Matérias

imagem

Matérias

Como empanar frango: dicas para deixar a crosta crocante e sequinha

Prepare um frango empanado perfeito com o nosso passo a passo

Por Minha Receita

Você sabe como empanar frango e deixá-lo com aquele casquinha crocante irresistível? Apesar de parecer uma tarefa fácil à primeira vista, há alguns segredos na hora de preparar uma receita de frango empanado impecável. Além da crocância, um bom empanado de frango tem que ser sequinho e manter a aparência uniforme – sem desgrudar da carne, é claro. 

A seguir, acompanhe o nosso método infalível de três etapas (farinha de trigo + ovo + farinha de rosca) para você obter resultados perfeitos todas as vezes que quiser empanar frango. Confira!

5 passos para fazer frango empanado crocante e sequinho:

Passo 1 – A primeira etapa para fazer um filé de frango empanado perfeito (ou qualquer outro corte, como coxa, sobrecoxa e meio da asa empanada) é garantir que a carne esteja completamente seca antes de iniciar o empanamento. Com o auxílio de toalhas de papel, seque toda a superfície do frango (utilize mais ou menos oito filés). O excesso de umidade faz com que a farinha fique empapada e, portanto, sem poder de aderência.

Passo 2 – Separe três pratos rasos. Em um deles, bata 3 ovos junto com uma pitada de sal e reserve. Nos outros dois, coloque ⅓ xícara de farinha de trigo e 3 ½ de farinha de rosca, separadamente. Tempere as farinhas com uma pitada de sal e, se quiser, pimenta-do-reino e algumas ervas. 

Passo 3 – Hora de preparar o frango empanado. Comece passando a carne na farinha de trigo, retirando o excesso, e depois mergulhando no ovo batido (deixe escorrer o excesso também). Termine o empanamento com a farinha de rosca, pressionando bem para aderir à carne uniformemente. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo de sua preferência em fogo médio-baixo.

Passo 4 – Quando o óleo estiver quente, aumente o fogo para médio-alto. Na sequência, coloque o frango empanado na frigideira, trabalhando com um ou dois filés de cada vez. Quando um dos lados estiver dourado (cerca de 4 minutos), vire a carne para dourar o outro lado (mais 2 a 3 minutos) com a ajuda de uma pinça culinária. Nessa etapa, seja paciente e tente mexer o mínimo possível para evitar que o empanado caia. Caso surja alguns resquícios marrons no óleo, retire-os com uma escumadeira. 

Passo 5 – Pronto! Agora é só escorrer o seu frango empanado crocante sob duas camadas de papel toalha para ele ficar bem sequinho. 

Para deixar a sua refeição ainda mais especial, capriche nos acompanhamentos para frango empanado. Você pode preparar um arroz diferente, um purê de batatas ou uma saladinha de folhas se quiser algo mais leve. 

Dica extra: como fazer empanado de frango ainda mais crocante

Na hora de preparar uma receita de frango empanado, qualquer tipo de farinha é capaz de deixar uma casquinha crocante e sequinha – desde que você cubra a carne de maneira uniforme e deixe o papel absorver bem a gordura no fim do preparo. Um carne bem revestida é a chave para um empanado de frango crocante, então garanta que ele esteja perfeito antes de fritar ou assar.

No entanto, se a sua ideia é preparar um frango empanado absurdamente crocante, a farinha panko (ou farinha de pão) é uma das melhores escolhas. Com flocos maiores, esse ingrediente amplamente utilizado na culinária japonesa garante aquele frango crispy que todo mundo adora. Sua textura diferenciada também reduz a absorção de óleo, deixando o frango bem sequinho. Perfeito, não?

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

2.fev

Aves

10 erros que você está cometendo ao fazer frango

28.jan

Aves

Diferenças entre temperar e marinar frango

2.jan

Aves

Almôndegas, frango empanado em crosta de grãos e mais 3 proteínas para receitas rápidas

2.jan

Aves

7 receitas com frango perfeitas para o verão

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas