Matérias

imagem

Matérias

Almoço de domingo com carne suína: 5 sugestões de pratos para a família

Deliciosas dicas para incrementar no seu almoço em família

Por Minha Receita

Almoço de domingo é o momento perfeito para caprichar no cardápio, principalmente quando a família está reunida. E que tal surpreender com carne de porco? Lombo, costela, copa lombo e panceta são alguns dos cortes suínos que mais agradam os brasileiros por serem macios, suculentos e fáceis de fazer. O melhor de tudo é que a carne de porco pode ser feita na grelha, no forno, na panela, na frigideira… existe um mundo de possibilidades para você degustar a carne suína. A seguir, você confere 5 opções de pratos com carne de porco para preparar no próximo almoço de domingo. Ah, e nada impede de você mixar os acompanhamentos, viu? A carne de porco é versátil e combina com todas as sugestões listadas abaixo. Confira!

1 – Almoço de domingo como na steakhouse: prepare Costela Barbecue, Cuscuz Marroquino e Legumes Crocantes

Que tal fazer a famosa costela barbecue dos steakhouses no seu almoço de domingo em casa? Com uma carne macia e suculenta que solta facilmente do osso e desmancha na boca, é praticamente impossível resistir a essa perfeição! Para combinar com o paladar agridoce do molho barbecue, você pode escolher as clássicas batatas bolinhas assadas ou sair um pouco do básico: nossa sugestão para surpreender no almoço de domingo é combinar a costela suína com cuscuz marroquino e legumes crocantes. O cuscuz marroquino é uma massa feita de semolina, perfeito para substituir o arroz nas refeições. O legal é que não requer muito tempo de preparo e combina super bem com legumes salteados no sal, pimenta-do-reino e azeite. 

Dica de preparo: aposte nas costelas que já vem prontas para você levar direto do freezer para a geladeira e que já venham regadas com molho barbecue, como a Costela Barbecue Seara Gourmet

2 – Copa Lombo recheada com Farofa de Bacon e Mix de brotos com Presunto Parma é opção gourmet para o almoço de domingo 

Receitas para almoço de domingo também merecem um corte de carne suína mais nobre! E a nossa sugestão é o copa lombo, também conhecido como sobrepaleta. A sua principal característica é uma gordura entremeada entre as fibras do corte, que faz com que a carne ganhe mais sabor e suculência. O mais interessante da copa lombo é que ela permite recheios irresistíveis, como a farofa especial de bacon e azeitonas da Sobrepaleta Fatiada Resfriada da linha Seara Gourmet. Ela é embalada no saco Assa fácil para que você leve o produto direto do freezer para o forno, sem precisar descongelar nem retemperar. Enquanto a carne de porco está no forno, que tal preparar um mix de brotos com presunto parma para deixar o almoço ainda mais completo? Combine maços de brotos de beterraba, rúcula e agrião com frutas como melão e pêra para dar refrescância ao prato. 

3 – Linguiça de pernil pode ser a base de um delicioso e rápido risoto para o almoço de domingo

Se você quer receitas fáceis para o almoço de domingo, vá no risoto de linguiça de pernil, que promete agradar toda a família. Tudo o que você precisa é preparar um caldo de legumes caseiro para garantir um risoto fresco e saudável, e picar a linguiça em pedacinhos bem pequenos para deixar o risoto caprichado. Na nossa receita, a escolhida foi a Linguiça de Pernil com Pimenta Seara Gourmet, que além de ser produzida 100% com carne de pernil, já vem temperada com especiarias naturais e recheada com um mix de pimentas preta, rosa, branca e jalapeño. Perfeito para os fãs de paladar apimentado! O risoto por si só já é um prato completo, mas você também pode preparar uma salada fresca como acompanhamento, como a clássica salada verde ou a salada caprese.  

4 – Experimente uma receita sofisticada para o almoço de domingo em família: Lombo Suíno Wellington envolto no Bacon com Batatas Assadas

Lombo suíno assado envolto no bacon: não tem como resistir, né? Essa forma de preparar o lombo, chamada de “à Wellington”, nada mais é do que preparar o lombo no forno com tiras de bacon ao redor da carne, transformando o lombo em uma massa folheada. Apesar dessa preparação, a gente garante que o processo é rápido e sem mistério: primeiro, você tempera o lombo com alho, mostarda, alecrim, sal e pimenta-do-reino a gosto. Depois, envolve toda a superfície do lombo com as fatias de bacon, cobrindo tudo e prendendo com palitos nas laterais. Em seguida, leve para a assadeira e regue com vinho branco seco para dar ainda mais sabor e maciez. Depois, é só cobrir com papel alumínio e levar ao forno até ficar macio. Para acompanhar essa delícia, aposte em batatas assadas, que você consegue preparar na mesma assadeira do lombo. Prático e gostoso para toda a família! 

5 – Almoço de domingo diferente e saboroso com a receita de Panceta frita e douradinha com creme de espinafre

Panceta suína, também conhecida como barriga de porco, também pode ser uma receita de almoço de domingo saborosa. Ela pode servir tanto como um aperitivo de entrada para o seu prato principal quanto como a protagonista do cardápio. Se essa é a sua ideia, aposte na panceta em tiras fritas com vinho branco seco, como o chef Erick Jacquin ensinou nesta receita. O truque é levar as mesmas tiras de panceta ao forno para garantir uma crosta douradinha e crocante que todo mundo adora. Para combinar, o chef apostou no creme de espinafre com um toque provençal com alho inteiro, cebola, azeite de oliva, tomate, cebola e ervas aromáticas. Para um sabor perfeito, ele usou a Panceta em Tiras da linha Seara Gourmet, que é macia, suculenta e saborosa, além de vir em cortes porcionados para garantir mais praticidade na cozinha. 

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

12.abr

Carne Suína

Como fazer barriga de porco: na panela de pressão, no forno e frita

12.abr

Carne Suína

Como fazer torresmo crocante

12.abr

Carne Suína

Conheça os principais tipos de linguiça para experimentar e variar nas receitas

8.abr

Carne Suína

Bisteca de porco frita: 3 dicas para deixar a carne macia e suculenta

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas