img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

6 dicas para fazer sua lista de ceia de Natal e antecipar o planejamento

Comece a planejar o cardápio para a ceia natalina

Por Minha Receita

Já começou a planejar a sua lista de ceia de Natal? Falta pouco para as comemorações de fim de ano começarem a acontecer, seja um happy hour com os amigos, um almoço em família antes da data, além da tradicional ceia de Natal. Para não contar com imprevistos, que tal começar a planejar seu cardápio de Natal desde já? O Minha Receita preparou algumas dicas importantes para colocar em prática, como fazer a lista de ingredientes, escolher as receitas natalinas e antecipar as compras de alimentos não perecíveis para aproveitar boas promoções. Confira!

Dica 1) Escolha o seu estilo de ceia de Natal para esse ano

Sabia que há muitas formas de celebrar essa época do ano? Antes de fazer a sua lista de ceia de Natal, vale a pena levar em conta o estilo da ceia, que pode ser tradicional ou mais moderno. Se a sua família gosta de seguir as tradições e espera o ano todo para ter uma mesa farta – com peru, lombo, tender e pernil – vale a pena levar essas características em consideração, anotando as principais proteínas do Natal na sua lista. Mas, se seu núcleo familiar estiver aberto a inovar na ceia com novos sabores, você pode investir em carnes suínas recheadas, como uma copa lombo recheada com farofa de bacon e azeitonas, ou fazer um churrasco gourmet com uma variedade de carnes premium.

Dica 2) Calcule a quantidade de alimentos e bebidas da ceia natalina

Outra boa estratégia para não exagerar é organizar a ceia de acordo com o número de pessoas. Se for uma ceia simples, para uma família pequena, um pernil de 1,5 a 2,5 kg é o suficiente, já que uma pessoa come em média 250 g de carne. Ele serve até seis pessoas e é ideal para famílias menores. Caso venham mais convidados (incluindo familiares e amigos), o ideal é servir um pernil de mais de 3,1 kg e oferecer outras carnes na ceia natalina, como peru, ave Fiesta e acompanhamentos.

Para que não falte bebida para ninguém, leve em consideração que uma garrafa de vinho ou espumante costuma servir até quatro pessoas. A cerveja fica em torno de 1 litro por convidado caso não haja outras bebidas. Já o refrigerante varia entre 400 ml e  500 ml para cada um. Se você for receber mais de 10 convidados que não bebem bebidas alcoólicas, calcule mais ou menos 6 litros de refri.

Dica 3) Faça uma reserva de dinheiro para as festividades de fim de ano

Para garantir uma mesa recheada de comidas para ceia de Natal, vale a pena juntar uma reserva de dinheiro para a festividade. Algumas pessoas, inclusive, preferem estabelecer uma meta no orçamento da lista da ceia de Natal e seguir a faixa de preço delimitada. Procurar promoções nos supermercados também é uma ótima forma de economizar.

Dica 4) Esse é o momento de pensar no cardápio de Natal

Para uma lista de ceia de natal completa, entradas e aperitivos não podem ficar de fora

As receitas para ceia de Natal de entradas e aperitivos são o primeiro tópico que você pode começar a pensar para organizar a lista. Elas ajudam a entreter os convidados enquanto o cardápio principal ainda não está na mesa e podem ser sugestões fáceis e práticas, como mini sanduíches, canapés e uma mesa de frios simples. Dá uma olhada nas nossas ideias:

Saladas natalinas, como salpicão de frango, também são bem vindas na ceia de Natal

As saladas também estão entre as principais receitas para o Natal e costumam equilibrar os sabores da ceia. Para começar a preencher esse tópico da lista, pense nas opções mais tradicionais, como o delicioso salpicão de frango. Para prepará-lo, você vai precisar de um frango desfiado bem temperadinho, da maionese e de alguns vegetais, como milho, ervilha e azeitonas que são ingredientes típicos. Elementos adocicados, como maçãs e uvas-passa, além da batata palha caseira, costumam ser bem vindos!

Você também pode preparar uma salada de Natal diferente, optando por ingredientes inusitados, como a nossa receita de Salada de Rúcula com Presunto Royal, Estragão, Morango, Amêndoa Tostada e Redução de Balsâmico.

Não se esqueça dos clássicos! Fique de olho no preços das aves e nas carnes suínas que podem entrar na lista de ceia de Natal

Para montar um cardápio para ceia de natal completa, aves como o Fiesta Tradicional Temperada Seara e alguns cortes suínos, como o pernil e o tender não podem ficar de fora da lista. Por isso, a partir de novembro, uma boa dica é começar a ficar de olho nos preços dos supermercados e a comprar a partir de agora os produtos com maior validade para armazenar em casa. Já para complementar essas proteínas, dá uma olhadas nas receitas que trazem ideias de acompanhamentos:

Dica 5) Prepare a lista dos ingredientes para cada prato e procure boas promoções

E aí, já o que servir na ceia de natal? Então agora comece a organizar a lista com todos os ingredientes que você vai precisar para cada uma das receitas. A dica é separar por tópicos e dividir em entradas, pratos principais, saladas e sobremesas, caso queira incluir um doce de Natal. Com a lista pronta, você já pode começar a comprar os alimentos não perecíveis que entrarem em promoção. Fique de olho nos encartes de supermercados! Muitas redes, inclusive, disponibilizam o encarte diário no site próprio para que todos possam acompanhar. Com isso em mãos, fica mais fácil fazer comparações de preço e ir em busca do que vale mais a pena para você.

Dica 6) Guarde os alimentos não perecíveis separados dos itens de dia a dia

Para não misturar as compras do Natal com os itens de uso diário e acabar usando os alimentos da ceia antes da hora, que tal separar uma parte da despensa apenas para guardar os alimentos não perecíveis? Você pode guardar em um local separado ou em uma caixa organizadora, separando os itens de cada receita ou de cada tópico, dividindo por aperitivos, acompanhamentos e sobremesas.

Gostou das ideias que a gente separou por aqui? Então comece a planejar a sua lista de ceia de Natal com antecedência!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Fim de ano Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
02.Dec

Aves

6 dicas práticas para fazer peru recheado e inovar na ceia de natal

Image Card
02.Dec

Aves

Como temperar peru de natal: 5 combinações para deixar a carne muito suculenta

Image Card
02.Dec

Aves

5 opções de molhos para sua receita de peru de Natal

Image Card
02.Dec

Carne Suína

Acompanhamento para pernil assado: 7 ideias para levar para a mesa de Natal

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas