img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

6 dicas para fazer um churrasco gourmet perfeito

Dicas imperdíveis para o churrasco perfeito

Por Minha Receita

Que tal transformar o churrasco em casa em uma experiência de churrasco gourmet? Para elevar o nível do almoço de sábado e surpreender a família e os amigos com novos sabores, você pode apostar em diferentes opções de cortes de carne de porco e frango temperados, além da carne bovina, e investir em bons acompanhamentos para churrasco, elaborados com um toque gourmet. Para te ajudar a fazer o churrasco perfeito no fim de semana, separamos algumas dicas. Confira!

Dica 1) Aposte em cortes suínos para fazer um churrasco gourmet

Para agregar ainda mais sabor e variedade ao churrasco gourmet, os cortes suínos não podem ficar de fora. Além de proporcionarem uma nova experiência para os amantes dessa tradição, cortes como costela de porco, panceta, ancho e picanha estão entre as melhores carnes para churrasco suíno. Para fazer isso com excelência, uma boa dica é apostar na nova linha de Churrasco Seara Gourmet. Em busca de novos sabores e experiências cada vez melhor? A Seara reuniu os melhores cortes suínos com os melhores temperos para ter boa performance na churrasqueira. Conheça os principais:

Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet 800g

Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet 800g

Melhor performance na churrasqueira.

  • Costela suína: extremamente macia e suculenta, a Costela Suína com alecrim Seara Gourmet é a primeira opção para fazer o churrasco gourmet perfeito. Marinada em um tempero de alecrim, ela já vem temperada e pode ser preparada na brasa ou na grelha, além de combinar com diversos acompanhamentos para churrasco, como milho e alho assado ou batatese (uma deliciosa mistura de batata cortada em cubos, maionese, azeite, alho, mostarda Dijon e salsinha picada);
Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet 800g

Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet 800g

  • Picanha suína: macia e bem temperada, a Picanha Suína com Alho Seara Gourmet com certeza vai ganhar um destaque no seu churrasco e surpreender os convidados. Temperada ao alho, essa carne foi inspirada no saboroso pão de alho que não pode faltar no churrasco. Para acompanhá-la, vale preparar o pão de alho com pasta artesanal e queijo muçarela como aperitivo ou apostar na batata assada inteira e aberta na churrasqueira. Em seguida, vale a pena regar a batata com um molho feito de azeite e alho.

Dica 2) Sirva a carne de porco para churrasco quando a carne estiver rosada por dentro

Para preservar a suculência e o sabor dos cortes suínos, a carne de porco para churrasco e para outras formas de preparos, deve ficar com uma textura macia e ao ponto. Uma boa referência é o mesmo ponto que as pessoas geralmente apreciam na carne bovina: cortes macios e suculentos, com a cor rosada por dentro. Para prepará-la no churrasco, a dica é virar a carne suína apenas uma vez com a ajuda de um pegador para não furar a peça.

Dica 3) Cortes de frango temperados e linguiças especiais dão um toque diferenciado ao churrasco gourmet

Um churrasco gourmet saboroso também deve contar com bons cortes de frango para churrasco e deliciosas opções de linguiças temperadas e recheadas. 

Coxinha da Asa Buffalo Wings Seara Gourmet 800g

Coxinha da Asa Buffalo Wings Seara Gourmet 800g

A Coxinha Bufallo Seara gourmet conta com ingredientes selecionados e é levemente apimenta, perfeita para seu churrasco.

Para ganhar em sabor e praticidade, a nova linha de Seara Gourmet conta com quatro cortes de aves deliciosos: a Coxinha de Asa Buffalo Wings, que vem um molho apimentado tradicional do churrasco americano, o Meio da Asa com Molho Barbecue, a Sobrecoxa Desossada com Chimichurri e o Coração com Ervas Finas.

Além disso, você também pode surpreender seus convidados com linguiças especiais, como a Linguiça com pimenta biquinho Seara Gourmet, que vem com pimenta biquinho em pedaços e erva-doce em grãos para dar um sabor diferenciado ao churrasco. Além dela, há também a Linguiça de frango com bacon Seara Gourmet, Linguiça com alho-poró Seara Gourmet e Linguiça tipo cuiabana Seara Gourmet, recheada com pedaços de queijo coalho.

Linguiça com pimenta biquinho Seara Gourmet 500g

Linguiça com pimenta biquinho Seara Gourmet 500g

Pimenta biquinho em pedaços e erva-doce em grãos.

Dica 4) Para grelhar as carnes para o churrasco com perfeição, lembre-se de acender o carvão com 1 hora de antecedência

Para fazer o churrasco gourmet perfeito, outra boa dica é atentar-se ao momento ideal de acender o carvão. Nesse caso, para que a churrasqueira esteja pronta para grelhar as carnes, você deve acendê-la com pelo menos uma hora de antecedência. 

Dica 5) Para preparar os cortes de frango para churrasco e as linguiças temperadas, atente-se ao ponto de cada carne 

Diferente dos cortes suínos, os cortes de frango para churrasco, como a coxinha de asa, o meio da asa, a sobrecoxa desossada e o coração de galinha, devem ficar grelhados por fora e completamente cozidos por dentro, sem coloração rosada e também sem ficarem esturricados.

Já quando o assunto são as linguiças temperadas, o ideal é que elas fiquem super macias e suculentas, com uma crosta levemente crocante e dourada por fora quando preparadas na churrasqueira. Na hora de servir, corte-a na diagonal para aproveitar a suculência da carne.

Dica 6) Aposte em acompanhamentos diferentes para o seu churrasco gourmet

Para tornar a experiência ainda mais gourmet, que tal preparar acompanhamentos para churrasco diferentes? Acrescente molhos para churrasco que combinem com os diferentes cortes suínos, bovinos e frango, como barbecue, mostarda e mel, chimichurri e um delicioso molho de ervas finas com limão. 

Para não abrir mão dos clássicos, incremente as opções tradicionais adicionando mais alguns ingredientes no cardápio de churrasco gourmet. Você pode transformar a farofa de ovos tradicional em uma farofa de bacon com pão de forma, ervas, especiarias e chips de parmesão. Já no lugar do arroz branco, prepare um saboroso arroz de linguiça. Você também pode substituir o vinagrete tradicional por salsa criolla: basta picar alguns tomates, salsinha, cebolinha, alho e cebola roxa fatiada, depois, temperar a mistura com vinagre, azeite de oliva, limão tahiti ou siciliano, sal, pimenta-do-reino a gosto e pimenta calabresa seca. Acompanhamentos como batatas rústicas assadas, cuscuz marroquino, espiga de milho assada com manteiga de ervas finas e cebolas caramelizadas com açúcar mascavo e shoyu são outras deliciosas alternativas.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
15.Oct

Carne Suína

Carnes para feijoada: veja como escolher os melhores salgados para o prato

Image Card
15.Oct

Carne Suína

10 receitas com lombo suíno para investir no cardápio da semana

Image Card
14.Oct

Carne Suína

Como fazer escondidinho de carne suína: 6 dicas para preparar o prato

Image Card
14.Oct

Carne Suína

4 dicas para fazer panceta a pururuca

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas