']) 6 dicas para fazer um bolo de cenoura com brigadeiro fofinho e delicioso - Minha Receita

Matérias

6 dicas para fazer um bolo de cenoura com brigadeiro fofinho e delicioso

Matérias

Matérias e dicas

6 dicas para fazer um bolo de cenoura com brigadeiro fofinho e delicioso

Bolo de cenoura com brigadeiro é uma receita fácil e deliciosa

Por Minha Receita

O bolo de cenoura com brigadeiro fofinho é uma receita de dar água na boca para servir um café da manhã especial ou receber alguém para o lanche da tarde. Embora tenha um preparo simples, para conseguir uma massa úmida e fofinha, além de uma calda de brigadeiro brilhante, alguns truques são importantes durante a receita. Fatores como a escolha da margarina, a atenção com o tempo e o preaquecimento do forno e uma cobertura de brigadeiro adequada influenciam no resultado do bolo. 

Separamos 6 dicas que vão te ajudar a fazer a receita perfeita, incluindo algumas dicas a mais para fazer um bolo de cenoura com brigadeiro dentro, caso você queira inovar no preparo. Confira!

Dica 1) Como fazer bolo de cenoura com brigadeiro: aposte em uma boa margarina

Para que a receita de bolo de cenoura com brigadeiro fique realmente úmida e macia, a Margarina Doriana Cremosa sem Sal é o ingrediente ideal e deve ser usada no lugar do óleo ou da manteiga. Ela  consegue deixar a massa ainda mais saborosa, retendo a umidade do bolo mesmo depois do tempo de forno, com uma cremosidade extra. Você só precisa usar a quantidade certa do ingrediente e aproveitá-lo também na hora de untar a forma, para que o bolo não grude.

Dica 2) Separe os ingredientes da massa do bolo de cenoura

Na hora de preparar a massa, uma boa dica para evitar que o bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro fique solado é manter a proporção dos ingredientes. Você pode dar preferência às cenouras picadinhas (ao invés de raladas) e dosar a quantidade de açúcar refinado. Dá uma olhada na nossa receita:

  • 4 ovos
  • ½ xícara (chá) de margarina Doriana Cremosa sem Sal derretida
  • 1 xícara e ¼ (chá) de cenouras descascadas e picadas (300 g)
  • 1 xícara e ½ (chá) de açúcar refinado
  • 2 xícaras e ½ (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Dica 3) Para deixar o bolo de cenoura mais leve, bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos

Para fazer uma massa leve, aerada e super fofinha é preciso bater todos os ingredientes no liquidificador (exceto a farinha de trigo e o fermento) por pelo menos cinco minutos. Isso ajuda a incorporar o ar à receita, deixando o bolo de cenoura com brigadeiro na textura ideal. 

O modo de preparo é simples: primeiro, derreta a margarina no microondas e coloque os ovos, a cenoura picada e o açúcar no liquidificador. Adicione a margarina Doriana derretida e bata por 5 minutos. Na sequência, despeje a mistura em uma tigela e incorpore a farinha de trigo com a ajuda de uma peneira, para obter uma massa lisa. Por último, adicione o fermento e misture com uma colher.

Dica 4) Preaqueça o forno a 180ºC por 15 minutos e, depois de assar o bolo de cenoura com brigadeiro, use a técnica do palito

Quando a massa estiver bem misturada e homogênea, unte uma forma redonda com furo no meio com margarina e farinha e preaqueça o forno a 180ºC por 15 minutos para conseguir a temperatura ideal. Depois, despeje a massa na forma, coloque o bolo fofinho e molhadinho na grade mais baixa do forno e deixe um alarme cronometrado para o tempo de 40 minutos. Para verificar se o bolo está pronto, espete um palito bem no centro da massa e desça até o final. Se sair lisinho, sua massa ficou perfeita!

Dica 5) Um bolo de cenoura com brigadeiro fofinho e delicioso precisa de uma cobertura saborosa

A cobertura do bolo de chocolate com brigadeiro é o toque final da receita e não precisa de muitos ingredientes: para fazer um brigadeiro rápido, basta misturar 200 g de chocolate meio amargo picado e derretido em banho-maria com ½ lata de leite condensado e ½ caixa de creme de leite. Misture tudo muito bem, leve para a geladeira para firmar por 10 minutos, misture novamente e volte para a geladeira por mais 10 minutos. Depois, desenforme o bolo de cenoura, coloque no recipiente que você irá servir e finalize com a cobertura. 

Para fazer um bolo de cenoura recheado com brigadeiro, você também pode seguir a receita de brigadeiro tradicional misturando 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de margarina Doriana Cremosa sem Sal e 3 a 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó em uma panela. Basta cozinhar em fogo baixo e mexer constantemente até que o brigadeiro comece a soltar da panela. Depois, adicione ½ caixa de creme de leite e espere esfriar.

Dica 6) Faça furinhos na massa e despeje a cobertura no bolo de cenoura com brigadeiro

Para rechear o bolo e deixar a massa de cenoura com um toque de sabor a mais, faça  alguns furinhos com o garfo ao longo do comprimento e despeje a cobertura, deixando que o brigadeiro entre e se espalhe. Caso queira concentrar o recheio em algumas partes do bolo, faça furos maiores com um canudo ou com a haste de uma colher de pau e, depois, espalhe a cobertura. Antes de servir o bolo, pense também na decoração! Você pode peneirar um pouco de cacau em pó por cima do brigadeiro ou finalizar o bolo de cenoura com raspas de chocolate meio amargo. Fica uma delícia!

Ver mais:

Doces, Bolos e Sobremesas Lanches

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
12.Aug

Almoço de Dia dos Pais

Sobremesa Dia dos Pais: 10 receitas deliciosas para comemorar a data

Image Card
26.Jul

Dicas de Cozinha

5 receitas fáceis e deliciosas que tem sabor de almoço na casa da avó

Image Card
26.Jul

Dicas de Cozinha

Fondue de chocolate: 3 dicas imperdíveis para deixar a receita ainda mais gostosa

Image Card
22.Jul

Dicas de Cozinha

Receita de bolo de milho verde de lata no liquidificador. Fácil e rápida!

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas