Matérias

imagem

Matérias

5 tipos de molho para almôndegas

Inove nas receitas com almôndega com diferentes molhos

Por Minha Receita

Almôndega ao molho é uma ótima opção de prato para um almoço ou jantar prático e rápido no dia a dia. Por ser saborosa e versátil, a almôndega de carne combina com diversos tipos de molho: vermelho, branco, barbecue e agridoce são algumas opções interessantes para experimentar. Para te ajudar a inovar nas receitas com almôndegas, preparamos uma lista com 5 tipos de molho para almôndegas. Confira!

1. Molho de tomate com manjericão é uma das melhores combinações para as almôndegas de forno

Além de ornar muito bem com diferentes tipos de cortes de carne bovina, o molho de tomate com manjericão é um clássico das almôndegas no forno. Ao misturar a acidez do tomate com o frescor das folhas de manjericão, ele se torna uma das melhores opções de molho para quem busca agradar o paladar da família.

Como fazer molho de tomate com manjericão para almôndegas: em uma panela média, refogue 2 dentes de alho com azeite no fogo médio até começar a dourar. Junte 3 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro (tomate pelado batido no liquidificador)  ou extrato de tomate e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e adicione folhas de manjericão fresco. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos até que o molho incorpore os sabores dos ingredientes.

2. Molho agridoce pode trazer um toque diferenciado à receita de almôndegas tradicional

Feito com vinagre, amido de milho, açúcar mascavo e molho de soja (ou shoyu), o molho agridoce é outra opção saborosa para incrementar as almôndegas assadas. Utilizado na culinária inglesa, o agridoce traz uma mistura de sabores ácidos com um toque levemente adocicado que encanta muitas pessoas.

Como fazer molho agridoce para almôndegas: em uma panela média, misture os ingredientes (1 xícara de água, ½ xícara de vinagre de maçã, ½ xícara de passata de tomate, 1 xícara de açúcar mascavo e 2 colheres de sopa de amido de milho) e tempere com sal e páprica picante. Acrescente 1 colher de chá de molho de soja, deixe engrossar em fogo médio e, no final, incorpore as almôndegas prontas.

3. Molho branco é versátil e combina com diversos acompanhamentos para almôndegas

Que tal incrementar a sua receita de almôndega com  um delicioso molho branco? Também conhecido como molho bechamel, ele é preparado com partes iguais de manteiga e farinha de trigo que, quando misturadas da forma certa, resultam na base de roux (essencial para fazer um molho bechamel perfeito). Depois, é só acrescentar o leite e finalizar com temperos. Vale lembrar que a melhor parte desse molho é que ele é extremamente versátil e combina com diversos acompanhamentos para almôndegas, como o macarrão ou um gratinado de purê de batata baroa.

Como fazer molho branco para almôndegas: comece refogando ¼ de cebola média picada em uma panela com azeite. Em uma outra panela, derreta 100 gramas de manteiga e misture com 100 gramas de farinha de trigo,  incorporando os dois ingredientes até formar uma massa. O ponto certo é quando eles ficam levemente douradinhos). Com a mistura de roux pronta (massa de manteiga + farinha), adicione a cebola refogada e acrescente 2 xícaras de leite frio aos poucos, misturando devagar. Para finalizar, adicione os temperos de sua preferência (como sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto) e mexa constantemente até encorpar.

Caso queira dar um toque ainda mais saudável, nossa sugestão é acrescentar um pouco de brócolis cozido no vapor quando o molho branco estiver pronto, como o Brócolis Seara Nature que é 100% natural e combina superbem com o prato. Outros legumes também podem contribuir para uma deliciosa receita de Almôndegas com Legumes Assados.

4. Molho barbecue é outra opção ideal para almôndegas assadas

O molho barbecue é a nossa quarta sugestão para aperfeiçoar a sua receita de almôndegas assadas. Para prepará-lo de forma caseira, basta misturar vinagre com extrato ou passata de tomate (purê de tomate) e adicionar algumas colheres de açúcar mascavo. Além de refogar alho e cebola no óleo e dar um toque de chef com os temperos de sua preferência.

Como fazer molho barbecue para almôndegas: em uma panela, acrescente os ingredientes (2 xícaras de extrato ou passata de tomate, ¼ xícara de vinagre de maçã, ¼ xícara de molho inglês, ¼ xícara de açúcar mascavo + 2 colheres de sopa de mostarda escura – opcional) em um refogado de alho e cebola no óleo. Tempere com páprica, pimenta-do-reino a gosto e outros temperos de sua preferência. Deixe a mistura ferver em fogo médio-alto, reduza o fogo e cozinhe até que o molho fique escuro e espesso (de 10 a 15 minutos).

5. Molho carbonara combina com a clássica receita de almôndegas com macarrão

Já que o bacon ajuda a incrementar uma variedade de receitas, que tal apostar em um molho que combine tanto com a carne suína quanto com as almôndegas? Nesse caso, o molho carbonara é a escolha perfeita para essa mistura. Você pode preparar uma deliciosa almôndega recheada, assada ou frita e incorporar o molho depois que estiver pronto.

Como fazer molho carbonara para almôndegas: comece cortando 100 gramas de bacon em cubos e prepare-o no forno com azeite até ficar crocante (ou, se preferir, doure rapidamente na frigideira). Em um refratário, bata 3 ovos com um garfo, tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o macarrão cozido para cozinhar os ovos com o calor da massa. Finalize com o bacon + 2 colheres de sopa de requeijão light e incorpore as almôndegas para servir enquanto ainda estiver quentinho.
 

Almôndega bovina Seara Nature pode ser uma deliciosa opção para aprimorar o prato

Feita com ingredientes 100% naturais, como aveia, chia, linhaça e extrato de alecrim, a Almôndega bovina Seara Nature combina superbem com todas as sugestões de molhos para almôndega que falamos aqui. Além disso, é uma boa opção para quem busca uma alimentação mais leve e saudável, já que possui 32% a menos de sódio em comparação com a Almôndega bovina Seara Tradicional. Vale a pena experimentar!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

8.abr

bbb21

Hambúrguer angus: 4 motivos para apostar nessa carne

8.abr

Bovinos e Hambúrguer

Receitas com hambúrguer: 4 pratos saudáveis para almoço ou jantar

8.abr

bbb21

Guia do hambúrguer: como escolher o melhor tipo para a sua receita

15.mar

Bovinos e Hambúrguer

Polpetone recheado: melhores acompanhamentos para servir com o prato

Mais Matérias