img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Dia do churrasco: 24 dicas para preparar a carne perfeita

Aprenda a preparar a carne de churrasco perfeita

Por Minha Receita

Comemorado em 24 de abril, o Dia do Churrasco celebra uma das maiores paixões brasileiras! Afinal, faça sol ou faça chuva, nós sempre arrumamos um motivo para fazer o tradicional churrasco em família. Dependendo da região do país, inclusive, o prato não é visto apenas como um evento de fim de semana, mas sim como uma tradição.

Para te ajudar a celebrar essa data e transformar a refeição tradicional em uma experiência de churrasco gourmet com novas opções de cortes, separamos 24 dicas de como fazer uma carne de churrasco perfeita, sejam cortes suínos, bovinos ou de frango. Confira para colocar em prática!

1. Cortes suínos estão entre as melhores carnes para churrasco completo em casa

Para fazer um churrasco em casa de sucesso, não tem como deixar a carne de porco de lado – afinal, os cortes suínos conferem ainda mais sabor e variedade aos churrascos tradicionais, proporcionando uma nova experiência para os amantes dessa tradição. A nova linha de Churrasco Gourmet da Seara também busca por novos sabores e experiências cada vez melhores. Conheça os cortes suínos marinados em temperos únicos e pensados para a churrasqueira:

Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet 800g

Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet 800g

Melhor performance na churrasqueira.

  • Costela suína: a Costela Suína com alecrim Seara Gourmet é extremamente macia e suculenta. Marinada com alecrim, um tempero clássico com especiarias, ela pode ser preparada tanto na brasa, quanto na grelha e combina com diversos acompanhamentos para churrasco, como molhos diferenciados, arroz colorido e espetinhos de frutas e legumes grelhados;
  • Panceta suína: a Panceta Suína Lemon Pepper Seara Gourmet é um dos cortes de melhor performance para churrasco. Com um toque apimentado e temperos selecionados, a carne vem uma embalagem a vácuo, assim como os outros cortes da linha Churrasco Seara Gourmet, que garante a qualidade da proteína por ainda mais tempo;
  • Ancho suíno: localizado na parte dianteira do porco, o Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet é um corte nobríssimo, com grau elevado de marmoreio e, por isso, extremamente macio e suculento. Seu tempero foi inspirado na tradicional receita Argentina e o corte já vem marinado no molho chimichurri;
  • Picanha suína: corte nobre retirado do pernil do porco, a Picanha Suína Seara Gourmet é temperada com alho para combinar perfeitamente com o pão de alho do churrasco;

2. Cortes de frango para churrasco: aposte na coxinha de asa, sobrecoxa desossada, meio da asa e coração

Saborosos e de fácil preparo, os cortes de frango para churrasco também devem estar na lista de carnes escolhidas para a refeição. A nova linha de Seara Gourmet conta com quatro cortes deliciosos: Coxinha de Asa Buffalo Wing (um molho apimentado tradicional do churrasco americano), Meio da Asa com Molho Barbecue, Sobrecoxa Desossada com Chimichurri e Coração com Ervas Finas. Que tal combiná-los com  uma deliciosa farofa de alho e um arroz colorido?

3. Linguiça para churrasco: versões temperadas e recheadas dão um toque gourmet ao evento

A linguiça é mais um item essencial no churrasco em casa e geralmente agrada a todos os presentes. Seu sabor marcante pode ganhar uma nova experiência com versões temperadas e recheadas, já ouviu falar? Nossa sugestão é apostar na Linguiça com pimenta biquinho Seara Gourmet e na Linguiça de frango com bacon Seara Gourmet, que já são deliciosamente temperadas e prontas para ir para a brasa.

A linha de linguiças temperadas e recheadas Seara Gourmet também conta com esses sabores:

  • Linguiça tipo cuiabana Seara Gourmet: também produzida 100% com carne de pernil, essa opção é temperada com especiarias naturais e recheada com pedaços de queijo coalho;
  • Linguiça Apimentada Seara Gourmet: enrolada e fina, essa opção feita 100% com carne de pernil é temperada com especiarias naturais e recheada com um mix de pimentas preta, rosa, branca e jalapeño;

4. Picanha, fraldinha, alcatra e contrafilé são as melhores carnes para churrasco bovino

Para fazer um churrasco em casa completo e de dar água na boca é preciso escolher entre os cortes bovinos, a melhor carne para churrasco. A boa notícia é que não existe apenas uma opção, pelo contrário, são muitas! A picanha bovina é uma das carnes mais desejadas para fazer churrasco, principalmente por conta da capa de gordura. Além dela, outras boas opções são fraldinha, alcatra e contrafilé do boi, pois são considerados cortes de carne macios e saborosos.

5. Atente-se a cor e a quantidade de gordura da carne de churrasco para escolher um bom corte

A cor e a quantidade de gordura da carne de churrasco são ótimos indicativos para saber se o corte está adequado. Nesse caso, você deve atentar-se às particularidades da carne escolhida. O lombo de porco, por exemplo, possui uma porcentagem bem baixa de gordura e é um dos cortes suínos mais populares para churrasco. Já na hora de escolher os cortes para churrasco bovino, deve-se priorizar uma peça com capa de gordura uniforme. Nos cortes comprados in natura, a busca deve ser por um bom marmoreio (também conhecido como a gordura intramuscular da carne). Essa característica confere mais umidade durante o cozimento, especialmente sob altas temperaturas.

6. Para temperar a carne de churrasco, aposte no sal grosso ou refinado no final do preparo

A melhor dica de como temperar carne para churrasco se você não tem muita experiência é apostar no básico: usar sal grosso ou refinado. Essa dica vale principalmente para os cortes de carnes bovinas – basta selar a carne na churrasqueira com pouco ou nenhum sal, depois cortar os bifes do tamanho desejado, colocar novamente na brasa e deixar para colocar o sal na finalização. Assim você garante uma carne ao ponto e suculenta!

Já no caso dos cortes suínos, o sal refinado é mais apropriado que o sal grosso e deve ser apenas um dos temperos da carne. Para deixá-la ainda mais saborosa e suculenta, uma boa dica é apostar em especiarias, como cominho, páprica defumada e páprica picante e marinadas com laranja ou limão. 

Além do sal grosso, uma alternativa para temperar a carne de churrasco é usar o sal grosso rosa do Himalaia, pois ele possui uma quantidade superior de minerais comparado ao sal grosso tradicional. O sal de parrilla também é uma boa opção e está cada dia mais popular. Diferente do sal grosso, ele tem grânulos menores e mais uniformes, por isso, é indicado para carnes mais grossas, como picanha suína e bovina e ancho suíno, evitando perder muito líquido.

7. Aposte em um bom dry rub para churrasco para temperar costela de porco

Talvez você saiba que uma das melhores formas de temperar costelinha de porco para churrasco é optando pelo método dry rub. Por ser feito a partir de uma mistura de ervas e especiarias secas, ele ajuda a potencializar o sabor da costela e melhora a sua textura, deixando-a com uma crosta dourada e apetitosa. Uma dica essencial para quem é apaixonado pelas famosas costelas de steakhouse

Siga nossa sugestão de dry hub: misture sal, açúcar, ervas e especiarias secas a gosto, como tomilho, sal e alecrim e passe pelo exterior da carne, deixando pegar o gosto por algumas horas na geladeira.

8. Para ganhar em sabor e praticidade, aposte em carnes de churrasco que já vêm temperadas

Se você não quiser se preocupar com quais temperos escolher ou em como temperar carne para churrasco, uma dica ainda mais prática é optar pelos cortes de carnes já temperados. Eles são uma ótima opção para aqueles que não querem perder tempo no preparo do churrasco. Para apostar em um sabor diferenciado, as carnes da linha de Churrasco Seara Gourmet já vêm temperadas e trazem sabor diferenciado e praticidade ao churrasco tradicional.

9.  A escolha do carvão também influencia na qualidade do churrasco

Para fazer a carne perfeita, outra dica importante é escolher um bom carvão para churrasco. O carvão vegetal é a opção mais acessível, pois ajuda a acender a brasa mais rápido e pode ser encontrado facilmente no mercado.

10. Na hora de acender a churrasqueira, use álcool líquido ou em gel como auxílio

Acender a churrasqueira é um desafio para muitas pessoas, mas não tem mistério se você seguir algumas dicas. Uma das formas mais simples de acender a churrasqueira é umedecer o carvão com álcool líquido ou em gel. Basta posicionar o carvão no fundo da churrasqueira e despejar o álcool por cima, aguardando alguns instantes para que ele seja absorvido. Em seguida, limpe muito bem as mãos, se afaste da churrasqueira e, com cuidado, jogue um palito de fósforo aceso. A brasa deve acender no mesmo momento!

11. Para grelhar a carne com perfeição, acenda o carvão com, no mínimo, 1 hora de antecedência

Atentar-se ao momento de acender o carvão é outro detalhe muito importante para fazer a carne de churrasco perfeita, seja ela bovina, suína ou de frango. Para que a churrasqueira esteja pronta para grelhar as carnes é preciso acendê-la com, no mínimo, uma hora de antecedência.

12. Carne de churrasco: cortes suínos devem ser servidos ao ponto, com uma textura macia e a cor rosada por dentro

Embora exista o mito de que a carne de porco deve ser consumida super bem passada, para preservar a suculência e o sabor dos cortes suínos, o ideal é que no churrasco ela fique com uma textura macia e ao ponto, preservando a cor rosada por dentro. Ou seja, o mesmo ponto que as pessoas geralmente apreciam na carne bovina.

13. Ponto ideal da carne de churrasco: sirva cortes bovinos ao ponto, mal ou bem passados

Para atingir o ponto ideal para churrasco, a carne bovina deve ser grelhada por fora e rosada por dentro! Na churrascaria, costumamos pedí-la ao ponto para mal passada, que representa essa cor rosadinha. Em casa, você deve atentar-se ao tempo de preparo e observar a cor da carne.

  • Carne bovina mal passada: para preservar a suculência no centro da carne, deixe-a selada por fora e rosada por dentro;
  • Carne bovina ao ponto:  para conseguir prepará-la dessa maneira, você deve cozinhar a carne por mais tempo, mas ainda assim manter a cor rosada interior, só que dessa vez um pouco menos intensa;
  • Carne bovina bem passada: essa é uma opção totalmente grelhada por fora e cozida por dentro.

14. Cortes de frango para churrasco: sirva a carne grelhada por fora e completamente cozida por dentro

Já os cortes de frango para churrasco, como a coxinha de asa, a sobrecoxa desossada, o meio da asa e o coração (normalmente servido em espetinhos), devem ficar grelhados por fora – sem esturricar a carne – e completamente cozidos por dentro. Portanto, sem coloração rosada.

15. Para que a carne de churrasco fique suculenta e forme uma crosta douradinha, não pressione-a muitas vezes na grelha

Um dos erros comuns na hora de preparar a carne para churrasco é acelerar o tempo de cocção da carne, virando-a muitas vezes na grelha. Para preservar o seu sabor e  suculência, o ideal é virar somente uma vez com um pegador para não furar a peça. Essa dica vale tanto para os cortes de carnes suínas, como para os bovinos, ok?

16. Saber a maneira certa de cortar a carne pode influenciar a qualidade do churrasco

Mesmo escolhendo a melhor carne para churrasco e temperando-a da maneira certa, saber o modo certo de cortá-la faz toda diferença na hora de servir o churrasco aos convidados.

  • Carnes suínas: para aproveitar a suculência da picanha, do ancho e de outros cortes suínos, o ideal é fazer um corte no sentido contrário às fibras da carne, mantendo a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus;
  • Aves: os cortes de frango para churrasco geralmente já vêm porcionados e não precisam ser cortados na hora de servir;
  • Linguiça: já no caso das linguiças para churrasco, o ideal é fazer cortes na diagonal para aproveitar a suculência da carne;
  • Carnes bovinas: para cortar a alcatra, basta seguir os desenhos das fibras e manter a lâmina da faca em um ângulo de 90º. Já a picanha bovina, deve acompanhar o corte de carnes suínas. E a fraldinha, outro corte comum em churrascos bovinos, deve ter um corte no sentido favorável às fibras antes de assar e um corte no sentido contrário para amaciar a carne na hora de servir.

17. Calcule a quantidade de carne para fazer um bom churrasco na brasa 

A quantidade média de carne para churrasco fica na casa dos 400 gramas por pessoa. Embora alguns consumam mais e outros menos, esse cálculo é um ótimo parâmetro levando em conta os diferentes tipos de cortes suínos, bovinos e de aves, além da linguiça para churrasco e de todos os outros acompanhamentos.

18. Não tem churrasqueira em casa? Prepare o churrasco na panela de pressão

Saber como fazer churrasco na panela de pressão pode ser uma excelente alternativa caso você não tenha churrasqueira em casa. Para isso, um dos segredos do churrasco é deixar o carvão aromatizado: colocando folhas de louro ou chimichurri e alguns temperos na panela de pressão junto com o carvão. Basta abrir duas folhas de papel-alumínio (uma sobre a outra), colocar pedaços de carvão com os temperos e fechar. Na panela de pressão, coloque o carvão primeiro e depois as carnes, deixando cozinhar em fogo médio por pelo menos 20 minutos.

19. Fazer churrasco na airfryer é outra alternativa interessante para quem não tem churrasqueira

Assar a carne de churrasco na airfryer também é uma boa opção quando você não puder usar a churrasqueira. Para não errar no preparo e acabar deixando a carne passar do ponto, a dica é pré-aquecer o aparelho por, no mínimo, 5 minutos a 200ºC e colocar a carne já temperada. Fique de olho no tempo para não ressecar a carne. As linguiças feitas na air fryer ficam prontas rapidamente e deliciosas! Já o frango, se for bem temperado como os cortes da linha Seara Gourmet, pode criar uma saborosa casquinha temperada.

20. Para fazer o churrasco na churrasqueira elétrica do apartamento, siga outras dicas importantes

A churrasqueira elétrica costuma ser uma ótima alternativa para quem mora em apartamento sem varanda. No entanto, o churrasco nesse aparelho também requer alguns cuidados: no caso das carnes vermelhas, você deve cortá-las em tiras de aproximadamente 2 dedos de espessura (sem tirar a capa de gordura) para preservar sua suculência. Quanto aos cortes de carne suína e de frango, o segredo é colocá-los inteiramente na chapa. 

21. Para complementar o evento em casa, não esqueça de saborosos acompanhamentos para churrasco

Churrasco que é churrasco precisa de acompanhamentos tradicionais, como arroz, farofa, molho a vinagrete, maionese ou macarronese e salada. Para servir de entrada ou aperitivo enquanto as carnes estão na grelha, o pão de alho com pasta de alho caseira é essencial. A farofa clássica pode ganhar um novo sabor com ovos e bacon e a salada de maionese pode ganhar fatias de presunto picada. Para fazer um molho vinagrete para churrasco diferente, adicione limão siciliano, coentro e pimenta-do-reino à mistura.

22. Além dos acompanhamentos clássicos para churrasco, outra dica é apostar em opções diferenciadas e tornar a experiência ainda mais gourmet

Que tal incluir opções diferenciadas na lista dos acompanhamentos? Além de acrescentar molhos para churrasco, como maionese verde, molho de alho mostarda e mel e molho de gergelim com hortelã, você pode preparar deliciosos espetinhos de frutas e legumes grelhados, saladas à base de azeite, iogurte ou molho de soja – com diferentes sabores e texturas -, queijo coalho e até mesmo uma torta para sobremesa.

23. Planeje o churrasco em casa com antecedência

Para que o churrasco em casa seja um verdadeiro sucesso, ele deve ser muito bem planejado! Isso significa pensar em todos os detalhes, incluindo os utensílios necessários para manusear a carne, como o carvão vegetal, o álcool líquido ou em gel e a faca para churrasco. Prepare sua lista de compras, faça o cálculo de pessoas e quantidades de carne e siga para o mercado.

24. Não se esqueça de incluir os acessórios para churrasco na sua lista

Para ter um verdadeiro kit churrasqueiro, vale conferir alguns itens essenciais: faca de corte, amolador, garfo tridente para churrasco, tábua de madeira e uma pinça ou pegador multiuso. 

Agora que você já sabe todas as dicas para fazer um churrasco de sucesso, que tal reunir os amigos ou a família e começar a colocá-las em prática?

Ver mais:

Carne Suína Churrasco Gourmet Dicas de Cozinha

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
15.Oct

Carne Suína

Carnes para feijoada: veja como escolher os melhores salgados para o prato

Image Card
15.Oct

Carne Suína

10 receitas com lombo suíno para investir no cardápio da semana

Image Card
14.Oct

Carne Suína

Como fazer escondidinho de carne suína: 6 dicas para preparar o prato

Image Card
14.Oct

Carne Suína

4 dicas para fazer panceta a pururuca

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Pernil suíno resfriado temperado Seara

Pernil suíno resfriado temperado Seara

Copa Lombo suína resfriada temperada Seara

Copa Lombo suína resfriada temperada Seara

Barriga suína resfriada temperada Seara

Barriga suína resfriada temperada Seara

Filé Mignon suíno resfriado temperado Seara

Filé Mignon suíno resfriado temperado Seara

Picanha suína resfriada temperada Seara

Picanha suína resfriada temperada Seara

Costela suína resfriada temperada Seara

Costela suína resfriada temperada Seara

Lombo suíno resfriado temperado Seara

Lombo suíno resfriado temperado Seara

Barriga Aperitivo Seara

Barriga Aperitivo Seara

Assado de tira Suíno Linhagem Europeia Seara Gourmet

Assado de tira Suíno Linhagem Europeia Seara Gourmet

Assado de Tira suíno de linhagem selecionada com mais marmoreio, a gordura entremeada nas fibras, que garante além do sabor, maior maciez e suculência.

Filé Mignon Suíno Linhagem Europeia Seara Gourmet

Filé Mignon Suíno Linhagem Europeia Seara Gourmet

Filé Mignon suíno de linhagem selecionada com mais marmoreio, a gordura entremeada nas fibras, que garante além do sabor, maior maciez e suculência.

Panceta Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet

Panceta Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet

Panceta suína de linhagem selecionada com mais marmoreio, a gordura entremeada nas fibras, que garante além do sabor, maior maciez e suculência.

Short Rib Suíno Linhagem Europeia Seara Gourmet

Short Rib Suíno Linhagem Europeia Seara Gourmet

Short Rib suíno de linhagem selecionada com mais marmoreio, a gordura entremeada nas fibras, que garante além do sabor, maior maciez e suculência.

Meio da Asa com Molho Barbecue Seara Gourmet 800g

Meio da Asa com Molho Barbecue Seara Gourmet 800g

O Meio da Asa Seara Gourmet vem com uma deliciosa combinação de molho barbecue Perfeito para impressionar no seu churrasco.

Coxinha da Asa Buffalo Wings Seara Gourmet 800g

Coxinha da Asa Buffalo Wings Seara Gourmet 800g

A Coxinha Bufallo Seara gourmet conta com ingredientes selecionados e é levemente apimenta, perfeita para seu churrasco.

Coração com Ervas Finas Seara Gourmet 800g

Coração com Ervas Finas Seara Gourmet 800g

O coração que todo mundo ama, agora com um delicioso tempero de Ervas Finas. Perfeito para deixar seu churrasco ainda mais especial.

Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet 800g

Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet 800g

Ancho suíno selecionado com a melhor performance na churrasqueira. Marinado com o tempero chimichurri, inspirado na tradicional receita argentina, o que deixa o corte mais macio e suculento.

Panceta Suína Lemon Pepper Seara Gourmet 800g

Panceta Suína Lemon Pepper Seara Gourmet 800g

Panceta suína selecionada com a melhor performance na churrasqueira. Marinada com o tempero lemon pepper, clássico tempero com especiarias, o que deixa o corte mais macio e suculento.

Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet 800g

Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet 800g

Melhor performance na churrasqueira.

Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet 800g

Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet 800g