img-facebook

Matérias

Matérias

Como fazer lula à dorê: 5 passos para preparar o aperitivo

Saiba como fazer lula empanada à dorê de forma simples

Por Minha Receita

Quer aprender como fazer lula à dorê? Essa é uma receita de aperitivo fácil feita com anéis de lula empanada – um fruto do mar saboroso, macio e versátil que, quando empanado da forma certa, fica super crocante. Ideal para servir em um happy hour com petiscos, nossa receita de lula à dorê ensina como fazer lula empanada de forma simples, temperada com limão, sal e pimenta-do-reino a gosto e empanada com farinha de trigo para depois fritar em óleo quente. O resultado é uma porção de lula frita empanada que dá água na boca e fica ainda melhor acompanhada de bebidas e um bom papo com amigos.

Para aprender a fazer os anéis de lula à dorê em casa, confira no passo a passo que preparamos abaixo:

Passo 1 – Para aprender como fazer lula frita à dorê com mais praticidade, aposte nos Anéis de Lula Seara

Lula em anéis Seara Pescados IQF 400g

Lula em anéis Seara Pescados IQF 400g

Com sabor suave e baixo teor de gordura podem ser preparadas nas mais variadas receitas, deixando os pratos ainda mais especiais

A receita de lula empanada à dorê fica muito mais fácil com os Anéis de Lula Seara, isso porque, além do produto ter um baixo teor de gorduras e o sabor mais suave, os anéis de lula da Seara já vêm limpos e frescos para economizar tempo no preparo. Antes de começar a receita, lembre-se de descongelar os anéis de lula corretamente para não perder o sabor.

Descongelamento:

  1. Para manter o sabor natural do produto, descongele-o sem usar água. Lembre-se, descongelar apenas o que será utilizado no preparo.
  2. Geladeira: Retire o produto do freezer e leve-o à geladeira à 4⁰C em sua embalagem original por até 12 horas.
  3. Microondas: Retire o produto do freezer, remova a embalagem e ajuste a tecla descongelar conforme a potência do forno.

Passo 2 – Junte os anéis de lula à dorê em uma tigela e tempere com limão, sal e pimenta-do-reino preta

O segredo do sucesso da receita lula à dorê também está na escolha dos temperos.  Para deixar o fruto do mar com uma leve acidez e, ainda assim, preservar o sabor característico da lula, nossa dica é temperar os Anéis de Lula Seara com limão tahiti, sal e pimenta-do-reino preta. Depois, transfira para uma peneira e leve à geladeira por 15 minutos.

Se quiser apostar em um tempero diferente, outra dica é combinar um pouco de azeite, com dentes de alho amassados, páprica picante, sal, pimenta-do-reino preta e um pouquinho de vinho branco seco. Junte todos os temperos na tigela, transfira os anéis de lula à dorê para a geladeira e espere 15 minutos antes de seguir as próximas etapas.

Passo 3 – Para deixar a lula empanada, passe os anéis de lula à dorê na farinha de trigo, ovo e farinha panko

Quando a lula estiver temperada, comece o empanamento: 

  1. Junte a farinha de trigo, o sal e uma pitada de páprica doce em uma tigela. Pode colocar também um pouco de pimenta-do-reino preta e trocar a páprica por colorau caso não tenha o tempero em casa. 
  1. Na sequência, bata um ovo em uma tigela funda e separe um prato com farinha panko ou farinha de rosca.
  2. O próximo passo é empanar os anéis de lula à dorê na farinha de trigo, passando pelo ovo batido e finalizando com a farinha panko (ou de rosca) para deixar o aperitivo bem crocante.

Passo 4 – Hora de aprender como fritar lula à dorê no óleo quente!

Os anéis de lula à dorê só ficarão prontos quando você encher uma frigideira funda com óleo e aquecer em fogo médio. O aperitivo deve ser frito aos poucos e somente até começarem a dourar. Basta colocá-los no óleo quente e fritar, sem mexer. Para deixar os anéis sequinhos e crocantes, transfira para um prato com papel toalha e espere até absorver a gordura.

Passo 5 – Para servir a lula frita como aperitivo, prepare também uma geleia de bacon como acompanhamento

Com os anéis de lula frito, vale a pena complementar a receita com uma geleia de pimenta com bacon, coentro e gengibre, onde você pode mergulhar o aperitivo. Veja como fazer:

1) Basta colocar 1 tablete no processador e triturar até virar uma “farinha”. 

2) Depois, frite o bacon em uma frigideira até formar pequenos pedacinhos dourados;

3) Em um liquidificador, misture 1 maço de coentro, 4 pimentas dedo-de-moça sem semente, ¼ de xícara de gengibre picado, 1 cebola roxa em cubos, 6 dentes de alho, ¼ xícara de azeite e 1⁄4 xícara de açúcar.

4) Junte a gordura do bacon que ficou na frigideira e bata tudo até formar um creme. Transfira o molho para uma panela, adicione o bacon e cozinhe em fogo baixo até ganhar uma coloração verde escura.

5) Depois, deixe esfriar para servir com os anéis de lula à dorê e complemente o preparo com mini torradinhas crocantes e uma cerveja gelada, tipo american Ipa.

Gostou da receita? Agora é só colocar a mão na massa! 

Ver mais:

Dicas de Cozinha Peixes e Frutos do Mar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
18.Jan

bbb

Acompanhamento para lasanha à bolonhesa: 8 ideias para incrementar a refeição

Image Card
17.Jan

Dicas de Cozinha

Receitas com peixe: 10 opções com filé de tilápia, pescada amarela, merluza e salmão

Image Card
17.Jan

Dicas de Cozinha

5 dicas para fazer um risoto de camarão simples e cremoso

Image Card
17.Jan

Bovinos e Hambúrguer

Receita de hambúrguer gourmet: 10 ideias para experimentar no fim de semana

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas