Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Costela na churrasqueira: 7 dicas para ter uma carne macia e suculenta

Corte suculento para seu churrasco

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Quer aprender como fazer costela na churrasqueira? Protagonista no churrasco em casa, esse corte suíno precisa ser preparado da forma certa para garantir um resultado ainda mais macio e suculento. Para fazer a costela suína perfeita é preciso ter cuidado com o tempo de cozimento para que a costela não fique passada e, principalmente optar por uma carne suína de qualidade e pelos melhores temperos para a carne de porco. A seguir, separamos 7 dicas de como fazer costela assada na churrasqueira sem cometer erros. Confira!

Dica 1) Para fazer costela na churrasqueira, comece acertando na escolha da carne 

Quem está buscando por experiências cada vez melhores no churrasco, pode apostar na nova linha de Churrasco Gourmet da Seara. Nela, cortes de carne de porco elaborados especialmente para a churrasqueira, como a Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet, são marinados em temperos selecionados que dão mais sabor e suculência às peças. 

Para deixar seu churrasco em casa mais especial, a costela suína Seara Gourmet vem marinada com tempero de alecrim e está pronta para ir à grelha. Ela possui um sabor delicioso que se desmancha na boca e tem a vantagem de ser muito mais prática por já vir com temperos. Assim, você não precisa se preocupar em aprender como temperar carne suína para churrasco e pode aproveitar para investir em outros preparativos, como os acompanhamentos.

Além dessa opção, cortes suínos super premium, como a Costela Suína de Linhagem Europeia Seara Gourmet, apresentam mais marmoreio, característica que garante além do sabor, maior maciez e suculência. Esse é um tipo de carne de churrasco que possui bastante gordura entremeada em suas fibras e pode deixar o churrasco em família muito mais sofisticado.

Dica 2) Para elevar a suculência da costela suína, faça pequenos riscos diagonais na parte da gordura

A gordura da costela suína é fundamental para proporcionar mais suculência na hora do cozimento na churrasqueira. Mas se você quiser intensificar esse processo, uma boa dica é fazer pequenos riscos diagonais na parte mais gordurosa da carne, deixando a costela na churrasqueira com um resultado surpreendente.

Para isso, posicione a parte de maior gordura virada para cima e, com a ajuda de uma faca bem afiada, risque delicadamente, fazendo cortes superficiais ao longo do seu comprimento. Em seguida, faça novos cortes perpendiculares (ainda no sentido diagonal) cruzando os cortes que você já fez anteriormente. A ideia é que a costela suína fique com pequenos losangos em seu comprimento, para elevar ainda mais a suculência da peça.

Dica 3) Costela suína na churrasqueira pode ser temperada apenas com sal grosso para realçar o sabor do corte

Quando o assunto é selecionar os melhores temperos para carne de porco, há quem prefira temperar a costela suína com um bom ‘dry rub’ de ervas e especiarias secas. Mas para aproveitar toda a suculência dos cortes suínos super premium, como a Costela Suína de Linhagem Europeia Seara Gourmet, você só precisa temperar a carne com sal grosso. Além de realçar o sabor do corte, essa técnica é perfeita para quem gosta do churrasco suíno tradicional, em que o sabor da carne é o mais próximo possível do seu sabor original.

Dica 4) Para deixar a costela suína com um sabor mais intenso, faça um dry rub de pimenta, páprica doce, açúcar mascavo e outras especiarias

Se você preferir apostar uma combinação de ervas e especiarias para deixar a costela suína com um sabor mais forte, prepare um dry rub que contenha pimenta na medida certa e funcione tanto para a costela na churrasqueira como para outras receitas de costela suína assada no forno. Basta combinar 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 ½ colher (sopa) de páprica doce, 1 ½ colher (sopa) de sal, 1 colher (chá) de mostarda moída, 1 ½ colher (sopa) de pimenta-do-reino, 1 colher (chá) de alho em pó e 1 colher (chá) de cebola em pó e seguir o passo a passo do vídeo abaixo: 

Dica 5) Como assar costela na churrasqueira: para evitar erros durante o preparo,  siga o passo passo a seguir

Passo 1 – Quando a costela suína estiver temperada, preaqueça a churrasqueira por 10 minutos e posicione a carne com os ossos virados para baixo. Esse é o famoso cozimento através do osso, que faz com que o calor chegue lentamente até a carne, ajudando a deixá-la ainda mais macia e suculenta;

Passo 2 –  A costela na churrasqueira leva cerca de 1 a 2 horas para ficar pronta. A dica, nesse caso, é virar a peça para baixo depois de 40 minutos e colocar mais perto da brasa nos últimos minutos finais; 

Passo 3 – Quando a costela suína estiver dourada por fora e suculenta por dentro, isto é, com uma leve coloração rosada na parte interior, retire a carne da churrasqueira e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Dica 6) Outra forma de deixar a costela na churrasqueira mais suculenta é usando o papel alumínio como seu aliado

O papel alumínio pode ajudar a reter o calor e a umidade durante o cozimento da costela na churrasqueira, deixando-a bem suculenta. Nesse caso, a dica é posicionar a costela já temperada no papel alumínio, dobrar as pontas do papel para cima e colocar ½ xícara de água. Em seguida, feche bem e envolva toda a carne. Você deve deixá-la na churrasqueira com o osso virado para baixo por pelo menos 1 hora. Depois, tire o papel alumínio e vire a costela suína para o outro lado, terminando o cozimento.

Dica 7) Para complementar a costela suína, escolha bons acompanhamentos para churrasco

Os acompanhamentos para churrasco são perfeitos para complementar uma costela suína assada super suculenta. Nesse caso, vale a pena servir a carne com um molhinho agridoce, como o clássico molho barbecue. Além dessa opção, a receita de Costela na Churrasqueira com Milho e Alho assado, ensina a preparar outros acompanhamentos. Você também pode fazer uma farofa de linguiça simples ou um pão de alho gourmet, com creme de gorgonzola, queijo parmesão e ervas finas.

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

Pizza com presunto alemão em cima de uma tábua de madeira. Ao lado, folhas de louro e bagas de zimbro. Ao fundo, tomates inteiros.
27.Sep

Carne Suína

Comida alemã: do fast food ao pratos clássicos, confira as mais irresistíveis

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Costela assada acompanhada de batatas rústicas posicionadas em uma tábua preta de madeira
12.Sep

Carne Suína

15 acompanhamentos para servir com costela assada

A imagem mostra uma tradicional feijoada brasileira em uma panela de barro, com feijão preto e pedaços de carnes defumadas, como linguiça, carne seca e bacon. Ao lado da panela, há um prato com folhas de couve cortadas finamente e fatias de laranja fresca, que costumam ser acompanhamentos típicos desse prato. A combinação de cores e texturas – o preto do feijão, o vermelho das carnes, o verde da couve e o laranja das frutas – cria uma apresentação visualmente rica e apetitosa. A feijoada é uma refeição saborosa e encorpada, amplamente apreciada em ocasiões especiais no Brasil.
12.Sep

Carne Suína

Quais são os ingredientes da feijoada? Delicie 5 variações do prato

Mais Matérias