ACF Feijoada: ingredientes indispensáveis para preparar o prato - Minha Receita Seara

Matérias

imagem

Matérias

Feijoada: ingredientes indispensáveis para preparar o prato

Confira sugestões deliciosas para sua feijoada

Por Minha Receita

A feijoada é um dos pratos típicos mais populares da culinária brasileira. Embora tenha variadas receitas, seus ingredientes principais são feijão, cortes de salgados suínos, como diferentes tipos de linguiça, costela, rabo, pé, máscara, lombo, paio e bacon, além de acompanhamentos para feijoada, como arroz branco, farofa de bacon e couve refogada. Para te ajudar a aprender como fazer uma feijoada com uma boa variedade de salgados suínos, preparamos uma lista com todos os ingredientes que não podem faltar na receita de feijoada. Confira e organize suas compras!

Receita de feijoada tradicional pode ser feita com muitos tipos de feijão, mas geralmente é composta por feijão preto

Para saborear uma deliciosa feijoada à brasileira, muitas pessoas incluem o feijão preto na lista de ingredientes indispensáveis. Afinal, o segredo de uma boa feijoada é fazer um caldo bem encorpado, que absorva perfeitamente o gosto dos salgados suínos, algo que o feijão preto proporciona com facilidade. 

Além disso, vale lembrar que o feijão deve ficar de molho por pelo menos 8 a 12 horas antes de começar o preparo da feijoada. Isso ajuda a amaciar os grãos e a acelerar o cozimento. Mas caso você não tenha muito tempo, outra opção mais prática é colocar o feijão em uma panela com água e levar ao fogo até levantar fervura. Quando isso acontecer, desligue o fogo, tampe a panela e deixe os grãos de molho por cerca de 1 hora.

Carnes para feijoada: combine  carnes salgadas, secas e defumadas

Os ingredientes da feijoada ficam à seu critério! Mas para seguir o caminho das receitas mais tradicionais, vale a pena combinar diferentes tipos de ingredientes salgados (como pé, rabo e máscara suína), secos (como carnes secas ou carne de sol) e defumados (como bacon e linguiça calabresa). Calcule cerca de 2,5 kg de carne para cada 1 kg de feijão, como na proporção a seguir:

Ingredientes para feijoada Seara resfriado 1kg

Ingredientes para feijoada Seara resfriado 1kg

Para fazer a sua receita de feijoada completa com muito mais praticidade, você ainda pode optar por um produto que tenha a maioria desses ingredientes já separadinhos para o preparo, como os Ingredientes para Feijoada Seara. Além da folha de louro fresca, esse kit feijoada vem com um mix completo de cortes suínos, como lombo, bacon, linguiça tipo calabresa e pés suínos, cortados no tamanho ideal para a sua receita, que podem ir direto da embalagem para a panela!

Mix de ingredientes suínos Salgados Seara

Mix de ingredientes suínos Salgados Seara

O Mix é composto por pé, rabo, costela e máscara. Ótima opção para feijoada e outros preparos. Os cortes são embalados a vácuo e todas os produtos são inteiros e com uma cura lenta.


E como muitas pessoas apreciam a receita de feijoada do seu jeitinho, há também o Mix de Ingredientes Suínos Salgados Seara, composto por pé, rabo, costela e máscara suína embalados a vácuo. Todos esses cortes vêm inteiros, tendo ainda mais sabor por serem feitos com uma cura lenta.

Vale lembrar que o pé, o rabo e a máscara suína são ingredientes importantes para adicionar mais sabor, aroma e até mesmo consistência à receita de feijoada. No entanto, caso você não aprecie algum desses cortes de carne de porco, outra opção é optar pelos ingredientes salgados individuais, como o Pé Suíno Salgado Seara, o Rabo Suíno Salgado Seara e a Máscara Suína Salgada Seara, que também são embalados a vácuo.

Acompanhamento para feijoada: além dos ingredientes do prato, receita de feijoada completa pede bons acompanhamentos

Do arroz branco à clássica couve refogada, não há como esquecer dos acompanhamentos para feijoada. Para garantir uma variedade de sabores, complementando o menu, nós separamos alguns acompanhamento de feijoada indispensáveis abaixo:

Arroz branco –  esse é um clássico que não pode ficar de fora. Além de ser prático de fazer, o arroz branco simples e soltinho combina perfeitamente com os sabores mais intensos das carnes secas, salgadas e defumadas presentes no caldo.

Farofa de bacon – a tradicional farofa para feijoada também conta como um elemento indispensável para a receita. Você pode fazer uma farofa simples, com farinha de mandioca, cebola, alho, manteiga, bacon e temperos ou apostar em uma receita mais elaborada, como a nossa Farofa de Bacon com Pão de Forma, Ervas, Especiarias e Chips de Parmesão, para deixar o acompanhamento mais gostoso.

Couve à mineira – feita com molhos de couve, dentes de alho, óleo, sal e toucinho defumado, a couve também é um acompanhamento para feijoada que não pode ficar de fora! Para inovar no preparo do prato, vale a pena acrescentar uma pequena porção de bacon em cubos e substituir o óleo por azeite de oliva.

Torresmo crocante – para deixar a lista completa, não poderíamos esquecer do torresmo! Esse aperitivo simples e crocante, que é ótimo para servir como petisco, também fica uma delícia no caldo de feijoada – principalmente se você souber como fazer torresmo crocante da forma certa.

Gomos de laranja – para acrescentar mais sabor e doçura, as laranjas são uma boa opção de acompanhamento para deixar a feijoada tradicional mais leve e estão presentes inclusive nas receitas de feijoada vegana e feijoada light.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
13.Sep

Carne Suína

Prime rib suíno: conheça melhor esse corte de carne de porco super premium

Image Card
13.Sep

Carne Suína

9 acompanhamentos para medalhão de filé mignon suíno

Image Card
13.Sep

Carne Suína

Como fazer picanha suína: 6 dicas para preparar a carne perfeita

Image Card
13.Sep

Carne Suína

10 receitas práticas com carne de porco para o almoço ou jantar

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas