Matérias

imagem

Matérias

Como temperar pernil para assar

As melhores dicas para preparar um pernil suculento e saboroso

Por Minha Receita

Saber como temperar pernil suíno abre um mundo de possibilidades na hora de preparar uma refeição completa e memorável. Além de saboroso, esse corte de carne de porco é macio, suculento e extremamente versátil. Ele fica perfeito à mesa de um almoço ou jantar mais especial, no dia a dia, dentro de sanduíches ou como destaque nas festas de fim de ano. 

Para te ajudar na missão de preparar uma carne suína perfeita, o Minha Receita preparou um passo a passo com as melhores dicas para você temperar pernil, caprichar e surpreender seus convidados.

Tempero para pernil assado: marinada é um dos segredos para preparar uma carne macia e deliciosa

Transforme a sua receita de carne suína em algo realmente especial com uma deliciosa combinação de temperos para pernil assado. Para isso, basta preparar uma marinada e deixar o pernil absorver os sabores na geladeira durante toda a noite. Veja abaixo uma sugestão prática e versátil de marinada para pernil suíno (peça de aproximadamente 4 kg, com osso):

Ingredientes da marinada para pernil:

  • 7 dentes de alho amassados
  • 1 xícara (chá) de suco de limão ou laranja
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 2 cebolas roxas pequenas cortadas em rodelas
  • 1-2 colheres (sopa) de ervas secas/frescas: orégano, salsa, louro, etc.
  • 3 colheres (sopa) de cominho moído
  • 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino moída

Como temperar pernil passo a passo:

Passo 1 Antes de preparar o tempero para pernil, certifique-se de que a peça esteja limpa. Depois, coloque a carne em uma assadeira grande e funda (verifique se ela caberá na geladeira e no forno), e comece a adicionar os ingredientes da marinada;

Passo 2 Junte os dentes de alho amassados, as cebolas em rodelas, as ervas de sua preferência, o cominho e a pimenta-do-reino. Esfregue bem e deixe-os junto à carne;

Passo 3 Em seguida, regue o pernil com o vinho branco e o suco de limão ou laranja. Cubra a assadeira com plástico filme e deixe marinar na geladeira da noite para o dia (de 8 a 12 horas). Se possível, vire a carne pelo menos uma vez durante esse período para que todos os lados peguem o sabor dos temperos.

Dica extra: Quer preparar um pernil de Natal e deixar a noite ainda mais especial? Uma boa pedida é a receita de Pernil Seara marinado com mel, cachaça e mostarda. Fica uma delícia e tem tudo para fazer o maior sucesso entre seus convidados na hora da ceia!

Aprenda como assar pernil, deixando a carne saborosa e suculenta

Passo 1 Hora de assar o pernil! Depois de preaquecer o forno a 180 ºC, retire a peça da geladeira e reserve a marinada. Em seguida, seque bem a superfície da carne com folhas de papel toalha;

Passo 2 Com uma faca, corte a pele ou gordura, fazendo um padrão em forma de diamante (certifique-se de não cortar a carne subjacente). Na sequência, tempere todo o pernil com 2 colheres (sopa) de sal e regue com azeite de oliva. 

Passo 3 – Cubra a assadeira com papel alumínio, com a parte brilhante para dentro, e leve ao forno por aproximadamente 4 horas. O tempo de cozimento varia de forno para forno e depende do tamanho do assado. Para facilitar, a regra para assar pernil é 1 hora para cada quilo de carne.

Passo 4 – Quando o pernil de porco estiver assado, retire o papel alumínio e pincele generosamente o líquido da marinada sobre a superfície da carne (ferva antes em uma panela pequena). Aumente a temperatura do forno para 220 ºC e deixe por mais 30 minutos ou até a pele ficar douradinha e crocante. 

Passo 5 – Retire a carne do forno. Se quiser um pernil assado suculento, deixe-o descansar por pelo menos 15 minutos para que todos os sucos permaneçam na carne antes de fatiar. 

Prepare o molho para pernil e alguns acompanhamentos

Para deixar a receita de pernil completa e saborosa, um bom molho para carne suína é essencial. Aqui há duas opções: você pode fazer um molho do zero ou aproveitar a marinada que sobrou na assadeira. 

Neste caso, basta derreter 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela, adicionar 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e mexer até cozinhar o roux (2-3 minutos). Junte o líquido da marinada aos poucos e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos após a fervura, mexendo de vez em quando. Acerte o sal, se necessário, e transfira o molho para uma pequena tigela ou molheira.

Além do molho, prepare algumas opções de acompanhamentos para pernil assado. Pode ser, por exemplo, um repolho roxo refogado com maçã, batatas sauté, um mix de legumes ou a farofa de ovo e banana da nossa receita de pernil brasileiro. Fica uma delícia! 

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

1.fev

Carne Suína

Como fazer costelinha de porco frita

1.fev

Carne Suína

5 receitas para jantar com carne suína

12.dez

Carne Suína

Almoço de domingo com carne suína: 5 sugestões de pratos para a família

11.dez

Carne Suína

Comidas rápidas com carne suína: 5 opções para quem gosta de praticidade e sabor

Mais Matérias