Matérias

Matérias

Matérias e dicas



7 passos para fazer couve flor empanada com casquinha crocante

Receita fácil e rápida para comer como petisco

Por Minha Receita

1/5 - (2 votos)

Aprender como fazer couve-flor empanada é mais fácil do que você imagina, quer ver? Para que o petisco vegano fique com uma casquinha crocante e sequinha, você só precisa de farinha de trigo, água com gás, farinha panko e alguns temperos. Você também pode empanar a couve-flor com ovo, se quiser um petisco vegetariano mais douradinho. Ou, para deixá-lo menos gorduroso, faça a couve flor empanada na airfryer, usando os mesmos ingredientes. Essa é uma boa dica para quem gosta de petiscos baratos e criativos, servidos no happy hour em casa ou no lanche do fim de semana. Confira!

Passo 1) Couve-flor empanada deve ser preparada com ingredientes de qualidade

O primeiro passo para garantir que a couve flor empanada fique crocante e sequinha é apostar em ingredientes de qualidade, como a Couve-Flor Seara Nature. O vegetal tem um sabor suave que pode ser combinado com muitos temperos, além de não conter sódio, nem conservantes. Com a Couve-Flor Seara Nature, você não precisa se preocupar em cortar ou porcionar o vegetal, basta seguir os próximos passos.

Passo 2) Faça uma couve-flor empanada crocante: branqueie o vegetal antes de fritar

O branqueamento é um processo que consiste em cozinhar o vegetal rapidamente em água fervente e, em seguida, mergulhá-lo em água gelada para interromper o cozimento. Isso ajuda a manter a cor, o sabor e a textura da couve-flor empanada.

Para branquear o vegetal, corte-o em pedaços menores e lave com água corrente. Depois, encha uma panela com água, espere ferver e coloque a Couve-Flor Seara Nature. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, retire a couve-flor da panela e transfira imediatamente para um recipiente com água gelada. Conte 5 minutos e escorra bem antes de empanar.

Passo 3) Como fazer couve-flor empanada: use farinha de trigo, água e farinha panko

Se você quiser uma versão do petisco totalmente vegana, a dica é fazer uma massa líquida para empanamento utilizando farinha de trigo e água com gás. Basta temperar a farinha com sal e pimenta-do-reino e ir adicionando aos poucos a água até que fique com a consciência parecida com a de panqueca. Depois, passe a couve-flor na mistura e termine de empanar com a farinha panko.

Passo 4) Para dar mais cor à couve-flor empanada, use ovos e farinha de rosca

Uma dica para deixar a couve-flor empanada bem douradinha é trocar a água com gás e a farinha panko por ovos batidos e farinha de rosca. O passo a passo é o mesmo, mas você deve mergulhar cada pedaço de couve-flor no ovo batido e, por último, na farinha – pressionando delicadamente até que grude bem.

Passo 5) Como temperar a farinha para fazer couve-flor empanada

Para dar mais sabor à sua couve-flor empanada, você pode temperar a farinha de rosca com ervas, pimenta-do-reino, páprica e queijo ralado. Você também pode misturar diferentes temperos para criar um sabor único. Experimente adicionar orégano ou queijo parmesão vegano na farinha panko, para ver como fica uma delícia!

Passo 6) Como fritar a couve-flor empanada: doure o petisco no óleo quente

Para fritar a couve-flor empanada, aqueça o óleo em uma panela funda em fogo médio-alto. Quando estiver quente, adicione os pedaços de couve-flor e deixe fritar por cerca de 3 a 4 minutos, ou até que estejam dourados e crocantes. Retire a couve-flor empanada da panela com uma escumadeira e coloque sobre papel-toalha escorrer o excesso de gordura.

Para garantir que a casquinha fique bem crocante, não deixe o óleo esfriar entre as frituras. Mantenha a temperatura do óleo constante e não coloque muitos pedaços na panela ao mesmo tempo.

Passo 7) Experimente a couve-flor empanada na airfryer para um petisco menos gorduroso

Para uma opção mais saudável, você pode fazer a couve flor empanada na airfryer e até no forno. Basta colocar os pedaços empanados no cesto da fritadeira, untado com um pouco de azeite, e assar até dourar bem, por cerca de 20 minutos. 

No forno, o tempo varia entre 20 a 25 minutos, ou até que estejam dourados e crocantes. A temperatura deve ser de 200ºC. Se preferir, você pode substituir a farinha de rosca por aveia em flocos ou farinha de milho, para uma opção sem glúten. Experimente servir a couve-flor empanada com um molho de iogurte e ervas frescas, ou com um molho de tomate caseiro.

Os comentários estão desativados.

1/5 - (2 votos)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Nature

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

A imagem apresenta uma porção de dobradinha servida em uma panela de barro, típica da culinária brasileira. Na imagem, o caldo tem uma cor dourada, indicando o uso de especiarias e temperos. Um detalhe adicional é a colher que levanta um pedaço da dobradinha, mostrando a textura do prato.
01.Jul

Bovinos

Rúmen bovino: um dos cortes mais consumidos no mundo e você nem sabia

caldo de abóbora com bacon
30.Jun

Dicas de Cozinha

Receitas de inverno: 6 pratos quentinhos e reconfortantes

Ensopado de músculo assado na pressão servido em uma panela branca com batatas e legumes.
30.Jun

Bovinos

Músculo bovino: fonte de proteínas, colágeno e ferro para sua saúde

Duas unidades de Bruschetta de copa com queijo brie em um prato retangular preto. Há um pote de mel ao lado e um utensílio despejando mel por cima do aperitivo. No fundo, do lado direito, um embalagem de copa fatiada seara gourmet e uma faia de queijo brie. Do lado direito, um pão ciabatta inteiro.
30.Jun

Dicas de Cozinha

6 sabores de bruschetta para servir como entrada ou aperitivo

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.