img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Como fazer caldo de frango para usar em diversas receitas

Saborosas e fáceis dicas para seu prato

Por Minha Receita

Que tal aprender como fazer caldo de frango caseiro? Esse preparo delicioso e fácil é um verdadeiro coringa para incrementar diversas receitas de almoço e jantar, como sopas, risotos, pratos com arroz e pirão. Ele pode, inclusive, cumprir a mesma função do caldo de galinha industrializado, só que de forma muito mais nutritiva e saudável. Para aprender como fazer um caldo de frango simples e saboroso, confira as dicas abaixo!

Dica 1) Para preparar o caldo de frango, aproveite a carcaça e sobras de frango de outras refeições

O caldo de frango costuma ser feito com a carcaça do frango, ou seja, os ossos. Mas, para evitar desperdícios, você pode aproveitar as sobras de frango de outras refeições para preparar um caldo de frango caseiro e saboroso e usar em diversas receitas. É possível aproveitar, por exemplo, sobras de coxa, sobrecoxa e meio de asa.

Dica 2) Escolha os melhores legumes para caldo de frango: cenoura, cebola e salsão são alguns dos principais

Os legumes e vegetais são ingredientes primordiais para trazer sabor ao caldo de frango! Nesse caso, você pode usar a mesma base do clássico caldo de legumes para risotos e refogar cebolas, cenouras e talos de salsão ou assá-los no forno junto com a carcaça de frango. Além destes, alho e temperos como tomilho, louro e pimenta-do-reino em grãos também oferecem um sabor diferenciado à receita.

Dica 3) Siga o passo a passo de como fazer caldo de frango

Para preparar o caldo de frango, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1) Para ter uma boa proporção de vegetais, corte 1 cebola em cubos, 1 talo de aipo (salsão) e 1 cenoura também em cubos para 2 unidades de carcaça de frango (ou sobras de frango assado);

Passo 2) Coloque a carcaça de frango e os vegetais em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 220ºC por 15 minutos;

Passo 3) Em seguida, aqueça uma frigideira com um fio de azeite, refogue 2 dentes de alho amassados, despeje a carcaça de frango e os vegetais na panela e acrescente 2 litros de água e 2 colheres (chá) de sal, mexendo bem com uma colher;

Passo 4) Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos. Se quiser, complemente o caldo de frango com 1 folha de louro, 3 ramos de tomilho fresco e pimenta-do-reino em grãos a gosto ou monte um ramo de cheiros amarrando tomilho, louro, salsa e outros temperos para frango em formato de buquê com um barbante culinário – como o tradicional bouquet garni francês.

Dica 4) Aproveite o caldo de frango em uma variedade de receitas, como risotos e sopas de frango

Quando o caldo de frango estiver devidamente cozido, está na hora de abrir a panela, retirar a carcaça de frango e coar o líquido com a ajuda de uma peneira. Depois, você pode aproveitar a receita em uma variedade de pratos na cozinha!

É possível usar o caldo de frango para cozinhar outros tipos de carnes com o líquido ou até mesmo incrementar o arroz branco comum (adicionando o caldo na hora do cozimento). Você também pode preparar outros pratos com frango, como sopas e risotos que acompanham a proteína.

Além das dicas acima, no vídeo a seguir você encontra o modo de preparo completo de como fazer caldo de frango caseiro, caso tenha restado alguma dúvida. Dê uma olhada:

Dica 5) Saiba como armazenar o caldo de frango para reaproveitar em outras receitas  

Caso prefira guardar o caldo de frango para usar em outras receitas, a dica é colocá-lo em uma forma de gelo e levar ao congelador. Quando firmar, coloque em um saco plástico transparente e guarde no congelador por até 3 meses. Outra opção é armazenar em um recipiente de vidro fechado e manter refrigerado por 5 dias na geladeira. Escolha a melhor opção para você! 

Ver mais:

Aves Dicas de Cozinha Receitas Fáceis Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
13.Sep

Aves

O que é ave orgânica?

Image Card
03.Sep

Aves

Como fazer canja de galinha: 5 dicas para acertar no preparo do prato

Image Card
19.Aug

Aves

7 receitas com frango para experimentar no inverno

Image Card
16.Aug

Aves

10 receitas com frango para almoço fácil e super saboroso

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Iscas de Frango com Mix de Pimentas 300g

Iscas de Frango com Mix de Pimentas 300g

Feitas com suculento peito de frango Seara, elas são temperadas com alho e cebola que dão um toque especial caseiro e contam com o surpreendente mix das irresistíveis pimentas brasileiras Biquinho e Cumari, com a pimenta Branca, de origem indiana. Além disso, apresenta empanamento especial com casquinha sequinha e crocante também apimentada. É o aperitivo perfeito para quem quer inovar no cardápio e experimentar novas sensações.

Frango de Padaria Tempero Tradicional Seara

Frango de Padaria Tempero Tradicional Seara

O Frango de Padaria Seara leva o sabor de domingo para todos os dia da semana. Além de macio e suculento pode ser levado do freezer direto para sua AirFryer. Descubra o sabor TRADICIONAL e surpreenda-se com Seara.

Frango de Padaria com Ervas Seara

Frango de Padaria com Ervas Seara

O Frango de Padaria Seara leva o sabor de domingo para todos os dia da semana. Além de macio e suculento pode ser levado do freezer direto para sua AirFryer. Descubra o sabor ERVAS e surpreenda-se com Seara.

Frango de Padaria na Cerveja Seara

Frango de Padaria na Cerveja Seara

O Frango de Padaria Seara leva o sabor de domingo para todos os dia da semana. Além de macio e suculento pode ser levado do freezer direto para sua AirFryer. Descubra o sabor CERVEJA e surpreenda-se com Seara.

Lasanha parisiense Seara 600g

Lasanha parisiense Seara 600g

A Lasanha de Frango à Parisiense Seara é saborosa, pois tem uma combinação de ervilhas frescas, champignon e Presunto Seara cozido no vapor. O molho branco é preparado com Peito de Frango Seara desfiado sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira, e temperado com um toque de noz-moscada. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e é montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Lasanha de frango Seara 600g

Lasanha de frango Seara 600g

A Lasanha de Frango Seara é saborosa porque é preparada com Peito de Frango Seara desfiado sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira. O sabor é realçado, pois o molho é refogado com alho, cebola e temperos naturais. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e é montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Lasanha de frango Seara 1kg

Lasanha de frango Seara 1kg

A Lasanha de Frango Seara de 1 kg é ideal para uma refeição recheada com bons momentos para sempre compartilhados. O prato é feito em tamanho família com Peito de Frango Seara desfiado sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira. O sabor é realçado com o molho refogado com alho, cebola e temperos naturais. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e é montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Hamburguer de frango Seara 672g

Hamburguer de frango Seara 672g

O Hamburguer de Frango Seara é feito com Frango Seara sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira. É temperado com salsa, cebolinha e orégano, transformando sua refeição em um momento delicioso.

Coxinha da Asa Seara Bandeja Resfriada

Coxinha da Asa Seara Bandeja Resfriada

Sobrecoxa Seara Bandeja Resfriada

Sobrecoxa Seara Bandeja Resfriada

Peito Seara Bandeja Resfriada

Peito Seara Bandeja Resfriada

Filé de Peito Seara Bandeja Resfriada

Filé de Peito Seara Bandeja Resfriada

Mac&cheese tradicional Seara 300g

Mac&cheese tradicional Seara 300g

O Mac&Cheese Cheddar Seara é o que seu nome originalmente diz: Macarrão com Queijo. Inspirado na culinária americana, é feito com massa caracolino e um toque de azeite e pimenta. O molho Polenghi na medida certa deixa tudo mais suculento, e leva apenas 5 minutos no micro-ondas para ficar pronto.