Matérias

imagem

Matérias

Comida vegana: 6 receitas fáceis para iniciantes

Confira incríveis receitas fáceis de comida vegana para iniciantes

Por Minha Receita

A culinária vegana passou a fazer parte da sua vida? Então, você precisa de ideias de receitas veganas para montar o seu cardápio já! A boa notícia é que tem muitos pratos veganos, com carne vegetal, que são fáceis de fazer e que não demandam muito tempo dos iniciantes nesse mundo gastronomicamente saudável. Sem contar que é ótimo ter receitas na manga que agradam o seu paladar para aumentar as chances de você manter esse estilo de vida com tranquilidade.

A essência de uma dieta sem proteína animal é fazer substituições e incorporar novos alimentos na sua rotina alimentar. Por exemplo: você pode substituir a carne por leguminosas, como grão-de-bico, ervilha e lentilha. Também pode apostar no famoso hambúrguer vegano e no favorito quibe vegetariano. A seguir, você confere 6 receitas fáceis para um almoço ou jantar cheios de sabor. Vamos lá? 

1 – Hambúrguer vegano de soja com tomates recheados de azeitonas e queijo gratinado

Você sabia que dá para incluir o hambúrguer no cardápio vegano? Os hambúrgueres vegetais, que são produzidos à base de soja, ervilha ou até beterraba, têm um gosto semelhante à carne moída de origem animal e o lado bom é que são ricos em nutrientes, como a vitamina B12. Com eles, você pode compor sanduíches, mas aqui a nossa sugestão é usar o hambúrguer vegano como opção de proteína no prato. Nesse caso, vale combinar com tomates italianos recheados de azeitonas e queijo vegano salpicado por cima. Para fazer, é super rápido: basta cortar os tomates ao meio, retirar um pouco da polpa, adicionar o recheio e levar ao forno. Seu almoço ou jantar está pronto em minutos!

2 – Kibe vegano com arroz 7 grãos, feijão e legumes assados no azeite 

Para os fãs de comida árabe, é possível encontrar kibes à base de soja que contam com sabor, textura e aparência de carne! Para os iniciantes na culinária vegana, uma dica fácil é combinar o kibe com o clássico duo de arroz e feijão, que é nutritivo e gostoso. Mas para sair do basicão, vale apostar no arroz 7 grãos, que contém, além do arroz integral, aveia, linhaça, quinoa, cevada, trigo e triticale, e no feijão carioquinha em vez do feijão preto. Você também pode trocar o feijão por grão-de-bico, que é rico em cálcio, ou por lentilha, que também é saudável por conter grande quantidade de ferro. Ambos ficam bem saborosos com arroz. E para colorir o seu prato vegano, transforme legumes cozidos em assados no azeite (com uma pitada de alecrim!) para garantir uma crosta dourada e bonita. Batata, mandioquinha e inhame são excelentes opções. 

3 – Cachorro-quente com salsicha vegana para servir como lanche 

Receitas sem carne podem incluir cachorro-quente? Sim! A salsicha vegana é uma ótima opção de proteína para compor o seu cardápio de aperitivos – afinal, é sempre bom ter receitas fáceis de petiscos para preparar para amigos e família, né? A vantagem é que a salsicha é fácil de fazer e você pode servir tanto no pão de cachorro-quente quanto em pratos principais com acompanhamentos. Algumas ideias gostosas para servir junto são o purê de batata baroa, vinagrete e tofu. Se for servir cachorro-quente, não esqueça da batata palha. Vale arriscar, ainda, uma maionese vegana caseira, hein? 

4 – Estrogonofe de frango com arroz e batata frita: um clássico!

Um clássico da cozinha brasileira é o estrogonofe com arroz e batata frita! E é claro que o frango animal também pode ser substituído pelo frango produzido à base de soja ou ervilha para você fazer seu estrogonofe mais saudável. A vantagem é que o frango garante leveza à refeição e pode ser uma opção rápida e fácil para um jantar durante a semana. O bom é que o estrogonofe não tem muito mistério: basta combinar creme de leite vegetal, ketchup e mostarda com alguns temperos. E o creme de leite também pode ser vegano, ok? Você encontra essa opção nas prateleiras dos supermercados. Por fim, arroz e batata frita (que pode ser trocada pela batata palha, se você preferir), dão ainda mais sabor a esse prato cremoso.

5 – Escondidinho de carne de soja com salada de folhas com brotos

O escondidinho é uma das receitas mais práticas para fazer durante a semana e a carne do recheio também pode ser vegetal. A combinação de batata com carne garante um almoço ou jantar saudável, leve e saboroso, principalmente se você combinar com uma generosa salada de folhas verdes e brotos comestíveis, como broto de feijão e broto de lentilha. Os brotos são excelentes fontes de antioxidantes, aminoácidos, vitaminas e minerais, e dão mais cor ao seu prato. Já a salada verde pode conter a clássica dupla de rúcula e tomate-cereja temperada com azeite, sal e pimenta-do-reino. 

6 – Yakissoba de carne ou frango vegetal para saborear em noite oriental

Se você gosta de yakissoba, saiba que esse clássico oriental também pode ser apreciado pelos adeptos da alimentação vegana. Basta apostar em frango ou carne vegetais feitos à base de soja ou ervilha, misturar com os seus legumes favoritos e temperar com molho shoyu – além do macarrão para yakissoba, que precisa ser sem ovos. Anote os ingredientes para garantir um mix perfeito: couve-flor, pimentão vermelho, cebola, acelga em pedaços, gengibre e pimenta-do-reino. Bom apetite!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

9.abr

100% Vegetal

Receitas com hambúrguer vegetal para fazer durante a semana

9.abr

100% Vegetal

Feijoada vegana: ingredientes para preparar esse prato delicioso

27.jan

100% Vegetal

Espetinho vegano: 3 ideias de combinações de alimentos para experimentar

4.jan

100% Vegetal

O que servir com quibe vegetariano? 5 opções para almoço e jantar

Mais Matérias