img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Como temperar bisteca: 6 dicas para deixar a carne mais saborosa

Por Minha Receita

Bisteca de porco dourada por fora e macia por dentro é mesmo de dar água na boca! A bisteca está entre os cortes de carne de porco favoritos para o dia a dia porque é uma ótima alternativa para o bife ou frango grelhado da semana, além de permitir desde acompanhamentos tradicionais, como arroz, purê e saladas, ou surpreendentes, como o molho de café acompanhando essa receita de bisteca. O interessante da bisteca de porco é que você pode prepará-la com osso, sem osso, frita ou assada, e todas as formas podem ganhar temperos e truques para ficarem ainda mais suculentas. Se você quer saber como fazer bisteca de porco, o Minha Receita fez um guia com 6 dicas para te ajudar a dar mais sabor à carne. Confira!  

Dica 1: Dê preferência à bisteca resfriada com corte porcionado

Bisteca Resfriada Seara Gourmet

Bisteca Resfriada Seara Gourmet

Prático para o dia a dia. Já vem porcionado.

Saber fazer uma salmoura caprichada e escolher os temperos mais gostosos para fazer a sua bisteca de porco é essencial, mas comprar uma bisteca suína de qualidade também é importante para alcançar um sabor dos Deuses! A Bisteca Resfriada Seara Gourmet, por exemplo, é mais prática para o seu dia a dia porque já vem com cortes porcionados e conta com uma qualidade superior, além da maciez e o sabor serem excelentes. Experimente!

Dica 2: Faça furinhos com garfo nas peças de bisteca

Antes mesmo de adicionar temperos à bisteca de porco, o truque de chef é fazer alguns furinhos em toda a extensão da peça com a ajuda de um garfo ou de uma faca. Você pode fazer isso no dia anterior ou cerca de meia hora antes de marinar a carne, caso não tenha tempo de preparar com antecedência. Essa técnica faz com que a carne absorva melhor o tempero da salmoura e garante que você sinta o sabor das especiarias a cada mordida.

Dica 3: Como temperar bisteca de porco? O segredo é deixar a carne suína marinando em uma solução salgada na geladeira

A melhor forma de realçar o sabor da bisteca de porco é deixar a carne marinando em uma solução salgada na geladeira – truque esse que, inclusive, deixa a carne de porco ainda mais macia! A salmoura pode ser feita com uma mistura simples de água (ou suco de limão), com alho e cebola em pó + especiarias picantes, como páprica picante, pimenta e algumas ervas a gosto.

Uma outra sugestão é usar 1 litro de água, 2 colheres (sopa) de alho em pó, 1 unidade de raspas de limão siciliano, 4 colheres (sopa) de sal, 2 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de páprica doce, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta e 2 ramos de alecrim debulhado. A dica é deixar a bisteca de porco marinando por aproximadamente 24 horas nessa mistura, mas se você tiver pouco tempo para preparar a refeição, apenas 30 minutos já fazem a diferença no sabor da bisteca suína.

E se você ainda tiver alguma dúvida, no vídeo abaixo nós separamos um passo a passo completo ensinando como temperar bistecas para deixá-las suculentas e saborosas. Não deixe de conferir!

Dica 4: Nunca leve a bisteca direto da geladeira para o fogo

Terminou de fazer a salmoura? Tente não levar a carne direto para a frigideira ou para o forno. Deixar que a bisteca de porco alcance a temperatura ambiente é fundamental para que ela cozinhe uniformemente e fique ainda mais macia por dentro. Se a carne for levada gelada direto para o fogo, é provável que fique ressecada e não ganhe aquela textura suculenta que a gente adora. Por isso, reserve um tempo extra na cozinha: 20 minutinhos fora da geladeira já ajuda a alcançar temperatura ambiente.

Dica 5: Saiba como fazer bisteca de porco sem ressecar

Bisteca de porco frita é uma delícia, mas a frigideira pode ressecar a carne em instantes. Por isso, na hora do preparo, você pode seguir esse passo a passo: 

Passo 1 – Preaqueça uma frigideira em fogo médio-alto e adicione um pouco de azeite;

Passo 2 – Quando estiver bem quente, coloque as bistecas de porco para fritar e não mexa nas peças para não prejudicar a etapa da selagem;

Passo 3 – Quando estiverem douradas no primeiro lado, você pode virar. As bistecas suínas geralmente se soltam facilmente quando estão seladas por fora, e isso leva cerca de 4 a 5 minutos. 

Passo 4 – Depois de dourar os dois lados, deixe a carne descansar por aproximadamente 5 minutos e sirva em seguida. 

Dica 6: Antes de levar ao forno, grelhe a bisteca rapidamente na frigideira

Se for fazer a bisteca de porco no forno, saiba que alguns truques exaltam o sabor da carne e, de quebra, deixam aquele visual douradinho e apetitoso! O mais conhecido é o truque da frigideira: depois de retirar as peças da salmoura, seque-as com papel toalha. Preaqueça o forno a 180 °C mas, antes de colocar as peças, sele cada lado da carne em uma frigideira bem quente por cerca de 2 a 3 minutos. Depois, leve ao forno e pronto!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
13.Jul

Carne Suína

O que é panceta suína? Conheça melhor esse corte de carne de porco super saboroso

Image Card
13.Jul

Carne Suína

Carne suína é saudável? Veja porque você deve incluí-la na sua alimentação

Image Card
13.Jul

Carne Suína

Lanche gourmet com carne suína: 8 receitas deliciosas para experimentar

Image Card
13.Jul

Carne Suína

8 receitas com carne de porco para experimentar no inverno

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas