Matérias

imagem

Matérias

Melhores acompanhamentos para lombo de porco assado

Sugestões para sua refeição com carne de porco melhor acompanhada

Por Minha Receita

Lombo de porco assado é um prato muito saboroso e a melhor opção para um almoço de domingo. Uma grande vantagem dessa carne suína é a versatilidade, pois ela combina com diversos acompanhamentos: do mais simples, como uma salada de grão de bico, até o mais refinado, como o vinagrete de guacamole. Preparamos 5 novas sugestões de acompanhamentos para lombo de porco assado. Confira a seguir! 

1. Farofa de cenoura é uma guarnição simples e diferente para acompanhar lombo de porco

Ninguém resiste a uma boa farofa em receitas de lombo de porco assado! Esse acompanhamento muito popular no Brasil combina com diversos pratos, inclusive com o lombo suíno assado. Mas que tal inovar fazendo uma farofa de cenoura? Veja os ingredientes: 2 xícaras de farinha de mandioca, 1 cebola picadinha, 1 cenoura ralada, 3 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de óleo e sal a gosto. 

Como fazer farofa de cenoura: em uma frigideira em fogo alto, coloque o óleo e a cebola picada. Deixe refogar até que fique dourada. Diminua o fogo e adicione a manteiga. Quando derreter, coloque a cenoura ralada, sal e mexa por 3 minutos. Aos poucos, acrescente a farinha e deixe cozinhar por 5 minutos, sem parar de mexer. Pronto!

2. Purê de maçã com maracujá: uma receita agridoce que combina com lombo de porco assado

Frutas cítricas combinam superbem com carne de porco, principalmente, por isso, o purê de maçã com maracujá é um acompanhamento perfeito para o lombo suíno assado ganhar um toque agridoce. Para fazer essa receita, você vai precisar de 2 maçãs verdes raladas, polpa de um maracujá sem semente (bata com um pouco de água no liquidificador e coe), caldo de ½ limão, 1 colher de sopa de açúcar, uma pitada de sal e 1 colher de sopa de manteiga. 

O modo de preparo é simples: sobre as maçãs raladas, coloque o caldo de limão e reserve. Em uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga, adicione a maçã, uma pitada de sal e o açúcar. Deixe até que a maçã cozinhe e coloque a polpa de maracujá. Se quiser, pode colocar uma canela em pau, mas lembre-se de retirar antes de servir o purê.

3. Batatas com ervas é um ótimo complemento para o lombo de porco assado

Assada no forno ou cozida na panela, a batata é um acompanhamento clássico do lombo suíno, pois seus sabores se complementam. Se você optar por esse ingrediente, nossa sugestão é inovar o tradicional cozimento adicionando ervas, como salsinha e orégano. Dessa forma, as batatas cozidas vão receber o aroma dos temperos, resultando em uma união de sabores perfeita com a carne de porco.  

4. Legumes assados com lombo de porco é a garantia de um prato nutritivo e suculento

Legumes assados são sempre uma boa ideia de acompanhamento para qualquer prato principal. Basta você escolher os legumes de sua preferência, como abóbora, abobrinha, cebola, cenoura e batata doce, temperar com azeite, sal e pimento do reino e colocar para assar junto com o lombo suíno. Uma dica: se for assar vários ingredientes ao mesmo tempo, corte-os de tamanhos parecidos para que eles assem de maneira uniforme. 

5. Repolho agridoce com lombo de porco assado é uma receita surpreendente

Quem não costuma comer repolho vai se surpreender com  a receita de Lombo de Porco com Repolho Agridoce e Maçã Assada. Pode parecer inusitado, mas a mistura do sabor suave do lombo com o agridoce combinam perfeitamente e ainda rendem um menu sofisticado para receber os amigos ou a família para um jantar. Nossa sugestão é utilizar o repolho roxo, que além de mais saboroso, é uma ótima fonte de vitamina C e fibras para o organismo. 

Escolha seu acompanhamento preferido e coloque a receita de lombo de porco assado em prática!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

12.abr

Carne Suína

Como fazer barriga de porco: na panela de pressão, no forno e frita

12.abr

Carne Suína

Como fazer torresmo crocante

12.abr

Carne Suína

Conheça os principais tipos de linguiça para experimentar e variar nas receitas

8.abr

Carne Suína

Bisteca de porco frita: 3 dicas para deixar a carne macia e suculenta

Mais Matérias