img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Lombo na panela de pressão: 5 dicas para um preparo fácil e rápido

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de lombo na pressão

Por Minha Receita

Que tal experimentar uma receita de lombo na panela de pressão? Esse é um modo de preparo fácil e delicioso que aproveita todo o sabor da carne de lombo, um corte suíno magro que tem pouquíssima gordura. Para preparar o lombo na panela de pressão, é importante selar todos os lados da carne e criar uma crosta que irá reter a sua suculência. Depois, o segredo é forrar a panela de pressão com uma camada de cebola e tomate, colocando a carne por cima e deixando pegar pressão até cozinhar o lombo de porco por completo. Assim, o corte fica macio e suculento e se destaca nas principais refeições de almoço e jantar, sobretudo ao lado de bons acompanhamentos e um bom molho para carne suína.

A seguir, nós separamos 5 dicas que ensinam como fazer lombo na panela de pressão. Confira!

Dica 1) Para que o lombo de porco na panela de pressão fique macio, escolha uma carne suína resfriada de qualidade

Lombo Suíno Seara sem tempero congelado

Lombo Suíno Seara sem tempero congelado

O Lombo Suíno Congelado Seara é uma carne macia e suculenta. A nova linha de Cortes Suínos Congelados traz mais conveniência e praticidade ao consumidor, com a qualidade surpreendente da marca Seara.

Optar por uma peça de lombo de porco naturalmente macia influencia diretamente no modo de preparo do corte suíno. Para ter o melhor resultado, sem se esforçar demais na cozinha, nós sugerimos o Lombo Suíno sem tempero Congelado Seara, que vem no tamanho ideal para o preparo do dia a dia. Há também o Lombo Suíno em pedaço Resfriado Seara Gourmet, uma peça ainda mais macia que já vem descongelada.

Além dessas alternativas, a linha de suínos resfriados temperados, possui o Lombo Suíno Temperado Resfriado Seara, uma carne suculenta que vem marinada em um delicioso tempero caseiro. Assim, você não precisa se preocupar em aprender como temperar a carne suína e consegue agilizar o modo de preparo da receita.

Dica 2) Para fazer a receita de lombo de porco na panela de pressão, sele a carne antes de começar o preparo

Para que o lombo de porco fique bem macio e suculento, vale a pena selar a proteína antes de começar o preparo. Para isso, manuseie a peça com um pegador de silicone (para não correr o risco de furar a carne com um garfo) e coloque na panela de pressão já aquecida. Sele os dois lados principais e, depois, sele também as pontas. Se quiser deixar a crosta dourada, use 1 colher (sopa) de azeite ou manteiga.

Dica 3) Como fazer lombo na panela de pressão passo a passo

Passo 1 – Para as carnes sem temperos, prepare uma marinada para carne de porco usando alho picado, manteiga, molho inglês, tomilho, sal, pimenta-do-reino preta e páprica picante; 

Passo 2 – Na peça de lombo de porco inteira, faça pequenos furos com uma faca fina e afiada para que a carne absorva ainda melhor os temperos. Em seguida, deixe a carne marinando na geladeira por pelo menos meia hora;

Passo 3 – Ao lado da carne, coloque cebola, pimentão e tomates picados. Tempere com sal e adicione o suco de 1 laranja (ou, se quiser um sabor mais intenso, tempere a mistura com 1 lata de cerveja clara tipo pilsen);

Passo 4 –
Cozinhe o lombo de porco na panela de pressão por 40 a 50 minutos depois que a panela começar a chiar e está pronto!

Dica 4) Finalize a receita de lombo de porco na panela de pressão com um molho

Para deixar a carne suína ainda mais suculenta, você pode aproveitar a mistura de cerveja e vegetais que restaram na panela para fazer um molho para lombo de porco delicioso. O modo de preparo é simples: coloque tudo no liquidificador, triture bem e leve para uma panela pequena. Adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho e cozinhe em fogo médio-baixo, mexendo sempre até engrossar.

Outra dica interessante é fazer um molho de ervas simples, combinando sabores cítricos, como azeite, tomilho, alecrim e suco de limão. Além de trazer um toque especial ao prato, essa ideia harmoniza muito bem com o sabor do lombo na panela de pressão. Saiba como fazer:

Ingredientes:

  • 1 xícara de azeite de oliva
  • 1 limão
  • 2 dentes de alho
  • Sal, pimenta-do-reino, alecrim, tomilho e orégano a gosto

Modo de preparo: 

Passo 1 – Refogue o alho com azeite e adicione o tomilho, o alecrim e o orégano; 

Passo 2 – Desligue o fogo, acrescente o suco de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino.

Dica 5) Sirva o lombo de porco na panela de pressão com batatas assadas e uma farofa de alho-poró e bacon

Para complementar a carne e deixar o prato ainda mais completo, há uma infinidade de acompanhamentos para lombo de porco que vale a pena investir. Um dos mais clássicos é a famosa porção de batatas assadas, que pode ter o formato de bolinha ou uma forma rústica, cortada em canoas. Ao lado, nossa farofa de alho-poró e bacon picado traz um toque defumado e crocante, complementando o lombo na panela de pressão.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas Fáceis Receitas para Almoço e Jantar Uncategorized

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
02.Dec

Carne Suína

Acompanhamento para pernil assado: 7 ideias para levar para a mesa de Natal

Image Card
30.Nov

Carne Suína

Molho para pernil assado: 7 ideias que vão te deixar com água na boca

Image Card
22.Nov

Carne Suína

Copa lombo assado: 5 dicas para fazer uma receita suculenta com a carne suína

Image Card
18.Nov

Carne Suína

Linguiça na panela de pressão: como preparar + sugestões de acompanhamentos

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas