img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Carnes para feijoada: veja como escolher os melhores salgados para o prato

Aprenda a deixar a sua feijoada ainda mais gostosa e aromática

Por Minha Receita

Que tal aprender como escolher os melhores salgados para fazer uma receita de feijoada completa? Tão importantes quanto o caldo, as carnes para feijoada são alguns dos ingredientes indispensáveis desse prato brasileiríssimo. É claro que a escolha fica a seu critério e pode incluir diferentes cortes de carne de porco, mas para ter uma boa variedade, vale a pena combinar ingredientes salgados, como carne de sol ou carne seca para feijoada, defumados (incluindo bacon e linguiça calabresa) e partes específicas do suíno como pé, rabo e máscara suína, além da clássica costela e do lombo de porco. Aqui, nós separamos os principais cortes que compõem esse prato + dicas de como dessalgar carne para feijoada rapidamente, te ajudando a preparar uma receita completa, com bastante sabor, aroma e textura. Dá uma olhada!

Carnes para feijoada: lombo de porco, costela suína e carne seca são algumas das principais

Por terem um sabor característico e delicioso, o lombo de porco, a costela suína e a carne seca são algumas das principais opções de carnes para feijoada. Geralmente, a proporção desses ingredientes é um pouco maior do que os outros cortes de carne que adicionamos à receita: numa relação de cerca de 2,5 kg de carne para 1 kg de feijão, reservamos aproximadamente 500 gramas de costela, 400 gramas de lombo e pelo menos 300 gramas de carne seca. Você pode escolher a quantidade que quiser de cada ingrediente, mas não deixe de adicioná-los se realmente for preparar uma feijoada completa!

Para deixar a receita ainda mais saborosa, adicione outras carnes para feijoada, como linguiça calabresa, paio e bacon

Além das carnes citadas acima, a linguiça calabresa, a linguiça paio e o bacon também são responsáveis por darem mais sabor à receita de feijoada. Algumas pessoas, inclusive, quando optam por fazer uma feijoada simples, muitas vezes apostam nessas carnes como ingredientes principais, adicionando pequenos pedaços de lombo ou carne seca para deixar o preparo mais prático e muito saboroso. Já a proporção em uma feijoada completa, varia entre 300 g a 400 g de linguiça calabresa, 200 g a 250 g de bacon em pedaços e 300 g a 350 g de paio. Essas carnes possuem uma boa quantidade de gordura e são muito suculentas, trazendo um sabor especial à receita.

Ingredientes salgados, como rabos, pés e máscaras suínas são carnes para feijoada que trazem ainda mais sabor e consistência à receita

Ingredientes para feijoada Seara resfriado 1kg

Ingredientes para feijoada Seara resfriado 1kg

Outras carnes para feijoada como o pé, o rabo, a máscara e as orelhas suínas também são ingredientes essenciais. Eles têm bastante colágeno e oferecem mais consistência ao prato, deixando o caldo da feijoada encorpado e com um sabor rico. Porém, caso você ou algum dos seus convidados não aprecie esses cortes suínos, a dica é separar as carnes após o cozimento e servi-las à parte, somente para dar um gostinho.

Há ainda alguns produtos que possuem a maioria desses ingredientes já separados para o preparo, como o kit de Ingredientes para Feijoada Seara. Ele contém cortes de carne de porco, como lombo, bacon, linguiça calabresa e pés suínos – além de 1 folha de louro fresca – que já vêm porcionados no tamanho ideal e podem ir direto da embalagem para a panela de feijoada!

Mix de ingredientes suínos Salgados Seara

Mix de ingredientes suínos Salgados Seara

O Mix é composto por pé, rabo, costela e máscara. Ótima opção para feijoada e outros preparos. Os cortes são embalados a vácuo e todas os produtos são inteiros e com uma cura lenta.

Se você preferir separar alguns desses ingredientes, há também o Mix de Ingredientes Suínos Salgados Seara, composto apenas por pé, rabo, costela e máscara suína embalados a vácuo e feitos com uma carne lenta. Esses cortes vêm inteiros e também podem ser encontrados individualmente, como o Pé Suíno Salgado Seara, o Rabo Suíno Salgado Seara, a Costela Suína Salgada Seara, que é uma carne de feijoada salgada, embora também tenha uma versão resfriada, e a Máscara Suína Salgada Seara.

Como cozinhar as carnes da feijoada? Reserve pelo menos três dias de preparação

Para incluir todas essas carnes para feijoada na sua receita, o ideal é separar três dias de preparação. Assim, você pode dessalgar as carnes secas e salgadas no 1º dia, cozinhar os ingredientes (feijão + carnes) no 2º dia e preparar os acompanhamentos para feijoada no 3º.

Para cozinhar as carnes, primeiro os Ingredientes para feijoada Seara devem ser refogados em uma panela de pressão e depois reservados, deixando apenas o lombo de porco. Nessa mesma panela, o feijão – que já terá passado pela etapa de demolho – deve cozinhar o lombo suíno, formando o caldo da feijoada. Já os ingredientes salgados devem ser pré-cozidos em uma panela à parte com bastante água até ferver.

O processo de cozinhar as carnes da feijoada termina quando você junta o feijão, o lombo de porco e as outras carnes, como o bacon, a linguiça calabresa e os pés suínos na mesma panela. Nesta etapa, basta cozinhar a feijoada em fogo baixo por cerca de 20 a 25 minutos e, depois, corrigir os temperos com sal, pimenta-do-reino e salsinha ou coentro a gosto picado.

Aprenda como dessalgar carne para feijoada mais rápido

A dessalga dos ingredientes salgados deve acontecer na véspera do preparo da feijoada: em geral, a dica é lavar as carnes em água corrente, colocar em um recipiente grande e cobrir novamente com água. Depois, você deve levar à geladeira e deixar de molho por 24 horas (um dia inteiro), trocando a água a cada 4 horas.

No entanto, para facilitar a dessalga e tornar esse processo mais rápido, vale a pena cortar os ingredientes salgados em cubos de cerca de 7 cm — assim, você consegue dessalgar a carne sem tirar completamente o sal e sem deixá-la muito pequena, desmanchando no caldo. Existe ainda um outro método muito mais rápido, que consiste em cobrir os ingredientes salgados com água gelada e adicionar 1 colher (sopa) de sal para cada 250 g de carne. Em seguida, leve ao fogo alto e deixe ferver até borbulhar e começar aparecer uma espuma branca. Desligue o fogo, misture bem e retire a carne, desprezando toda a água. Depois, é só continuar a preparar a feijoada normalmente.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
06.Dec

Carne Suína

5 formas de preparar o pernil de Natal na ceia

Image Card
02.Dec

Carne Suína

Acompanhamento para pernil assado: 7 ideias para levar para a mesa de Natal

Image Card
30.Nov

Carne Suína

Molho para pernil assado: 7 ideias que vão te deixar com água na boca

Image Card
22.Nov

Carne Suína

Copa lombo assado: 5 dicas para fazer uma receita suculenta com a carne suína

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Ingredientes para feijoada Seara resfriado 1kg

Ingredientes para feijoada Seara resfriado 1kg

Mix de ingredientes suínos Salgados Seara

Mix de ingredientes suínos Salgados Seara

O Mix é composto por pé, rabo, costela e máscara. Ótima opção para feijoada e outros preparos. Os cortes são embalados a vácuo e todas os produtos são inteiros e com uma cura lenta.

Pé suíno salgado Seara

Pé suíno salgado Seara

O pé é uma ótima opção para feijoada e outros preparos. Ele é embalado individualmente a vácuo e o produto é inteiro e com uma cura lenta.

Rabo suíno salgado Seara

Rabo suíno salgado Seara

O rabo é uma ótima opção para feijoada e outros preparos. São duas peças embaladas a vácuo e os produtos são inteiros e com uma cura lenta.

Máscara suína salgada Seara

Máscara suína salgada Seara

A máscara é uma ótima opção para feijoada e outros preparos. Ela é embalada individualmente a vácuo e o produto é inteiro e com uma cura lenta.

Costela suína salgada Seara

Costela suína salgada Seara

A costela é uma ótima opção para feijoada e outros preparos. Ela é embalada individualmente a vácuo e o produto é inteiro e com uma cura lenta.

Linguiça tipo paio Seara 370g

Linguiça tipo paio Seara 370g

O Paio Seara é feito com carnes selecionadas e é defumado naturalmente. Seu preparo é rápido e fácil. Ideal para feijoada, com feijão e caldos.

Linguiça tipo calabresa Seara

Linguiça tipo calabresa Seara

A Linguiça Calabresa Seara é feita com carnes nobres, é defumada naturalmente e possui tempero marcante e saboroso. Preparo rápido e fácil, já é cozida e temperada, além de ser muito versátil na cozinha, pois pode ser feita de várias formas: pode ser assada, frita ou cozida.

Lombo Suíno em Cubos Seara

Lombo Suíno em Cubos Seara