img-facebook

Matérias

Matérias

Bisteca de porco: como deixar a carne suculenta e macia na panela de pressão

Saborosas ideias de almoço com carne suína

Por Minha Receita

A bisteca de porco está entre as favoritas dos amantes de carne suína. É um corte muito saboroso e nos permite soltar a criatividade para fazer a proteína de diversas formas no dia a dia. A bisteca de porco frita é um clássico, mas, para tornar o preparo ainda mais rápido e prático, também é possível fazer a bisteca de porco na panela de pressão. Quer aprender como fazer bisteca de porco e deixar a carne suculenta e macia para almoçar ou jantar? Confira as dicas a seguir!

Dica 1) Escolha um bisteca de porco de qualidade para sua receita 

Bisteca suína congelada Seara 800g

Bisteca suína congelada Seara 800g

A bisteca de porco já é um corte muito saboroso por si só, mas escolher uma carne suína de qualidade, devidamente selecionada e porcionada, como a Bisteca suína congelada Seara, pode fazer toda diferença no preparo. Outra boa opção para receitas práticas é a Bisteca de Porco Resfriada Seara Gourmet que garante uma carne mais macia no final da receita.

Dica 2) Aprenda como temperar bisteca de porco para fritar, assar e cozinhar 

Não sabe como temperar bisteca de porco? É muito simples! Nessa etapa, é possível usar o mesmo tempero tanto para bisteca de porco frita quanto cozida na panela de pressão ou assada. Confira combinações de tempero que deixam a bisteca de porco suculenta:

– Suco de limão, alho, sal e pimenta: combinação de temperos simples para fazer receitas com bisteca de porco no dia a dia.

– Páprica, cominho, canela e alho em pó: combinação interessante para receitas que pedem temperos marcantes. 

– Alho, mostarda, suco do limão, sal e a pimenta-do-reino: escolha de temperos complementares para um preparo rápido durante a semana.

– Vinho tinto seco, alho, cebola, alecrim, caldo de carne, louro, páprica defumada, sal e pimenta-do-reino: combinação diferente para receitas com bisteca de porco que acompanham massas, pratos requintados e risotos. Nesta opção, a bisteca suína deve ser armazenada em um saco plástico limpo e ficar marinando com os temperos na geladeira por pelo menos 2 horas.

– Sal, limão, café em pó solúvel e alho picado: escolha de temperos diferentes para experimentar novos sabores. Nesta opção, a bisteca de porco também deve ser armazenada em um saco plástico limpo e ficar marinando com os temperos na geladeira por pelo menos 2 horas. 

Dica 3) Aprenda como fazer bisteca de porco frita 

As receitas com bisteca de porco frita são as mais tradicionais e costumam deixar o dia a dia mais prático, já que podem ser preparadas rapidamente e são servidas tanto em um almoço rápido e fácil ou quanto numa refeição completa de  almoço de domingo

Apesar de não possuir um preparo complicado, a receita pede atenção para encontrar o ponto ideal de maciez da peça. Para fazer a bisteca de porco frita, deixe a carne marinando na geladeira com os temperos de sua escolha e, antes de fritar, preaqueça a frigideira em fogo médio com um pouco de azeite. 

Quando a frigideira estiver quente, disponha a bisteca de porco e coloque alguns dentes de alho inteiros e levemente amassados para regar a carne suína. Coloque também alguns ramos de alecrim e evite mexer na bisteca de porco para não prejudicar a selagem. Assim que a carne estiver dourada de um lado, vire e frite do outro. De modo geral, o processo dura cerca de 4 minutos de cada lado para que a bisteca de porco fique no ponto ideal. 

Dica 4) Como fazer bisteca de porco na panela de pressão

Bisteca Resfriada Seara Gourmet

Bisteca Resfriada Seara Gourmet

Prático para o dia a dia. Já vem porcionado.

Para fazer uma receita de bisteca de porco na panela de pressão, deixe a bisteca, já temperada com a marinada, dourar um pouco na panela – dos dois lados – e adicione água para que o corte suíno esteja mais macio no seu resultado. Em seguida, tampe a panela e após pegar pressão deixe mais 15 minutos no fogo. Após retirar toda a pressão, destampe a panela e deixe a bisteca de porco cozinhar em fogo alto para reduzir um pouco do molho restante. 

Dica 5) Prepare acompanhamentos saborosos para receitas com bisteca de porco 

As receitas com bisteca de porco podem ser combinadas com inúmeros acompanhamentos de carne suína, como farofas especiais, legumes assados, batatas sauté, batatas rústicas assadas, feijão e um arroz branco soltinho. Para variar o preparo no dia a dia, use e abuse da criatividade apostando em guarnições inovadoras, como:

Dica 6) Confira algumas receitas com bisteca de porco para experimentar em casa


Para preparar a bisteca de porco frita, cozida na panela de pressão ou assada no forno no almoço ou no jantar do dia a dia, aqui vão algumas ideias! Você pode fazer uma Bisteca Suína à Milanesa Acompanhada com Arroz Branco e Batata Rústica e uma Bisteca de Porco no Forno com Legumes se não quiser perder muito tempo cozinhando.

Para preparar receitas com bisteca de porco para um almoço de domingo, aposte nas receitas de Bisteca Suína Frita e Temperada com Mostarda Dijon, acompanhada de Legumes ao Molho de Ervas Aromáticas e na Bisteca de Porco ao Café com Batatas Assadas, que reúnem sabores únicos. Já quem é fã de uma mistura mais agridoce, pode fazer a Bisteca Suína com Farofa de Banana no almoço em família.

Para protagonizar um jantar especial, a receita de Bisteca à Pizzaiolo Coberta com Molho de Tomate Fresco e Vagens é uma excelente pedida para combinar com massas rápidas e purês. Já as receitas de Bisteca com Manteiga e Ervas e Bisteca de Porco com Ervilha Torta e Vagem Salteada no Coco merecem acompanhamentos marcantes, como um risoto com gorgonzola e um risoto al limone.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
27.Jun

Carne Suína

Macarrão com bacon: 7 formas de apostar nessa combinação deliciosa

Image Card
27.Jun

Carne Suína

Como fazer bisteca de porco grelhada e deliciosa

Image Card
27.Jun

Carne Suína

10 receitas com picanha suína, no forno ou churrasqueira, para um almoço especial

Image Card
23.Jun

Aves

7 recheios de coxinha diferentes que vão te deixar com água na boca

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas