']) 7 dicas para fazer um salpicão de frango defumado delicioso com a sobra da ave de Natal - Minha Receita

Matérias

7 dicas para fazer um salpicão de frango defumado delicioso com a sobra da ave de Natal

Matérias

Matérias e dicas

7 dicas para fazer um salpicão de frango defumado delicioso com a sobra da ave de Natal

Prato delicioso para aproveitar as sobras da ceia de Natal

Por Minha Receita

Que tal aproveitar as sobras do frango defumado de Natal para preparar um delicioso salpicão no almoço pós-ceia? Ao invés de simplesmente guardar as sobras da ave na geladeira, para criar uma nova receita de salpicão de frango defumado, você só precisa desfiar o frango que sobrou e misturar com ingredientes como milho, ervilha, azeitona e salsão picado. Como a ocasião sugere aproveitar as sobras da ceia, ainda dá para incrementar o salpicão de frango com um toque especial de uva-passas, nozes, castanhas, cream cheese e vários outros elementos que combinam com a festa natalina.

A seguir, nós separamos 7 dicas que vão te ajudar a fazer uma receita de salpicão de frango defumado de sucesso. Confira!

1. Aproveite as sobras do Frango Defumado Seara Gourmet para fazer um salpicão saboroso

Quem é fã de sabores defumados, com certeza adoraria preparar um cardápio para ceia de Natal com o Frango Defumado Seara Gourmet na mesa. Dono de um sabor único e de muita suculência, essa ave natalina passa por um processo de defumação natural que dura aproximadamente 6 horas e meia. Assim, ela se torna a atração principal de diversas receitas de Natal, como o empadão de frango, as saladas natalinas e o tradicional frango assado. Para aproveitá-lo na ceia e usar as sobras para fazer o salpicão de frango defumado, dê uma olhada nas próximas dicas!

2. Salpicão de frango defumado leva cenoura, salsão, azeitonas, maionese, milho, ervilha e maçã verde

Se a sua família preferir um cardápio de Natal tradicional, não deixe de incluir os seguintes ingredientes na receita do salpicão: cenoura, salsão, azeitona, maionese, milho, ervilha e maçã verde. Depois de desfiar o frango na panela de pressão ou manualmente, essa é a combinação de itens que deve fazer parte do seu preparo. Para 300 gramas de frango defumado desfiado, separe 2 unidades de cenoura sem casca cortadas em tiras, 5 talos de salsão (ou aipo) picado, 2 unidades de maçã-verde, 2/3 xícaras (chá) de azeitona verde, 2/3 xícaras (chá) de uva-passa preta, e 1 xícara (chá) de maionese. Para deixar a receita mais cremosa, adicione também 2/3 xícaras (chá) de creme de leite e 2 colheres (sopa) de suco de limão.

3. Incremente a receita de salpicão de frango defumado com nozes, castanhas e frutas secas da ceia de Natal

Sabe aqueles potinhos de oleaginosas e frutas secas que nós adoramos servir como aperitivo para ceia de Natal? Então! Para deixar o salpicão de frango defumado crocante e ainda mais especial, você pode adicionar vários desses itens picadinhos misturados com os outros ingredientes da receita. Quer uma dica? A combinação de castanhas + nozes é bem interessante e costuma fazer sucesso. Mas se você quiser inovar, também vale adicionar pistaches, amêndoas, damascos, tâmaras, ameixas,  figos e, principalmente, uva-passas, que podem dar um sabor adocicado. Escolha o que mais fizer sentido para a sua receita!

4. Troque a maionese pelo cream cheese e prepare um salpicão de frango defumado super cremoso

Que tal trocar a maionese pelo cream cheese e preparar um salpicão de frango defumado com cremosidade extra? Das comidas para ceia de Natal que se destacam pelo sabor, essa certamente está no topo da lista! O cream cheese é um queijo cremoso elaborado a partir de leite e natas que tem um sabor mais suave que a maionese e uma textura ainda mais cremosa, por isso, é ideal para complementar a sua receita de salpicão.

5. Se quiser apostar em uma versão mais leve, use iogurte ou prepare um aioli de mostarda dijon e maionese caseira

Para deixar o seu salpicão de frango defumado mais leve e cremoso, vale a pena combinar o cream cheese com iogurte natural. Essa dica foi feita para aqueles que adoram preparar um almoço leve no pós-ceia e não têm medo de apostar em combinações inusitadas. Também vale combinar a maionese com creme de leite e um pouco de iogurte para fazer um salpicão repaginado ou apostar em um aioli de mostarda Dijon e maionese caseira. Na nossa receita de Salpicão de Frango Defumado Seara Gourmet, nós ensinamos o passo a passo desse preparo. 

6. Finalize o salpicão de frango defumado com batata palha caseira

Nas receitas mais tradicionais, geralmente a batata palha é o ingrediente que finaliza a receita de salpicão de frango, vindo por cima e trazendo crocância. Por aqui, a nossa dica é que você prepare toda a mistura primeiro e depois adicione uma batata palha caseira, para não murchar. Para fazer a batata do zero, rale 3 batatas asterix descascadas no ralo grosso, pegue pequenas porções, seque bem com um pano de prato limpo e frite sob imersão no óleo quente até ficarem douradas. Escorra a gordura no papel toalha e repita a operação até finalizar toda a quantidade de batatas.

7. Para inovar no salpicão de frango, substitua a batata palha por crispy de alho-poró

Parecido com a batata palha, os crispies de alho-poró também trazem crocância, mas faz mais sucesso em uma ceia de Natal gourmet, pois são uma opção diferente. Para preparar, passe tiras finas de alho-poró por um prato com farinha temperada com sal a gosto e pimenta-do-reino preta moída a gosto e frite por imersão em óleo quente até dourar. Depois, cubra o salpicão de frango defumado com os crispies!

Ver mais:

Aves Dicas de Cozinha Fim de ano Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
11.Aug

Aves

Torta de frango cremosa: 6 receitas práticas para jantar durante a semana

Image Card
11.Aug

Aves

6 receitas com frango empanado para o dia a dia

Image Card
11.Aug

Aves

5 receitas com coração de frango que vão além do churrasco

Image Card
10.Aug

Aves

Como fazer moela de frango na pressão: receita simples e rápida

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas