img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Carne de porco combina com o quê? Veja sugestões de molhos, acompanhamentos e temperos

Do molho barbecue às batatas sauté, veja o que servir com a sua receita de carne suína

Por Minha Receita

Carne de porco é sempre uma aposta certa – é versátil, saborosa, fácil de preparar e tem vários cortes diferentes para escolher. Se você está planejando um almoço ou jantar mais elaborado, experimente preparar uma receita com carne de porco para surpreender a família ou os amigos. Não esqueça de deixar a refeição ainda mais especial selecionando os temperos, molhos e acompanhamentos perfeitos para a ocasião. Quer saber o que combina com carne de porco? Do tradicional molho barbecue que acompanha a costelinha suína a uma salsa verde vigorosa, passando pelo cuscuz marroquino, selecionamos abaixo nossas ideias favoritas de complementos que farão a sua carne de porco brilhar à mesa!

Acompanhamento para carne de porco: 4 ideias deliciosas para servir ao lado dos seus cortes suínos preferidos

1. Purê de abóbora cremoso – Seja assada, refogada ou como base de sopas, a abóbora é sempre um bom acompanhamento para carne de porco. O purê de abóbora, em especial, é uma ótima companhia para a costelinha suína ao molho barbecue, mas também fica uma delícia ao lado da sobrepaleta, lombo e outros cortes suínos saborosos. Embora qualquer tipo de abóbora funcione, as que têm polpa com textura macia e levemente doce – como a japonesa (ou cabotiá) – são as mais utilizadas em receitas com carne de porco. 

2. Batatas sauté – A batata é um acompanhamento que não tem erro; combina com diversos tipos de proteínas, incluindo a carne de porco. Há mil e uma maneiras de preparar batata (frita, assada, chips, gratinada, purê…), mas a batata sauté é uma daquelas opções coringa que complementam bem receitas de costela, uma bisteca grelhada, uma caçarola com linguiças assadas ou qualquer outro prato com suínos que desejar. Para um extra de sabor, experimente preparar a batata souté salteada com tomilho e alecrim.

3. Vinagrete de azeitonas – Para quem está à procura de um acompanhamento para porco rápido e prático, uma dica é combinar a carne suína com uma seleção de vegetais. O vinagrete de azeitonas da nossa receita de lombo suíno, por exemplo, é uma ideia interessante que fica pronta em menos de 5 minutos. Você só precisa picar alguns tomates, azeitonas, cebolas e temperar os ingredientes com azeite de oliva, vinagre, sal e pimenta-do-reino a gosto. Bem fácil, não?

4. Cuscuz marroquino – Que tal servir um saboroso e farto prato de cuscuz marroquino como acompanhamento para costela de porco? Além de ser uma sugestão prática e saborosa, a receita de cuscuz é muito versátil. Use a sua criatividade para combinar uma variedade de vegetais frescos e as ervas e especiarias que achar melhor. Quer uma dica de finalização? Cubra o cuscuz marroquino com lâminas de amêndoas, grão-de-bico ou cebola caramelizada – qualquer uma dessas opções vai surpreender o paladar! 

Molho para carne de porco: 5 opções incríveis para acompanhar a sua receita

1. Molho barbecue – Para muita gente, não há molho melhor para acompanhar a carne de porco como o barbecue. Ele faz uma dupla clássica com a receita de costelinha suína, mas também combina com lombo, sobrepaleta, ragu de linguiça, além de ser um ótimo acompanhamento para carré de porco. Há boas opções de molho barbecue nas gôndolas dos supermercados, mas você pode facilmente preparar a sua versão caseira. Geralmente os ingredientes da base são compostos por tomate, vinagre, açúcar mascavo, mostarda, alho, molho inglês, mas também podem incluir ketchup, melaço, molho de pimenta e até uísque e fumaça líquida. 

2. Molho de mostarda Dijon e mel – Se você está atrás de algo surpreendente para acompanhar a sua receita de carne de porco, o molho de mostarda com mel é uma excelente pedida. Com o sabor picante da mostarda Dijon e a doçura do mel, a mistura tem um sabor forte o suficiente para realçar o sabor de costelas, bistecas, barriga de porco, picanha suína, entre outros cortes. Apenas cinco itens compõem esse molho saboroso: mel, maionese, vinagre branco, mostarda Dijon, além de um toque de pimenta caiena. 

3. Molho de maçã – Quando se trata de molhos para carne de porco, o de maçã é um dos mais tradicionais. A boa notícia é que ele é fácil de fazer e pode ser preparado com antecedência para facilitar o seu trabalho na cozinha. Para um molho de maçã prático e delicioso, basta colocar 3 maçãs cortadas, suco de ½ limão, 2 colheres de sopa de água e 1½ colher de sopa de açúcar refinado em uma panela pequena. Leve ao fogo médio e, quando as maçãs estiverem bem macias, amasse-as com uma colher. Dê um toque a mais de sabor adicionando uma colher de manteiga antes de servir o molho com a sua receita de carne de porco. 

4. Salsa verde – Essa é uma combinação clássica para carne de porco na Itália e na Espanha. Há muitas variações da receita, mas basicamente você precisa colocar em um processador os seguintes ingredientes: salsinha, filés de anchova, fatias de pão de fôrma sem casca, alcaparras, suco de limão, alho e azeite de oliva. A salsa verde fica particularmente boa sobre carnes assadas e defumadas, incluindo cortes suínos preparados na churrasqueira.

5. Molho de laranja – O molho de laranja para carne de porco é outra opção à base de frutas deliciosa. Para prepará-lo, você só precisa deixar o suco de laranja reduzir em fogo baixo e temperar a gosto. Experimente adicionar cravo e canela, que casa perfeitamente bem com sabores cítricos, ou siga o passo a passo do molho cremoso de laranja que ensinamos por aqui. Durante a preparação, adicione raspas da casca de laranja para dar um toque de sabor especial!   

Tempero para carne de porco: quais são as melhores opções?

Tem dúvidas sobre como fazer carne de porco e temperá-la corretamente? A verdade é que não há uma fórmula exata quando o assunto é tempero para porco; tudo depende do corte, modo de preparo, acompanhamentos escolhidos, além da sua intuição culinária, é claro! Praticamente todos os elementos de sabor – doce, salgado, ácido, picante – combinam com a carne de porco. Veja algumas combinações interessantes:

  • Suco de limão, shoyu, mostarda, mel, vinagre e azeite – uma boa opção de marinada para picanha, bistecas ou qualquer outro corte suíno de sua preferência;
  • Mix de ervas e especiarias secas (alecrim, louro, sálvia, orégano, manjericão, manjerona e pimenta calabresa) – outra ótima ideia para deixar a sua carne de porco cheia de sabor;
  • Lemon pepper e alho poró – Dá um sabor leve e fresco à carne de porco. Experimente, por exemplo, polvilhar essa dupla de temperos sobre a picanha suína antes de levá-la para grelhar na churrasqueira.  

Ver mais:

Receitas Gourmet

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
09.Jun

Bovinos e Hambúrguer

Receita de Hambúrguer com molho Bernaise e Portobello Grelhado: chef do Le Cordon ensina passo a passo

Image Card
17.May

Carne Suína

5 receitas com bacon para o lanche

Image Card
07.May

Carne Suína

10 receitas com carne de porco para o almoço de Dia das Mães

Image Card
15.Mar

Bovinos e Hambúrguer

Polpetone recheado: melhores acompanhamentos para servir com o prato

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Linguiça apimentada Seara Gourmet 450g

Linguiça apimentada Seara Gourmet 450g

Pimenta preta, pimenta rosa, pimenta branca e pimenta jalapeño.

Tabua de frios Seara Gourmet 120g

Tabua de frios Seara Gourmet 120g

Elaborada na Itália com todo o cuidado, a Tábua de Frios Seara Gourmet traz finas fatias de Copa Italiana, Presunto de Parma e Salame. Ideal para compartilhar em um momento especial com os amigos.

Salame italiano fatiado Seara Gourmet 100g

Salame italiano fatiado Seara Gourmet 100g

O Salame Italiano Seara é feito artesanalmente com cortes nobres de carne suína e especiarias naturais selecionadas. Já vem fatiado para maior praticidade.

Salame hamburguês fatiado Seara Gourmet 100g

Salame hamburguês fatiado Seara Gourmet 100g

O Salame Hamburguês Seara é feito artesanalmente com cortes nobres de carne suína e especiarias naturais selecionadas.

Pizza margherita Seara Gourmet 450g

Pizza margherita Seara Gourmet 450g

A Pizza Artesanal Margherita Seara Gourmet é feita com muito capricho! Após 24 horas de fermentação natural, sua massa é aberta manualmente. O molho é feito com tomate importado da Itália e coberto com mussarela e manjericão fresco. E para finalizar, é assada em forno à lenha, o que garante uma borda crocante por fora e macia por dentro!

Pizza calabrese Seara Gourmet 450g

Pizza calabrese Seara Gourmet 450g

A Pizza Artesanal Calabrese Seara Gourmet é feita com muito capricho! Após 24 horas de fermentação natural, sua massa é aberta manualmente. O molho é feito com tomate importado da Itália e coberto com mussarela, linguiça calabresa e cebola roxa. E para finalizar, é assada em forno à lenha, o que garante uma borda crocante por fora e macia por dentro!

Linguiça com pimenta biquinho Seara Gourmet 500g

Linguiça com pimenta biquinho Seara Gourmet 500g

Pimenta biquinho em pedaços e erva-doce em grãos.

Linguiça com alho poró Seara Gourmet 500g

Linguiça com alho poró Seara Gourmet 500g

Alho natural e pedaços de alho-poró.

Lasanha bolognese Seara Gourmet 800g

Lasanha bolognese Seara Gourmet 800g

A Lasanha Bolognese foi feita para surpreender os paladares mais exigentes: é a mais alta do mercado, com seis camadas de recheio. Sua receita foi criada exclusivamente para ir do freezer direto para o forno. É montada manualmente, camada a camada, e seu recheio é feito com pura carne bovina moída, refogada com bacon, cebola, alho, salsinha, manjericão, pimenta-preta e polpa de tomate. O toque final? Uma deliciosa cobertura de muçarela e parmesão para dar aquele gratinado. É como se fosse feita em casa!

Salame com borda pimenta Seara Gourmet 100g

Salame com borda pimenta Seara Gourmet 100g

Borda de pimenta-preta em grãos. Maturado com vinho.

Salame Tipo Italiano 100g

Salame Tipo Italiano 100g

Feito artesanalmente, com maturação lenta e adição de vinho.