Por Minha Receita
Preparar um almoço rápido, saudável e delicioso ao mesmo tempo pode ser uma tarefa difícil para quem vive na correria do dia a dia. No entanto, com um pouco de criatividade, planejamento e a escolha dos ingredientes certos, é completamente possível colocar à mesa comidas saudáveis e saborosas sem precisar perder muito tempo na cozinha. A seguir, selecionamos algumas ideias de almoço rápido e fácil para inspirar você a se alimentar cada vez melhor durante a semana. Você pode preparar o seu almoço saudável em alguns minutos de folga pela manhã ou reservar um tempo na noite anterior para adiantar a refeição. Confira 6 sugestões abaixo:
1. Almôndega com talharim de pupunha: uma ideia de almoço rápido, natural e repleto de sabor
A receita saudável de almôndega com talharim de pupunha é a prova definitiva de que é possível começar a semana se alimentando de maneira saudável e prática, mas sem abrir mão do sabor. As almôndegas bovinas, feitas apenas com ingredientes naturais, formam uma excelente dupla com o talharim à base de pupunha. Essa, aliás, é uma ótima ideia para substituir a massa tradicional nas refeições do dia a dia. Com a ajuda de um descascador de legumes, você consegue formar fios longos e finos de palmito pupunha ou outros vegetais, como abobrinha, cenoura e beterraba. A partir daí é só adicionar o molho de sua preferência, escolher uma proteína e montar um almoço rápido, leve e delicioso!
2. Empanado de frango no forno com miolo de alcachofra: um prato saudável perfeito para o almoço do dia a dia
Leve e saborosa, esta receita é absolutamente imperdível: empanado de frango com miolo de alcachofra e pimenta vermelha. Tudo o que você precisa fazer é assar os filezinhos de peito de frango com crosta de grãos no forno, refogar o miolo de alcachofra com um pouco de manteiga e finalizar o prato com molho de pimenta dedo-de-moça a gosto. Se quiser, você pode preparar um arroz integral e alguns legumes assados para deixar o seu almoço saudável ainda mais completo.
3. Espetinho de linguiça de frango com legumes: uma opção versátil de almoço fitness que agrada a toda família
O bom de preparar espetinhos é que você pode combinar ingredientes diferentes para ter um almoço saudável e equilibrado. Carnes, peixes, aves, queijos, vegetais e até mesmo frutas podem ser temperados e espetados. E embora os espetinhos sejam normalmente grelhados, eles também podem ser assados no forno – ambos métodos saudáveis de cozimento. Se quiser uma ideia, nós já trouxemos por aqui uma receita de espetos de linguiça de frango com legumes variados; uma opção leve, prática e bem colorida. Sirva os espetinhos com alguns acompanhamentos, além de um molho/condimento como shoyu, mostarda, azeite de ervas ou pesto.
4. Crepioca com presunto cozido e muçarela de búfala: um almoço rápido e muito saboroso
Não caia em tentação: mesmo que você só tenha 20 minutos para o almoço, é perfeitamente possível preparar um prato saudável, gostoso e que alimenta bem. A crepioca com presunto, muçarela de búfala e manjerona é um bom exemplo disso. Basta misturar 1 ovo com 1 xícara de tapioca, temperar a gosto e colocar a massa em uma frigideira antiaderente. Aí é só adicionar o recheio e preparar uma salada com vegetais frescos para acompanhar a sua receita de crepioca.
5. Hambúrguer bovino com palmito e milho é outra sugestão de comida saudável fácil de fazer
Hambúrguer no almoço pode? É claro que pode! Ainda mais se for um hambúrguer saudável, feito sem conservantes artificiais. Na nossa receita de hambúrguer fit e natural, há duas sugestões de acompanhamentos: fatias de palmito em conserva e um delicioso creme de milho assado, que pode ser feito na noite anterior para agilizar o preparo do almoço. A carne é grelhada na frigideira, mas você também pode preparar o hambúrguer assado no forno – fica gostoso de qualquer maneira.
6. Lasanha de abobrinha com peito de peru: prepare um almoço rápido e gostoso no dia a dia sem deixar de ser saudável
Deliciosa, saudável, sem trigo e com baixo teor de carboidratos, a receita de lasanha de abobrinha com peito de peru e ervas lhe dará todas as sensações de uma lasanha clássica – mas com menos culpa, já que você estará trocando a massa tradicional por camadas finas de abobrinha, tomate pelado, queijo e fatias de peito de peru.
Dica extra: para que a abobrinha não solte água durante o cozimento, coloque o legume já cortado em fatias sobre folhas de papel toalha com um pouco de sal por cima. Deixe descansar por 10 minutos e depois seque a abobrinha com mais papel toalha, pressionando com as mãos para absorver o máximo de umidade possível.