Matérias

Matérias

Matérias e dicas



É preciso lavar o frango antes de preparar?

Dicas essenciais para o preparo do frango

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A cozinha é cheia de segredos – como exemplo como empanar perfeitamente um frango – e até nas coisas mais simples a gente pode se pegar fazendo algo de errado. Você sabia, por exemplo, que lavar o frango na pia antes de cozinhar é um erro que pode acabar trazendo alguma doença para você ou para a sua família? Nós explicamos melhor essa história aqui embaixo. 

Os respingos de água do frango contaminam tudo ao redor 

O problema de lavar o frango em água corrente antes de prepará-lo é que a gente também vai usar a pia para manipular outros alimentos e, nesse momento, as bactérias que estavam nele vão contaminar tudo. É a chamada contaminação cruzada. E o perigo não reside só nos outros alimentos: utensílios limpos que estejam perto da pia, como pratos e talheres que já foram lavados, também podem receber respingos contaminados e não vão ser higienizados novamente. 

Mas, afinal, qual mal pode fazer? 

A resposta para essa pergunta é séria. O frango cru pode abrigar duas bactérias: a salmonela, que é bem conhecida por causar diarréia e a campylobacter, que é responsável por problemas mais graves. Essa segunda pode desenvolver na pessoa contaminada até mesmo uma doença autoimune, que faz com que o próprio corpo ataque tecidos saudáveis. Tudo isso por causa de um hábito que não traz benefício algum porque, ao contrário do que possa parecer, o ato de lavar o frango não mata essas bactérias. 

Fique tranquilo, todo problema está no frango cru

Você pode estar se perguntando: mas se é tão arriscado assim, porque o frango ainda continua sendo base para a dieta de tanta gente? A resposta é que somente a carne crua do frango é nociva para a saúde. O ato de cozinhar essa carne tem o poder de matar todos esses microorganismos imediatamente. É por isso que, mesmo sem lavar o frango, você já vai estar protegido e não precisa se preocupar: pode continuar aproveitando suas receitas favoritas sem medo. 

Quer tomar um cuidado extra? Use água quente na pia

Mesmo sem lavar, a gente acaba manipulando o frango para temperar, então, se você quiser dar uma dose extra de proteção para a sua cozinha, sugerimos fazer uma limpeza final da pia e dos utensílios com água quente. Isso também vale para quando você tiver que lidar com outros

alimentos crus potencialmente contamináveis, como vegetais ou até mesmo carne de peixe. 

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Aves Dicas de Cozinha Seara

Matérias relacionadas

Aves

Confira outras matérias

Um prato com corações de galinha e batatas assadas, em destaque sobre uma mesa rústica de madeira. A refeição, com cores vibrantes e aspecto apetitoso, convida para uma degustação caseira. Um copo com suco de laranja e outros detalhes culinários completam a cena.
30.Jun

Aves

Miúdos de frango: coração, fígado e moela — qual é o mais nutritivo?

Frango com Polenta
27.Jun

Aves

Frango sem gosto nunca mais: aprenda a dar sabor desde o início do preparo

Sanduíche de coração de frango no pão de alho crocante, com o pão dourado e crocante, recheado com pequenos corações de frango escuros e um molho branco cremoso, servido em uma placa preta.
27.Jun

Aves

Rico em ferro e proteína: descubra os benefícios do coração de frango

humano cortando frango empanado no prato
27.Jun

Aves

Você está cortando frango do jeito errado? Veja como os chefs fazem

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.