img-facebook

Matérias

Matérias

6 dicas para fazer uma massa de coxinha simples e saborosa

Aprenda a preparar a tradicional coxinha de frango e de outros sabores

Por Minha Receita

Um salgado que representa o Brasil mais do que futebol e samba é, sem dúvidas, a coxinha de frango! Existem várias receitas diferentes, algumas com ingredientes tradicionais e outras com um toque mais ousado, como é o caso da coxinha de batata. Não importa qual seja a escolha, o grande segredo da receita está na massa, que deve ser sequinha e crocante por fora, mas cremosa e bem recheada por dentro.

E como fazer massa de coxinha, afinal? Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de todo mundo que tenta se aventurar na cozinha para preparar o salgadinho. Se esse é o seu caso, não se preocupe: reunimos 6 dicas para quem quer aprender como fazer massa de coxinha de um jeito prático, rápido e com muito sabor e crocância!

1) Receita de massa de coxinha: siga o  passo a passo para não errar

Margarina cremosa com sal Doriana 250g

Margarina cremosa com sal Doriana 250g

Antes de tudo, é preciso separar os ingredientes para fazer uma massa de coxinha simples, mas bem gostosa! Você vai precisar de:

O modo de preparo é bem tranquilo: o primeiro passo é colocar em uma panela a água (pode usar parte do que sobrou do cozimento do frango que será usado no recheio), a margarina Doriana, o caldo de galinha e o sal. Misture os ingredientes até ferver e logo depois abaixe o fogo para acrescentar a farinha de trigo peneirada. É importante mexer bastante e sem parar com uma colher de pau até a massa de coxinha adquirir um aspecto homogêneo e desgrudar do fundo da panela.

Com a massa pronta, é hora de rechear! Existem várias receitas que você pode colocar em prática nessa hora, como o fondue de coxinha com queijo.

2) Massa de coxinha com batata é uma receita que pode te surpreender

Além da receita de massa de coxinha acima, uma outra receita que tem se tornado cada vez mais popular utiliza um outro ingrediente muito queridinho por todos nós, que é a batata. Sim, é isso mesmo: a massa de coxinha com batata é uma possibilidade e o resultado é de dar água na boca. Nesse caso, os ingredientes para uma massa de coxinha simples são:

  • 500g de batata-baroa amassada
  • 1kg de farinha de trigo
  • Sal a gosto

A coxinha de frango com batata-baroa deve ser preparada da seguinte forma: primeiro, pegue o caldo do cozimento do frango e leve ao forno médio. Quando ferver, é só acrescentar um pouquinho de sal e adicionar a farinha de trigo sem parar de mexer. Depois que a massa soltar da panela, é só pegar uma vasilha e misturá-la com a batata baroa amassada, formando uma nova massa. É importante que a consistência seja homogênea.

3) Aproveite o caldo do recheio para dar ainda mais sabor à massa de coxinha simples

Não importa se você vai fazer uma massa de coxinha tradicional ou com batata: um dos grandes segredos para que essa parte externa fique ainda mais saborosa é usar o caldo do recheio no seu preparo em vez de água. Com a coxinha de frango especial Seara, tanto o recheio quanto o sabor da própria massa ficam em evidência e deixam todo mundo querendo mais. Por isso essa acaba sendo uma dica muito valiosa! A única atenção é ter cuidado para não deixar o recheio muito seco, uma vez que a água presente no frango que vai deixar bem cremoso por dentro.

4) É recomendado deixar a massa de coxinha simples descansar antes da fritura

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre a receita de massa de coxinha, um outro truque que pode deixar o resultado ainda melhor é muito simples: deixe a massa descansar. O ideal é que ela fique por um tempinho no congelador, cerca de 1 hora já é suficiente para isso. Esse é um cuidado que acaba deixando a coxinha bem crocante porque ela consegue aderir melhor ao recheio durante a fritura.

5) A ordem do empanamento faz diferença no resultado da coxinha

Na hora de empanar, é importante fazer tudo na ordem certa! Caso contrário, a massa pode ficar mole e sem crocância. Então, depois de rechear a coxinha e finalizar o seu molde, o empanamento é um ponto crucial para que a casca fique deliciosa e crocante. Esse processo, por sua vez, precisa de apenas três ingredientes: farinha de trigo, ovo e farinha panko. Para empanar, é só passar a coxinha primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha panko, que é a mais indicada para esse tipo de fritura.

6) Como fazer massa de coxinha: a temperatura do óleo é outro ponto importante

Essa é aquela dica que todo mundo já sabe, mas não custa nada reforçar. Antes de fritar a coxinha, verifique a temperatura do óleo para saber se já está quente o suficiente para iniciar os trabalhos. Uma forma de fazer isso é colocando um pedaço de pão na frigideira e se ele dourar em 40 segundos, é porque está na temperatura ideal para a fritura. Se demorar mais do que isso, o óleo ainda está esquentando.

Ver mais:

Dicas de Cozinha Lanches

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
18.Jan

bbb

Acompanhamento para lasanha à bolonhesa: 8 ideias para incrementar a refeição

Image Card
17.Jan

Dicas de Cozinha

Receitas com peixe: 10 opções com filé de tilápia, pescada amarela, merluza e salmão

Image Card
17.Jan

Dicas de Cozinha

5 dicas para fazer um risoto de camarão simples e cremoso

Image Card
17.Jan

Bovinos e Hambúrguer

Receita de hambúrguer gourmet: 10 ideias para experimentar no fim de semana

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas