esse cuidado com o preparo resulta em um alimento saboroso, ideal para almoços e jantares, ou para ser usado como ingrediente de um delicioso sanduíche. Também disponível na versão a granel.

Lasanha bolonhesa Seara 600g

Lasanha bolonhesa Seara 600g

O segredo da Lasanha à Bolonhesa Seara está no sabor caseiro do molho à bolonhesa preparado cuidadosamente com carne bovina selecionada e moída no momento do preparo. O sabor é realçado pelo molho de tomate refogado com alho, cebola, salsinha e pimenta-do-reino. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Lasanha bolonhesa Seara 350g

Lasanha bolonhesa Seara 350g

Hamburguer de frango Seara 672g

Hamburguer de frango Seara 672g

O Hamburguer de Frango Seara é feito com Frango Seara sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira. É temperado com salsa, cebolinha e orégano, transformando sua refeição em um momento delicioso.

Hamburguer bovino Seara 672g

Hamburguer bovino Seara 672g

O hamburguer é feito com carne 100% bovina seleciona e fica uma delícia feito na chapa ou na grelha.

Lasanha bolonhesa Seara 1kg

Lasanha bolonhesa Seara 1kg

A Lasanha à Bolonhesa Seara de 1 kg é ideal para uma refeição recheada com bons momentos para serem compartilhados. O prato é feito em tamanho família é preparado cuidadosamente com carne bovina selecionada e moída no momento do preparo. O sabor é realçado pelo molho de tomate refogado com alho, cebola, salsinha e pimenta-do-reino. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Picanha Burger Seara Gourmet 360 g

Picanha Burger Seara Gourmet 360 g

Uma grande explosão de sabor, assim é o Picanha Burger Seara Gourmet. Elaborado com 100% carne bovina, quatro vezes mais alto que os convencionais, de preparo rápido e prático. Ainda pode ser temperado a seu gosto, resultando em um final delicioso e incomparável.

Kibe Seara 500g

Kibe Seara 500g

O Kibe Seara é feito com carne 100% bovina selecionada, moída no momento do preparo, e temperado como a tradicional receita árabe: com notas suaves e refrescantes de hortelã e ervas.

Toscana burger Seara Gourmet 360g

Toscana burger Seara Gourmet 360g

1º hambúrguer de toscana do Brasil. 180G de pura carne suína. Sabor único que vai conquistar você!

Almôndega Seara 500g

Almôndega Seara 500g

A Almôndega Seara é feita com carne 100% bovina selecionada, moída no momento do preparo, e suavemente temperada com um toque de ervas finas.

Bacon Burger tradicional Seara Gourmet 360g

Bacon Burger tradicional Seara Gourmet 360g

Criado especialmente para os amantes de hambúrguer e bacon! Seu sabor é único, pois é feito apenas com 2 ingredientes: carne bovina e bacon moídos juntos e assim transformam qualquer hambúrguer em uma explosão de sabor.