']) Copa lombo assado: 5 dicas para fazer uma receita suculenta com a carne suína - Minha Receita

Matérias

Copa lombo assado: 5 dicas para fazer uma receita suculenta com a carne suína

Matérias

Matérias e dicas

Copa lombo assado: 5 dicas para fazer uma receita suculenta com a carne suína

Aprenda a deixar essa carne suína saborosa e suculenta

Por Minha Receita

Conhecido como bife de ancho, ancho suíno ou sobrepaleta, o copa lombo suíno é um dos cortes de carne de porco que mais se destacam em termos de sabor e suculência. Ele fica localizado na parte superior da paleta do porco e, por isso, apresenta mais gordura intramuscular, o que acaba conferindo mais umidade e mais maciez.

O copa lombo assado no forno é um dos preparos mais escolhidos para esse corte suíno, por isso, nós separamos algumas dicas ensinando a deixar a carne suína suculenta e muito saborosa. Prepare essa receita no almoço de domingo em família ou num almoço ou jantar especial!

Dica 1) Para fazer uma receita suculenta, opte por um corte de copa lombo suíno de qualidade

Copa Lombo suína resfriada temperada Seara

Copa Lombo suína resfriada temperada Seara

A primeira dica para um preparo de sucesso é escolher uma carne de porco resfriada ou congelada de qualidade, capaz de proporcionar o melhor resultado, como a Copa Lombo Suína Resfriada Temperada Seara. A peça já vem com um delicioso tempero caseiro e é naturalmente macia e saborosa, ideal para os preparos do dia a dia. Já a Copa Lombo Suína sem tempero Congelada Seara é uma opção que permite um toque pessoal no sabor do corte, escolhendo os temperos e a marinada. Para quem gosta de fazer o famoso churrasco em casa, há ainda o Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet, que também pode ser preparado no forno.

Dica 2) Sele o corte copa lombo suíno antes de levar para o forno

Para criar uma crosta que irá reter a suculência do copa lombo suíno, uma boa dica é selar os dois lados da carne (incluindo as pontas) antes de levar ao forno. Na hora de colocar a carne na frigideira, não esqueça de colocar 1 colher (sopa) de manteiga para dar um gostinho especial. Além disso, dê preferência por um pegador de silicone ou até mesmo um pegador de macarrão ou salada, desse jeito você consegue preservar o copa lombo suíno inteiro, sem furar a peça acidentalmente com um garfo, fazendo com que ela perca seus sucos.

Obs.: Se você optar pela carne Copa Lombo Suína sem tempero Congelada Seara, prepare uma pastinha de manteiga com temperos a gosto, triturando 4 dentes de alho, 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) de orégano + algumas folhas de tomilho frescas junto com sal e pimenta-do-reino a gosto no liquidificador. Passe pela carne e deixe pegar sabor por pelo menos 30 minutos antes de selar na frigideira.

Dica 3) Como fazer copa lombo assado passo a passo

Com o corte copa lombo suíno devidamente selado, é hora de levar ao forno! Agora, a atenção é quanto ao tempo de cozimento e o ponto correto da carne. Siga o passo a passo que preparamos abaixo:

Passo 1 – Corte algumas cebolas em rodelas e forre o fundo da assadeira. As cebolas vão ajudar a proteger a carne e darão um gostinho especial para a receita, já que também liberam os seus sucos; 

Passo 2 – Cubra o copa lombo suino com papel alumínio, deixando a parte brilhosa em contato com a carne e leve ao forno a 180ºC por 2 horas;

Passo 3 – Retire o papel laminado e asse o corte até dourar em fogo médio-alto (200ºC);

Passo 4 – Para garantir que o copa lombo suino fique bem assado e suculento, espete a lateral da peça com a ponta de uma faca afiada. Se o líquido sair rosado, volte ao forno por mais alguns minutos; 

Passo 5 – Para que os sucos se redistribuam e o copa lombo assado no forno fique suculento, espere 5 minutos antes de fatiar.

Dica 4) Sirva o copa lombo assado com molho de abacaxi

Para realçar o sabor da carne de porco assada e transformá-la em um destaque absoluto, a melhor dica é servir a copa lombo assada com abacaxi, um dos principais tipos de molho para carne suína. Dá uma olhada no modo de preparo:

Ingredientes:

  • 1 abacaxi
  • 2 pimentas vermelhas (pode ser dedo-de-moça, malagueta ou caiena)
  • ½ xícara de vinho branco 
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • ½ cebola
  • 100 ml de água
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: 

Passo 1 – Pique a cebola. Depois, descasque o abacaxi e corte em cubos; 

Passo 2 – Prepare um suco de abacaxi (batendo os cubos da fruta no liquidificador) e coe; 

Passo 3 – Em uma panela média, derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente o açúcar e misture bem; 

Passo 4 – Regue com o vinho e misture bem até dissolver o açúcar e o molho ficar cremoso; 

Passo 5 – Adicione o suco de abacaxi, tempere com sal e pimenta-do-reino, misture bem e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo médio-baixo.

Dica 5) Copa lombo assado no forno combina com diferentes acompanhamentos

Do tradicional cuscuz marroquino às batatas sauté, os acompanhamentos para essa carne de porco são diversos e podem variar de acordo com o gosto pessoal de cada um. Para complementar a copa lombo assada, nossa dica é preparar um vinagrete de tomates verdes, servido junto com batatas ao murro, para aqueles que não abrem mão desse acompanhamento clássico. No dia a dia, o corte copa lombo suíno combina muito bem com uma salada de couve-flor e avelãs e arroz à grega.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
08.Aug

Carne Suína

10 receitas econômicas e saborosas com carne de porco para o dia a dia

Image Card
08.Aug

Carne Suína

Como fazer panceta na churrasqueira

Image Card
04.Aug

Aves

Como fazer batata recheada e deliciosa: confira 5 ideias de recheio!

Image Card
02.Aug

Carne Suína

Acompanhamento para churrasco: 10 pratos que não podem faltar

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas