Matérias

imagem

Matérias

6 sugestões de receitas para fazer com as sobras da ceia de Natal

Ideias deliciosas para você preparar no pós-Natal

Por Minha Receita

Procurando o que fazer com as sobras da ceia de Natal? Nesta época do ano, é inevitável todo mundo comer, sair satisfeito e ainda restar uma montanha de sobras na geladeira após a festa natalina. Por isso, selecionamos 6 receitas práticas para você transformar as sobras de peru, pernil, tender e outras proteínas festivas em refeições verdadeiramente deliciosas – do tradicional salpicão de frango desfiado a um delicioso bolinho de pernil. Confira a seguir:

1. As sobras de tender do Natal rendem uma deliciosa torta caseira de ricota

Entre os pratos da ceia de Natal mais tradicionais, o tender é uma das proteínas mais versáteis. Com ele dá para criar uma variedade de pratos deliciosos, combinar molhos e testar diferentes tipos de temperos. Para as sobras do tender de Natal, uma boa dica é a nossa torta de ricota com tender e cogumelos. Além de ser saborosa e prática de fazer, essa torta caseira tem uma apresentação impecável que combina com diferentes ocasiões. Você pode servi-la no almoço do dia 25, na hora do lanche ou em algum jantar entre o Natal e o Ano Novo.

2. Use as sobras de peru para fazer uma saborosa salada com ovos e abacate

É possível fazer uma série de receitas com sobras de peru – de um simples bolinho a um delicioso arroz de forno. Mas se você está em busca de um prato mais leve, especialmente após a fartura da ceia de Natal, uma salada é uma ótima pedida. Quer uma ideia? Para o molho, bata no liquidificador 50 ml de azeite, 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã, 1 colher (sopa) de mostarda Dijon, 1 colher (sopa) de salsa picada e 1 dente de alho picado. Reserve.

Depois, em uma travessa, disponha as folhas de meio pé de alface, 400 gramas de peru ligeiramente desfiado, 6 ovos cozidos cortados ao meio, 2 abacates médios fatiados e 4 tomates médios, divididos em quatro. Regue com o molho e finalize a salada com um mix de grãos e sementes (chia, gergelim, etc.). 

3. Prepare espetinhos irresistíveis com as sobras das receitas de Natal

Que tal criar deliciosos espetinhos com as sobras de Natal? Aqui estão duas receitas com frango para você se inspirar: o espetinho de frango com molho de ervas, preparado no forno e servido ao lado de batatas ao murro, e o espetinho de frango árabe, que tem a companhia de um saboroso vinagrete de melaço. Se quiser, também é possível preparar espetinhos com as sobras de outras proteínas natalinas. A nossa receita de espetinho de tender assado com espumante, por exemplo, é uma ótima ideia para você experimentar. 

4. Batata recheada com sobras de Fiesta: uma ideia prática para o seu pós-Natal

Para as sobras de Fiesta da ceia de Natal, você pode fazer uma deliciosa receita de batata recheada. Veja como o preparo é simples: depois de lavar e secar 4 batatas grandes, fure vários pontos com um garfo e unte toda a superfície com azeite. Coloque as batatas em uma assadeira grande e leve ao forno a 180 °C por 45 minutos ou até que elas estejam macias. 

Em seguida, corte as batatas ao meio no sentido do comprimento e retire a polpa com uma colher, deixando cerca de 5 mm de espessura em cada casca. Coloque a polpa da batata em uma tigela média e adicione 200 gramas de Fiesta desfiado, ½ xícara de creme de leite, 6 colheres (sopa) de manteiga, ½ xícara de queijo parmesão ralado, ½ colher (chá) de alho em pó, além de sal e pimenta-do-reino a gosto. Amasse tudo com um garfo até atingir a consistência desejada. 

Encha as cascas de batata uniformemente com o recheio de Fiesta e purê. Cubra cada batata com um pouco de queijo ralado e leve ao forno. Asse por 15 a 20 minutos ou até o queijo derreter. Retire do forno e cubra cada batata com bacon frito em cubinhos. Sirva quente.

5. Transforme o pernil da ceia de Natal em um bolinho gostoso e fácil de fazer

Outra proteína tradicional da ceia de Natal, o pernil pode se transformar em um saboroso bolinho depois da festa. Experimente, por exemplo, a nossa receita de bolinho de pernil com geleia de maçã e pimenta. É, sem dúvida, uma ótima opção para receber os amigos em casa depois do Natal ou incrementar a mesa da confraternização de Ano Novo.

6. Faça um delicioso salpicão com as sobras de frango da ceia de Natal

Quando se trata das sobras da ceia de Natal, o salpicão de frango é um dos pratos mais requisitados do pós-festa. Isso acontece porque, além de saboroso e agradar a todos, ele é um acompanhamento versátil e fácil de fazer. De fato, não é difícil deixar uma receita de salpicão de frango saborosa. Basta desfiar o frango temperado que sobrou da ceia e misturá-lo com os ingredientes de sua preferência (milho, ervilha, cenoura, aipo, maçã, passas, entre outros). Depois é só incorporar a maionese ou iogurte e finalizar o prato com a tradicional batata palha. Mais simples que isso, impossível!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

1.fev

Dicas de Cozinha

Ragu de linguiça: 5 opções de prato para usar a receita

1.fev

Carne Suína

Como fazer costelinha de porco frita

27.jan

100% Vegetal

Comida vegana: 6 receitas fáceis para iniciantes

16.dez

Dicas de Cozinha

Como assar Fiesta Orgânico Seara? Chef da Le Cordon Bleu ensina o passo a passo

Mais Matérias