Por Minha Receita
Você sabe o que é moela de frango? Essa é uma parte saborosíssima das aves, conhecida principalmente como miúdo, que pode ser preparada de diferentes maneiras e, assim, proporcionar deliciosas receitas para o dia a dia.
Para fazer uma receita de moela de frango para o almoço ou jantar, é possível aproveitar a carne até os últimos pedacinhos, preparando os miúdos empanados ou cozidos na panela de pressão e acompanhando com batatas, farofas especiais e outros acompanhamentos. A seguir, nós separamos algumas dicas de como fazer moela de frango, incluindo boas ideias de receitas e temperos que você pode testar em casa:
Dica 1) Compre uma moela de frango de qualidade
A moela de frango pode ser utilizada em diversas receitas ou servidas como aperitivo, mas se você não for aproveitar os miúdos do frango inteiro e quiser comprar a carne à parte para prepará-la, é preciso escolher um produto de boa qualidade para ter o melhor resultado.

Moela Seara Orgânico 600g
Um bom exemplo é a Moela de Frango Orgânico Seara, disponível em porções de 600g, com bandejas produzidas em material 100% reciclável. Os frangos orgânicos Seara possuem uma alimentação mais saudável, composta por grãos não transgênicos, 100% orgânicos, vitaminas e minerais e, por isso, contribuem para o bem-estar animal, além de respeitar o meio ambiente em toda a cadeia produtiva.
Já se você estiver procurando por uma carne mais firme e macia, vale a pena investir na Moela de Frango Caipira Nhô Bento Seara, que é feita com frangos criados soltos e provenientes de raça especial. Assim, a moela de frango caipira traz um delicioso gostinho de infância e deixa as receitas muito mais saborosas.
Dica 2) Para aprender como preparar moela de frango, escolha as melhores combinações de temperos
Aprender a como temperar moela de frango é muito simples. Nessa etapa, você pode selecionar alguns temperos simples, como sal, alho e pimenta e combiná-los a especiarias marcantes, que trazem deixam o miúdo de frango mais saboroso. Confira as combinações a seguir:
– Alho picado, sal, pimenta e colorau: combinação de temperos simples para fazer receitas com moela de frango frita e refogadinha.
– Alho picado, páprica picante ou defumada, cominho, e pimenta-do-reino: uma ideia saborosa para receitas que pedem temperos acentuados.
– Alho picado, cebola, cominho, colorau, cheiro-verde e caldo de carne: a escolha de temperos perfeita para preparar a moela de frango ao molho.
– Alho picado, cebola em pó, páprica picante, sal, molho shoyu e pimenta-do-reino: sugestões de temperos para fazer a moela de frango acebolada.
Dica 3) Como fazer moela de frango na panela de pressão: para servir o miúdo como prato principal, siga as dicas das nossas receitas
Fazer a moela de frango na panela de pressão é um dos preparos mais práticos para o dia a dia. A carne, que costuma ser bem firme, deve cozinhar lentamente na pressão até ficar macia e pegar sabor de todos os temperos usados no preparo.
Quer aprender a fazer em casa? A receita de Moela de Frango Orgânico Seara Cozida no Vinho ensina uma forma bem saborosa de cozinhar o miúdo. Nesse preparo, usamos água, alho, vinagre, louro, sal e pimenta-do-reino para cozinhar a moela de frango na panela de pressão por 12 minutos. Depois, você pode fazer o molho de vinho, com tomates sem pele cortados em cubos, extrato de tomate, molho shoyu e um pouco do caldo de cozimento da moela.
Já na receita com Moela de Frango Orgânico Seara Refogada com Escarola, o preparo varia: depois de cozidas na panela de pressão, você deve tostar as moelas de frango por 2 minutos de cada lado em uma frigideira. Na mesma panela, doure um pouco de bacon picadinho até ficar dourado e reserve. Para acompanhar, puxe a escarola fatiada com um fio de azeite e sal e sirva junto com as moelas fritas e crocantes e o bacon frito. Para fazer uma refeição completa, prepare também um arroz colorido e uma farofa de miúdos especial.
Dica 4) Como fazer moela de frango frita: confira dicas simples para servir a carne como aperitivo
Para fazer a moela de frango frita, cozinhe a carne já temperada com os temperos de sua escolha na panela de pressão até ficar macia. Depois, com a carne morna, empane com farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca ou farofa temperada. Leve para fritar no óleo quente até ficar douradinha e sirva com uma porção de batatas rústicas fritas e um molhinho agridoce, feito com extrato de tomate, mel, açúcar e especiarias.