']) 7 dicas de como fazer hambúrguer artesanal - Minha Receita

Matérias

7 dicas de como fazer hambúrguer artesanal

Matérias

Matérias e dicas

7 dicas de como fazer hambúrguer artesanal

Dicas infalíveis para seu hambúrguer artesanal sair perfeito

Por Minha Receita

Hambúrguer artesanal virou paixão dos brasileiros, não tem como negar! E o melhor desse vício culinário é que cada vez mais ele vem sendo feito em casa. Pois é, não é preciso recorrer às hamburguerias para matar a vontade de saborear aquele blend suculento, recheado de molhos caseiros, queijo, bacon e o que mais a sua fome quiser! Por aqui não faltam receitas de hambúrguer artesanal gourmet para escolher a que mais combina com você ou seus convidados. Ficou com água na boca e vontade de se aventurar na cozinha? Confira 7 dicas de como fazer hamburguer artesanal!

Dica 1 – Comece escolhendo o melhor tipo de carne para o seu hambúrguer artesanal

Um verdadeiro hambúrguer artesanal começa com a escolha de uma boa carne de hambúrguer. Você pode criar o seu próprio blend ou comprar hambúrgueres gourmet prontos para ter mais praticidade na cozinha. O bom é que a qualidade é a mesma! Se você ainda não está por dentro das diferenças entre os blends Angus, carne de picanha e hambúrguer vegetal, a gente te ensina. Dá uma olhada: 

Gran Angus Burger Seara Gourmet 400g

Gran Angus Burger Seara Gourmet 400g

O Gran Angus Burguer Seara Gourmet é feito com carne 100% angus, raça de gado escocesa conhecida por seu sabor, maciez e textura superiores. Além do seu sabor e textura incríveis, é quatro vezes mais alto do que os hambúrgueres convencionais, não leva nenhum conservante artificial em sua produção e não contém sal, permitindo você dar o seu toque final.

Angus: é uma raça bovina de origem escocesa que tem altíssima qualidade por ter um nível superior de marmoreio, ou seja, de gordura intramuscular. Essa característica confere mais umidade ao hambúrguer de angus durante o cozimento, especialmente sob altas temperaturas. Por aqui, a carne de Angus já apareceu no Hambúrguer Angus com Geleia de Bacon e no Hambúrguer Angus com Champignons, com o Gran Angus Burger Seara Gourmet – feito com carne 100% angus e quatro vezes mais alto que os hambúrgueres convencionais. Esse hambúrguer gourmet não leva nenhum conservante artificial em sua produção e também não contém sal, então você precisa temperá-lo antes do preparo, ok?

Picanha: por causa da capa de gordura característica do corte, o hambúrguer de picanha é macio e suculento. Você pode preparar o blend de picanha na churrasqueira, na frigideira ou no forno. Quer uma inspiração? Dê só uma olhada no Hambúrguer de Picanha Com Queijo Coalho e Vinagrete e no Gran Picanha Burger Seara Gourmet com Cheddar e Tiras de Bacon.

Hambúrguer vegetal: um hambúrguer gourmet não precisa necessariamente ser feito de carne. É possível encontrar excelentes opções de hambúrgueres vegetais nos supermercados. Os tipos mais conhecidos são o hambúrguer de soja e o hambúrguer de ervilhas, que contam com sabor, textura e aparência de carne ou de frango! Ainda duvida? Espia só essa receita de Incrível Burger Seara Gourmet Com Crosta de Alho e Alecrim!

Hambúrguer de cogumelos: super gostoso e diferente, ele é uma opção saborosa para quem não come carne ou para quem simplesmente adora shitake, shimeji e cogumelo paris! A nossa sugestão fica por conta do Mix de Cogumelos Burger Seara, que tem um empanamento temperado e crocante. Confira só essa receita de Hambúrguer de Cogumelos com Queijo Branco Tostado

Frango: o hambúrguer de frango pode ser feito apenas com peito, com coxa e sobrecoxa ou com uma combinação de diferentes cortes de frango moídos. O interessante é que a carne do hambúrguer de frango costuma ter temperos mais ousados, incluindo ervas e especiarias, e pode ser ser revestida com empanados crocantes. Confira como ficou esse Hambúrguer de Frango Seara Gourmet com Mel de Bacon!

Dica 2 – Use uma superfície bem quente para preparar o blend de hambúrguer artesanal

Se a ideia é aprender como fazer hambúrguer artesanal, você precisa saber o jeito certo de cozinhar o seu blend. Você pode prepará-lo na chapa, na frigideira ou na grelha, e a dica mais importante é que a superfície esteja bem quente para cozinhar a carne uniformemente e ainda garantir aquela crosta douradinha e crocante. Se você gostar do sabor defumado, coloque o seu hambúrguer na grelha: ela permite esse sabor defumado que é capaz de entregar um paladar diferenciado ao hambúrguer artesanal caseiro. 

Dica 3 – Aprenda a fritar o bacon do jeito certo para garantir a crocância perfeita do hambúrguer artesanal

Hambúrguer sem bacon é praticamente impossível! E você pode prepará-lo usando diferentes tipos de corte, como bacon fatiado, em cubos, double smoked e até o formato redondo. E saber fritar o bacon do jeito certo faz toda a diferença. A primeira dica para esse processo é usar uma frigideira de inox ou ferro fundido antiaderente. O próximo truque é colocar o bacon na frigideira ainda fria para que ele não agarre tão rápido. Pronto, você já pode ligar o fogo em temperatura média-baixa e deixar a gordura se desintegrar lentamente. 

Depois disso, o bacon começará a chiar e a ficar mais transparente, e tudo o que você precisa fazer é esperar que as fatias naturalmente se soltem da frigideira, com facilidade. Quando o bacon começar a dobrar e enrolar, use o pegador para virar cada fatia e continue virando até que os dois lados estejam dourados por igual. Quanto mais tempo de cozimento, mais crocante o bacon ficará. Depois disso, está liberado retirar o bacon e montar no seu hambúrguer artesanal! 

Dica 4 – A hora certa de colocar o queijo na carne do hambúrguer artesanal 

Após selecionar as carnes e fritar o bacon, o próximo passo é pensar no queijo e saber como colocá-lo do jeito certo no seu hambúrguer. Queijo cheddar, muçarela, prato, gruyère, gouda, gorgonzola e muçarela de búfala são ótimas escolhas e a dica é colocá-los sobre a carne ainda quente, na chapa, frigideira ou grelha, para que derreta perfeitamente. 

Dica 5 – Solte a criatividade e aposte em diferentes tipos de molho para hambúrguer artesanal

Ketchup, mostarda e maionese são os clássicos quando o assunto é molho para hambúrguer, mas se a ideia é preparar um artesanal em casa, por que não ousar na escolha dos condimentos? Há vários tipos de molhos para hambúrguer que você pode fazer. Confira alguns e inspire-se nestas receitas incríveis:  

Molho de Maionese Caseira: É o molho de hambúrguer perfeito para sair do básico! Em um liquidificador ou mixer, bata 1 ovo e 1 gema até espumar. Adicione azeite vagarosamente, em fio, até obter uma maionese firme e cremosa. Junte 1 dente de alho e suco de 1 limão siciliano até obter um creme homogêneo. Transfira a mistura para uma vasilha com tampa, junte aneto, acerte o sal e a pimenta-do-reino e pronto! 

Molho de Mel de Bacon: Molho para hambúrguer ideal para quem adora o paladar agridoce! Corte o bacon em pedaços bem pequenos, frite e coloque-o sobre um papel toalha para absorver o excesso de gordura. Em uma panela, coloque mel, gengibre, laranja e volte com o bacon em fogo médio até engrossar.

Molho de Gorgonzola: Perfeito para quem gosta de um sabor mais forte. Amasse o queijo gorgonzola com o auxílio de um garfo e leve a uma panela pequena em fogo baixo para derreter por cerca de 2 minutos. Adicione o creme de leite, mexa bem e reserve. O molho vai esfriar e tomar a consistência ideal naturalmente. 

Molho de Tomate Fresco: Saudável e bem levinho! Em uma panela, adicione azeite, alho, cebola e refogue com tomates italianos em cubos. Coloque sal e pimenta-do-reino a gosto, e cozinhe por 10 minutos. O molho está pronto! 

Dica 6 – Varie o pão de hambúrguer e conheça os favoritos do mercado 

A gente já contou por aqui como escolher o melhor pão de hambúrguer para a sua receita. É que essa parte faz toda a diferença, já que dá para variar o famoso pão brioche, aquele que você encontra no supermercado pronto para receber o seu blend. Por isso, considere variar o pão e ir além das opções tradicionais. O pão australiano, por exemplo, que tem uma aparência mais escura e sabor agridoce, combina super bem com carnes bovina e suína, como o hambúrguer de costela caprichado nos molhos barbecue e cebola caramelizada. Já os pães coloridos são ótimas opções para tornar a preparação do hambúrguer mais divertida, além de conter ingredientes específicos: o pão verde conta com pimentão verde, enquanto o pão roxo costuma ter cebolas roxas ou beterraba. Já o pão vermelho ou rosa leva pimenta biquinho ou pimenta dedo-de-moça, como você pode conferir nesta receita de Duplo Burger Bacon com Picles de Cebola Roxa e Queijo Cheddar.

Dica 7 – Na hora de montar o hambúrguer artesanal, não esqueça de selar o pão

Por último mas não menos importante, lembre-se: é ideal tostar os pãezinhos para criar uma blindagem contra os molhos – sem contar que ainda realça o sabor dos hambúrgueres! Para selar o pão de hambúrguer, você só precisa espalhar uma camada generosa de manteiga nas duas partes e colocar o lado cortado para baixo em uma frigideira por alguns segundos. Dessa forma, você cria uma blindagem que impede que o pão fique molhado quando você for saborear o seu hambúrguer artesanal.

Você pode montar o seu hambúrguer seguindo as dicas do vídeo abaixo:

Gostou das dicas? Aproveite para colocá-las em prática no próximo fim de semana! 

Ver mais:

Bovinos e Hambúrguer Hambúrguer Gourmet Receitas Gourmet

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
11.Aug

Bovinos e Hambúrguer

Hambúrguer na airfryer: aprenda o modo de preparo simples e rápido

Image Card
09.Aug

Bovinos e Hambúrguer

Receita de almôndegas: 6 pratos suculentos para fazer no almoço de domingo

Image Card
14.Jun

Aves

8 receitas práticas para fazer na airfryer quando se tem pouco tempo

Image Card
14.Jun

Bovinos e Hambúrguer

X-calabresa perfeito: 5 ideias para fazer um hambúrguer com linguiça suculento

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Burrito Tex-Mex com Chilli 400g

Burrito Tex-Mex com Chilli 400g

Inspirado na tradicional receita mexicana, o delicioso Burrito Tex Mex com Chilli traz a combinação perfeita da carne, queijo e feijão temperados com alho e cebola e a irresistível picância das pimentas Chilli - original da África Ocidental, e Jalapeño - original do México, de sabor e presença marcantes!

Texas burguer 672g

Texas burguer 672g

O Hambúrguer Texas Seara é feito com carnes selecionadas, somadas à combinação de um delicioso tempero da Seara. Todo esse cuidado com o preparo resulta em um alimento saboroso, ideal para almoços e jantares, ou para ser usado como ingrediente de um delicioso sanduíche. Também disponível na versão a granel.

Lasanha bolonhesa Seara 600g

Lasanha bolonhesa Seara 600g

O segredo da Lasanha à Bolonhesa Seara está no sabor caseiro do molho à bolonhesa preparado cuidadosamente com carne bovina selecionada e moída no momento do preparo. O sabor é realçado pelo molho de tomate refogado com alho, cebola, salsinha e pimenta-do-reino. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Lasanha bolonhesa Seara 350g

Lasanha bolonhesa Seara 350g

Hamburguer de frango Seara 672g

Hamburguer de frango Seara 672g

O Hamburguer de Frango Seara é feito com Frango Seara sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira. É temperado com salsa, cebolinha e orégano, transformando sua refeição em um momento delicioso.

Hamburguer bovino Seara 672g

Hamburguer bovino Seara 672g

O hamburguer é feito com carne 100% bovina seleciona e fica uma delícia feito na chapa ou na grelha.

Lasanha bolonhesa Seara 1kg

Lasanha bolonhesa Seara 1kg

A Lasanha à Bolonhesa Seara de 1 kg é ideal para uma refeição recheada com bons momentos para serem compartilhados. O prato é feito em tamanho família é preparado cuidadosamente com carne bovina selecionada e moída no momento do preparo. O sabor é realçado pelo molho de tomate refogado com alho, cebola, salsinha e pimenta-do-reino. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Picanha Burger Seara Gourmet 360 g

Picanha Burger Seara Gourmet 360 g

Uma grande explosão de sabor, assim é o Picanha Burger Seara Gourmet. Elaborado com 100% carne bovina, quatro vezes mais alto que os convencionais, de preparo rápido e prático. Ainda pode ser temperado a seu gosto, resultando em um final delicioso e incomparável.

Kibe Seara 500g

Kibe Seara 500g

O Kibe Seara é feito com carne 100% bovina selecionada, moída no momento do preparo, e temperado como a tradicional receita árabe: com notas suaves e refrescantes de hortelã e ervas.

Toscana burger Seara Gourmet 360g

Toscana burger Seara Gourmet 360g

1º hambúrguer de toscana do Brasil. 180G de pura carne suína. Sabor único que vai conquistar você!

Almôndega Seara 500g

Almôndega Seara 500g

A Almôndega Seara é feita com carne 100% bovina selecionada, moída no momento do preparo, e suavemente temperada com um toque de ervas finas.

Bacon Burger tradicional Seara Gourmet 360g

Bacon Burger tradicional Seara Gourmet 360g

Criado especialmente para os amantes de hambúrguer e bacon! Seu sabor é único, pois é feito apenas com 2 ingredientes: carne bovina e bacon moídos juntos e assim transformam qualquer hambúrguer em uma explosão de sabor.

Toscana burger Seara Gourmet 360g

Toscana burger Seara Gourmet 360g

1º hambúrguer de toscana do Brasil. 180G de pura carne suína. Sabor único que vai conquistar você!

Bacon em cubos Seara Gourmet 140g

Bacon em cubos Seara Gourmet 140g

O bacon em cubos é cozido e defumado por 4 horas. Possui mais sabor devido ao maior tempo de cura. Cubos padronizados, o toque final da sua receita.

Linguiça apimentada Seara Gourmet 450g

Linguiça apimentada Seara Gourmet 450g

Pimenta preta, pimenta rosa, pimenta branca e pimenta jalapeño.

Salame italiano fatiado Seara Gourmet 100g

Salame italiano fatiado Seara Gourmet 100g

O Salame Italiano Seara é feito artesanalmente com cortes nobres de carne suína e especiarias naturais selecionadas. Já vem fatiado para maior praticidade.

Salame hamburguês fatiado Seara Gourmet 100g

Salame hamburguês fatiado Seara Gourmet 100g

O Salame Hamburguês Seara é feito artesanalmente com cortes nobres de carne suína e especiarias naturais selecionadas.

Pizza margherita Seara Gourmet 450g

Pizza margherita Seara Gourmet 450g

A Pizza Artesanal Margherita Seara Gourmet é feita com muito capricho! Após 24 horas de fermentação natural, sua massa é aberta manualmente. O molho é feito com tomate importado da Itália e coberto com mussarela e manjericão fresco. E para finalizar, é assada em forno à lenha, o que garante uma borda crocante por fora e macia por dentro!

Pizza calabrese Seara Gourmet 450g

Pizza calabrese Seara Gourmet 450g

A Pizza Artesanal Calabrese Seara Gourmet é feita com muito capricho! Após 24 horas de fermentação natural, sua massa é aberta manualmente. O molho é feito com tomate importado da Itália e coberto com mussarela, linguiça calabresa e cebola roxa. E para finalizar, é assada em forno à lenha, o que garante uma borda crocante por fora e macia por dentro!

Linguiça com pimenta biquinho Seara Gourmet 500g

Linguiça com pimenta biquinho Seara Gourmet 500g

Pimenta biquinho em pedaços e erva-doce em grãos.

Linguiça com alho poró Seara Gourmet 500g

Linguiça com alho poró Seara Gourmet 500g

Alho natural e pedaços de alho-poró.

Lasanha bolognese Seara Gourmet 800g

Lasanha bolognese Seara Gourmet 800g

A Lasanha Bolognese foi feita para surpreender os paladares mais exigentes: é a mais alta do mercado, com seis camadas de recheio. Sua receita foi criada exclusivamente para ir do freezer direto para o forno. É montada manualmente, camada a camada, e seu recheio é feito com pura carne bovina moída, refogada com bacon, cebola, alho, salsinha, manjericão, pimenta-preta e polpa de tomate. O toque final? Uma deliciosa cobertura de muçarela e parmesão para dar aquele gratinado. É como se fosse feita em casa!

Salame com borda pimenta Seara Gourmet 100g

Salame com borda pimenta Seara Gourmet 100g

Borda de pimenta-preta em grãos. Maturado com vinho.

Salame Tipo Italiano 100g

Salame Tipo Italiano 100g

Feito artesanalmente, com maturação lenta e adição de vinho.