img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Como temperar frango: 5 dicas práticas para deixar a carne ainda mais suculenta

Truques incríveis para preparar um frango úmido e cheio de sabor

Por Minha Receita

Saber como temperar frango faz toda a diferença para conseguir uma carne macia, suculenta, douradinha e cheia de sabor. E quando se fala de frango, uma proteína tão versátil, há um mundo de possibilidades à sua espera. Para acertar na escolha dos condimentos e preparar um frango bem temperado, é importante levar em conta a combinação de alguns fatores, como o gosto pessoal, o tipo de corte (peito, coxa, asinha de frango, entre outros), o tempo disponível e a própria receita. Apostar em uma boa marinada para frango, por exemplo, é uma ótima dica para caprichar no sabor e servir um frango super macio e suculento, mas exige mais tempo de preparo.

A seguir, separamos 5 dicas práticas e alguns segredinhos para você aprender como temperar frango de diversas maneiras: seja para fazer um filé de frango grelhado, uma sobrecoxa no forno ou até mesmo um frango inteiro. Confira!

Dica 1 – Como temperar filé de frango grelhado: prepare uma marinada rápida para garantir mais sabor e suculência

Para que a sua receita de frango grelhado seja um sucesso, aprender como temperar frango faz toda a diferença no preparo! Mas como cada corte de frango precisa de cuidados específicos que variam de acordo com as suas características, nós separamos algumas dicas abaixo que vão além da escolha dos temperos.

A primeira delas é que você deve tirar a bandeja de frango do congelador mais ou menos um dia antes de temperar a proteína. Para o que o filé de frango grelhado absorva todos os temperos, é importante que ele descongele naturalmente na geladeira.

Outra dica é dar preferência a boa e velha marinada de frango. Por ser um corte que tende a ser mais seco que os outros, o filé de frango precisa entrar em contato com soluções líquidas e bem temperadas (preferencialmente feitas com elementos ácidos e aromáticos), para deixar a sua carne realmente saborosa.

Essa técnica, que consiste em deixar a carne em contato com uma solução líquida por um longo período de tempo, pode ajudar a intensificar o sabor do filé de frango grelhado. E para garantir que esse processo seja feita com total eficácia, você ainda pode remover o excesso de umidade do frango com folhas de papel toalha antes que a carne entre em contato com os temperos.

Passo a passo de como temperar filé de frango:

1. Comece esfregando os dois lados da carne com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, páprica e manjericão seco e, depois, acrescente um ingrediente ácido, que pode ser vinagre, suco de limão ou suco de laranja, junto com uma gordura – que pode ser azeite – para completar a marinada.

2. Depois, é só deixar a peça marinando na geladeira por pelo menos 30 minutos antes do preparo. Após essa etapa, coloque um ou dois filés para grelhar em uma frigideira já aquecida. Quando a carne estiver bem douradinha (3 a 5 minutos de cada lado, dependendo da espessura), adicione uma colher de manteiga para dar um toque final de sabor e suculência.

Dica 2 – Para deixar o filé de frango grelhado ainda mais saboroso e suculento, acrescente outros temperos na marinada

Se você é do tipo que gosta de se aventurar na cozinha, que tal experimentar outras combinações de tempero além das que ensinamos acima? No vídeo a seguir, o Minha Receita separou várias dicas de como temperar filé de frango com uma pastinha à base de manteiga, especiarias como páprica defumada, tabasco e cominho moído e uma pitada de açúcar mascavo. Dá uma olhada no passo a passo:

Dica 3 – Como temperar frango para assar: Invista em uma marinada de um dia para o outro

Frango Inteiro com Ervas Finas Assa Fácil

Frango Inteiro com Ervas Finas Assa Fácil

Embora o frango assado seja um clássico na mesa dos brasileiros, há muitas dúvidas sobre como temperar frango inteiro para deixá-lo cheio de sabor. Se você é do time que não abre mão da praticidade, é possível temperar o frango na hora espalhando sal e pimenta-do-reino por toda a ave, incluindo o interior.

No entanto, caso você tenha um pouco mais de tempo, a melhor coisa a se fazer é deixar o frango marinando de um dia para o outro ou por, pelo menos, 12 horas, escolhendo boas combinações de tempero para frango assado. Dessa forma a carne fica mais macia, saborosa e suculenta.

Para ter ainda mais praticidade no dia a dia, a linha Seara Assa Fácil te ajudar a fazer o frango assado perfeito de forma muito mais fácil. Um bom exemplo é o Frango Inteiro Assa Fácil Seara, que já vem com temperos naturais de ervas finas e pode ir direto do freezer para o forno, garantindo um frango assado macio, suculento e sem fazer nenhuma sujeira!

Dica 4 – Para deixar as suas receitas com frango assado ainda mais suculentas, acrescente um toque de manteiga

Para ter um frango bem molhadinho, que não resseca no forno, outra dica infalível é colocar alguns pedacinhos de manteiga entre a carne e a pele da ave. No caso do frango assado inteiro, também vale a pena preencher a cavidade com cebola cortada, limão e algumas ervas, como tomilho e alecrim. 

Dica 5 – Como temperar frango para fritar: faça uma salmoura para a carne

Se a sua ideia é fritar frango a passarinho, coxa e asa de frango, por exemplo, a técnica de marinar na salmoura (salgar) funciona muito bem. Para prepará-la é bem simples: em um recipiente com água morna, adicione o sal (1 colher de sopa de sal para cada xícara de água) e o mix de tempero para frango de sua preferência. Na sequência, mergulhe os cortes na mistura, cubra e leve à geladeira por 1 a 2 horas. Além de deixar a carne mais saborosa, esse método garante um interior macio e suculento!

Ver mais:

Receitas Seara Aves

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
13.May

Aves

3 dicas para fazer uma galinhada deliciosa

Image Card
13.May

Aves

15 receitas com frango para fazer em menos de 1 hora

Image Card
10.May

Aves

10 receitas fáceis com frango para almoço e jantar

Image Card
02.Feb

Aves

10 erros que você está cometendo ao fazer frango

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas