Matérias

imagem

Matérias

7 dicas de como fazer hambúrguer artesanal

Dicas infalíveis para seu hambúrguer artesanal sair perfeito

Por Minha Receita

Hambúrguer artesanal virou paixão dos brasileiros, não tem como negar! E o melhor desse vício culinário é que cada vez mais ele vem sendo feito em casa. Pois é, não é preciso recorrer às hamburguerias para matar a vontade de saborear aquele blend suculento, recheado de molhos caseiros, queijo, bacon e o que mais a sua fome quiser! Por aqui não faltam receitas de hambúrguer artesanal gourmet para escolher a que mais combina com você ou seus convidados. Ficou com água na boca e vontade de se aventurar na cozinha? Confira 7 dicas de como fazer hamburguer artesanal!

Dica 1 – Comece escolhendo o melhor tipo de carne para o seu hambúrguer artesanal

Um verdadeiro hambúrguer artesanal começa com a escolha de uma boa carne de hambúrguer. Você pode criar o seu próprio blend ou comprar hambúrgueres gourmet prontos para ter mais praticidade na cozinha. O bom é que a qualidade é a mesma! Se você ainda não está por dentro das diferenças entre os blends Angus, carne de picanha e hambúrguer vegetal, a gente te ensina. Dá uma olhada: 

Angus: é uma raça bovina de origem escocesa que tem altíssima qualidade por ter um nível superior de marmoreio, ou seja, de gordura intramuscular. Essa característica confere mais umidade ao hambúrguer de angus durante o cozimento, especialmente sob altas temperaturas. Por aqui, a carne Angus já apareceu no Hambúrguer Angus com Geleia de Bacon e no Hambúrguer Angus com Champignons.

Picanha: por causa da capa de gordura característica do corte, o hambúrguer de picanha é macio e suculento. Você pode preparar o blend de picanha na churrasqueira, na frigideira ou no forno. Quer uma inspiração? Dê só uma olhada no Hambúrguer de Picanha Com Queijo Coalho e Vinagrete e no Gran Picanha Burger Seara Gourmet com Cheddar e Tiras de Bacon.

Hambúrguer vegetal: um hambúrguer gourmet não precisa necessariamente ser feito de carne. É possível encontrar excelentes opções de hambúrgueres vegetais nos supermercados. Os tipos mais conhecidos são o hambúrguer de soja e o hambúrguer de ervilhas, que contam com sabor, textura e aparência de carne ou de frango! Ainda duvida? Espia só essa receita de Incrível Burger Seara Gourmet Com Crosta de Alho e Alecrim!

Hambúrguer de cogumelos: super gostoso e diferente, ele é uma opção saborosa para quem não come carne ou para quem simplesmente adora shitake, shimeji e cogumelo paris! A nossa sugestão fica por conta do Mix de Cogumelos Burger Seara, que tem um empanamento temperado e crocante. Confira só essa receita de Hambúrguer de Cogumelos com Queijo Branco Tostado

Frango: o hambúrguer de frango pode ser feito apenas com peito, com coxa e sobrecoxa ou com uma combinação de diferentes cortes de frango moídos. O interessante é que a carne do hambúrguer de frango costuma ter temperos mais ousados, incluindo ervas e especiarias, e pode ser ser revestida com empanados crocantes. Confira como ficou esse Hambúrguer de Frango Seara Gourmet com Mel de Bacon!

Dica 2 – Use uma superfície bem quente para preparar o blend de hambúrguer artesanal

Se a ideia é aprender como fazer hambúrguer artesanal, você precisa saber o jeito certo de cozinhar o seu blend. Você pode prepará-lo na chapa, na frigideira ou na grelha, e a dica mais importante é que a superfície esteja bem quente para cozinhar a carne uniformemente e ainda garantir aquela crosta douradinha e crocante. Se você gostar do sabor defumado, coloque o seu hambúrguer na grelha: ela permite esse sabor defumado que é capaz de entregar um paladar diferenciado ao hambúrguer artesanal caseiro. 

Dica 3 – Aprenda a fritar o bacon do jeito certo para garantir a crocância perfeita do hambúrguer artesanal

Hambúrguer sem bacon é praticamente impossível! E você pode prepará-lo usando diferentes tipos de corte, como bacon fatiado, em cubos, double smoked e até o formato redondo. E saber fritar o bacon do jeito certo faz toda a diferença. A primeira dica para esse processo é usar uma frigideira de inox ou ferro fundido antiaderente. O próximo truque é colocar o bacon na frigideira ainda fria para que ele não agarre tão rápido. Pronto, você já pode ligar o fogo em temperatura média-baixa e deixar a gordura se desintegrar lentamente. 

Depois disso, o bacon começará a chiar e a ficar mais transparente, e tudo o que você precisa fazer é esperar que as fatias naturalmente se soltem da frigideira, com facilidade. Quando o bacon começar a dobrar e enrolar, use o pegador para virar cada fatia e continue virando até que os dois lados estejam dourados por igual. Quanto mais tempo de cozimento, mais crocante o bacon ficará. Depois disso, está liberado retirar o bacon e montar no seu hambúrguer artesanal! 

Dica 4 – A hora certa de colocar o queijo na carne do hambúrguer artesanal 

Após selecionar as carnes e fritar o bacon, o próximo passo é pensar no queijo e saber como colocá-lo do jeito certo no seu hambúrguer. Queijo cheddar, muçarela, prato, gruyère, gouda, gorgonzola e muçarela de búfala são ótimas escolhas e a dica é colocá-los sobre a carne ainda quente, na chapa, frigideira ou grelha, para que derreta perfeitamente. 

Dica 5 – Solte a criatividade e aposte em diferentes tipos de molho para hambúrguer artesanal

Ketchup, mostarda e maionese são os clássicos quando o assunto é molho para hambúrguer, mas se a ideia é preparar um artesanal em casa, por que não ousar na escolha dos condimentos? Há vários tipos de molhos para hambúrguer que você pode fazer. Confira alguns e inspire-se nestas receitas incríveis:  

Molho de Maionese Caseira: É o molho de hambúrguer perfeito para sair do básico! Em um liquidificador ou mixer, bata 1 ovo e 1 gema até espumar. Adicione azeite vagarosamente, em fio, até obter uma maionese firme e cremosa. Junte 1 dente de alho e suco de 1 limão siciliano até obter um creme homogêneo. Transfira a mistura para uma vasilha com tampa, junte aneto, acerte o sal e a pimenta-do-reino e pronto! 

Molho de Mel de Bacon: Molho para hambúrguer ideal para quem adora o paladar agridoce! Corte o bacon em pedaços bem pequenos, frite e coloque-o sobre um papel toalha para absorver o excesso de gordura. Em uma panela, coloque mel, gengibre, laranja e volte com o bacon em fogo médio até engrossar.

Molho de Gorgonzola: Perfeito para quem gosta de um sabor mais forte. Amasse o queijo gorgonzola com o auxílio de um garfo e leve a uma panela pequena em fogo baixo para derreter por cerca de 2 minutos. Adicione o creme de leite, mexa bem e reserve. O molho vai esfriar e tomar a consistência ideal naturalmente. 

Molho de Tomate Fresco: Saudável e bem levinho! Em uma panela, adicione azeite, alho, cebola e refogue com tomates italianos em cubos. Coloque sal e pimenta-do-reino a gosto, e cozinhe por 10 minutos. O molho está pronto! 

Dica 6 – Varie o pão de hambúrguer e conheça os favoritos do mercado 

A gente já contou por aqui como escolher o melhor pão de hambúrguer para a sua receita. É que essa parte faz toda a diferença, já que dá para variar o famoso pão brioche, aquele que você encontra no supermercado pronto para receber o seu blend. Por isso, considere variar o pão e ir além das opções tradicionais. O pão australiano, por exemplo, que tem uma aparência mais escura e sabor agridoce, combina super bem com carnes bovina e suína, como o hambúrguer de costela caprichado nos molhos barbecue e cebola caramelizada. Já os pães coloridos são ótimas opções para tornar a preparação do hambúrguer mais divertida, além de conter ingredientes específicos: o pão verde conta com pimentão verde, enquanto o pão roxo costuma ter cebolas roxas ou beterraba. Já o pão vermelho ou rosa leva pimenta biquinho ou pimenta dedo-de-moça, como você pode conferir nesta receita de Duplo Burger Bacon com Picles de Cebola Roxa e Queijo Cheddar.

Dica 7 – Na hora de montar o hambúrguer artesanal, não esqueça de selar o pão

Por último mas não menos importante, lembre-se: é ideal tostar os pãezinhos para criar uma blindagem contra os molhos – sem contar que ainda realça o sabor dos hambúrgueres! Para selar o pão de hambúrguer, você só precisa espalhar uma camada generosa de manteiga nas duas partes e colocar o lado cortado para baixo em uma frigideira por alguns segundos. Dessa forma, você cria uma blindagem que impede que o pão fique molhado quando você for saborear o seu hambúrguer artesanal. Gostou das dicas? Aproveite para colocá-las em prática no próximo fim de semana! 

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

4.jan

Bovinos e Hambúrguer

Como fazer hambúrguer caseiro com bacon

2.jan

Aves

Almôndegas, frango empanado em crosta de grãos e mais 3 proteínas para receitas rápidas

2.jan

Bovinos e Hambúrguer

4 comidas rápidas e práticas com almôndegas

3.dez

Bovinos e Hambúrguer

Pão de hambúrguer: como escolher o melhor para a sua receita

Mais Matérias