img-facebook

Matérias

Matérias

Como preparar mexilhão em 3 passos

Dicas para um almoço de sábado!

Por Minha Receita

Saber como preparar mexilhão é um bom trunfo na cozinha para quem gosta de receitas com frutos do mar. Além de ser muito nutritivo e saboroso, o mexilhão tem fácil preparo e pode ser a base de diversos pratos simples ou sofisticados, como risoto de mexilhão, vinagrete de mexilhão, arroz com mexilhão e até mesmo saladas. A seguir, vamos te ensinar um passo a passo fácil e rápido para você aprender a preparar mexilhão e surpreender seus convidados com receitas deliciosas. Confira!

Dica 1: Para preparar mexilhão com facilidade e segurança, opte pelo pescado já limpo e pronto para preparo 

Mexilhão Seara Pescados IQF 400g

Mexilhão Seara Pescados IQF 400g

Molusco marinho com sabor característico e muito nutritivo. Podem ser preparados de diversas formas e utilizados em muitas receitas.

Por ser um tipo de pescado com particularidades específicas, o mexilhão precisa de alguns cuidados antes de ir para o prato. Por isso, vale a pena optar pelo Mexilhão Seara, que já vem limpo, cozido e desconchado, tornando sua receita muito mais prática e o consumo mais seguro. Depois de comprar o Mexilhão Seara, basta seguir o modo de descongelamento indicado na embalagem e utilizar no preparo da receita que preferir. 

Dica 2: Coloque o mexilhão em água com sal para deixar o pescado no ponto certo

É preciso ficar atento ao tempo de cozimento do mexilhão, pois, quando muito cozido, ele pode ficar borrachudo ou esfarelado. Uma boa opção é prepará-lo em água fervente, deixando-o cozinhar com um pouco de sal por aproximadamente 2 a 4 minutos.

Depois, você pode temperar o pescado com 1/2 xícara de azeite, sal e pimenta-do-reino preta a gosto, 1 cebola roxa picada, ½ pimentão vermelho picado, 1 tomate sem semente cortado em cubos, 1 pimenta dedo-de-moça sem semente picada, 1 maço de coentro picado, 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico e o suco de 1 limão siciliano para fazer um vinagrete de mexilhão e servir como uma alternativa rápida de entrada, acompanhado de chips de mandioca a gosto.

No vídeo abaixo, ensinamos o passo a passo completo de como fazer vinagrete de mexilhão:

Já se preferir fazer uma salada quente com mexilhão, opte por um refogado simples de cebola, alho, salsinha e tomates picados no azeite, adicionando o Mexilhão Seara e misturando bem para servir em seguida.

Dica 3: Como preparar o mexilhão para incrementar outras receitas: cozinhe o pescado durante o preparo do prato

Para receitas de mexilhão com arroz, como paella e risotos, você pode cozinhar o mexilhão durante o cozimento do prato, deixando o pescado com um sabor especial. No caso do risoto, nossa sugestão é fazer um refogado de alho e cebola, colocar o arroz de risoto (arbóreo), refogar por mais 1 ou 2 minutos e, depois, adicionar o Mexilhão Seara já limpo e desconchado, deixando cozinhar até que o arroz fique no ponto ideal para o risoto.

Em receitas de macarrão com mexilhão, o preparo fica ainda mais rápido: basta cozinhar o macarrão normalmente, em uma panela com água e uma pitada de sal e, quando faltar 4 minutos para a massa ficar cozida, coloque os mexilhões limpos e cozidos e cozinhe mais um pouco até a massa ficar “al dente”.

Aproveite a praticidade do Mexilhão Seara para fazer entradas criativas e receitas para almoço e jantar deliciosas 

Agora você aprendeu como preparar mexilhão, basta usar a criatividade para incrementar várias receitas com o sabor característico desse fruto do mar. Experimente usar o Mexilhão Seara para compor pratos frios, como  vinagretes e uma deliciosa salada de mexilhão ou aproveite a praticidade do produto acrescentando-o em entradas saborosas. No Minha Receita, nós ensinamos a fazer uma saborosa Bruschetta de Mexilhão. Vale a pena dar uma olhada!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Peixes e Frutos do Mar Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
18.Jan

bbb

Acompanhamento para lasanha à bolonhesa: 8 ideias para incrementar a refeição

Image Card
17.Jan

Dicas de Cozinha

Receitas com peixe: 10 opções com filé de tilápia, pescada amarela, merluza e salmão

Image Card
17.Jan

Dicas de Cozinha

5 dicas para fazer um risoto de camarão simples e cremoso

Image Card
17.Jan

Bovinos e Hambúrguer

Receita de hambúrguer gourmet: 10 ideias para experimentar no fim de semana

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Bacalhau gratinado com batatas Seara Gourmet 700g

Bacalhau gratinado com batatas Seara Gourmet 700g

O Bacalhau Gratinado Seara Gourmet foi criado para surpreender com muito sabor e praticidade. Feito com bacalhau de origem portuguesa, coberto com um delicioso molho branco, batatas e finalizado com queijo parmesão, para gratinar. Finalize com um fio de azeite para das aquele toque especial.

Mexilhão Seara Pescados IQF 400g

Mexilhão Seara Pescados IQF 400g

Molusco marinho com sabor característico e muito nutritivo. Podem ser preparados de diversas formas e utilizados em muitas receitas.

Camarão empanado Seara Pescados IQF 300g

Camarão empanado Seara Pescados IQF 300g

Perfeito para entradas e petiscos, o Camarão Empanado Seara é muito prático e versátil, pronto para ser finalizado em óleo, forno ou Airfryer.

Lombo de salmão Seara Pescados 500g

Lombo de salmão Seara Pescados 500g

O salmão é um peixe com excelente valor nutricional e fonte de Ômega 3. O Lombo de Salmão da Seara traz a parte mais nobre do peixe e é embalado fresco, mantendo toda a qualidade do produto.

Camarão descascado 60/80 Seara Pescados 400g

Camarão descascado 60/80 Seara Pescados 400g

Nossos camarões são pré-cozidos, descascados e perfeitos para as mais variadas receitas. A versão 60/80 indica que contém de 60 a 80 camarões de tamanho médio por pacote.

Camarão descascado 80/100 Seara Pescados 400g

Camarão descascado 80/100 Seara Pescados 400g

Nossos camarões são pré-cozidos, descascados e perfeitos para as mais variadas receitas. A versão 80/100 indica que contém de 80 a 100 camarões de tamanho pequeno por pacote.

Lula em anéis Seara Pescados IQF 400g

Lula em anéis Seara Pescados IQF 400g

Com sabor suave e baixo teor de gordura podem ser preparadas nas mais variadas receitas, deixando os pratos ainda mais especiais

Filé de Salmão Seara Pescados IQF 500g

Filé de Salmão Seara Pescados IQF 500g

O salmão é um peixe com excelente valor nutricional e fonte de Ômega 3. Os Filés de Salmão Seara são embalados frescos e em porções ideais para refeições individuais.

Kit paella Seara Pescados IQF 400g

Kit paella Seara Pescados IQF 400g

A Paella, um prato típico espanhol, leva o que há de melhor no Kit: Lula, Polvo, Camarão e Mexilhão. A mais perfeita mistura dos frutos do mar. O Kit da Seara já vem com sachê de tempero para facilitar ainda mais o preparo.

File de tilápia Seara Pescados IQF 600g

File de tilápia Seara Pescados IQF 600g

É o pescado de água doce mais consumido do Brasil, com excelente valor de proteína, sua carne é bastante apreciada por ser suave e saborosa.

Camarão Descascado 30/50 Seara Pescados 400g

Camarão Descascado 30/50 Seara Pescados 400g

Nossos camarões são pré-cozidos, descascados e perfeitos para as mais variadas receitas. A versão 30/50 indica que contém de 30 a 50 camarões de tamanho grande por pacote.

Mac&cheese tradicional Seara 300g

Mac&cheese tradicional Seara 300g

O Mac&Cheese Cheddar Seara é o que seu nome originalmente diz: Macarrão com Queijo. Inspirado na culinária americana, é feito com massa caracolino e um toque de azeite e pimenta. O molho Polenghi na medida certa deixa tudo mais suculento, e leva apenas 5 minutos no micro-ondas para ficar pronto.