Matérias

imagem

Matérias

O que servir com quibe vegetariano? 5 opções para almoço e jantar

Diversas opções para você desfrutar

Por Minha Receita

Quibe vegetariano é a opção perfeita para matar o desejo de comida árabe. Com algumas gotinhas de limão por cima, então, ele fica ainda mais delicioso, seja frito ou assado no forno. O legal do quibe é que ele harmoniza com diversos acompanhamentos que não necessariamente fazem parte da culinária árabe. Mas se está faltando criatividade por aí para escolher os acompanhamentos do seu almoço ou jantar, vem com a gente: o Minha Receita selecionou 5 acompanhamentos para servir com quibe vegetariano no almoço ou jantar. E vale a pena combinar mais de uma no mesmo prato, ok? Confira as opções e deguste à vontade! 

1 – Quibe vegetariano com cuscuz marroquino para substituir o arroz tradicional

O cuscuz marroquino é um acompanhamento diferente e muito saboroso para o quibe vegetariano. Feito com semolina, o cuscuz geralmente é consumido por quem deseja substituir o clássico arroz branco nas refeições. Tem gente que faz o quibe com o próprio cuscuz, inclusive. Mas se o seu quibe à base de vegetais já está pronto para ir ao forno ou frigideira, vale apostar no cuscuz para garantir um prato completo. Para fazer, basta hidratar os grãos, temperar com sal e pimenta-do-reino, e acrescentar legumes da sua escolha, como pimentão vermelho, ervilha e cenoura. Outra dica é cozinhar o cuscuz em um caldo de legumes em vez de água para deixar o cuscuz mais cremoso e cheio de sabor. 

2 – Molho vinagrete de cenoura é sugestão leve para combinar com quibe vegetariano

Quibe vegetariano e molho vinagrete são a dupla perfeita para o seu almoço de fim de semana! Mas não é qualquer vinagrete: é o molho vinagrete de cenoura, que harmoniza super bem com o quibe vegetal e ainda garante uma refeição leve e nutritiva. Na receita entram a cenoura ralada, cebola roxa, pimenta dedo-de-moça, semente de romã, limão siciliano, coentro, sal, azeite e vinagre de vinho tinto. Uma mistura incrível de sabores, né? O quibe vegetariano pode ser frito ou assado, e o molho pode ser servido por cima ou à parte, ao lado do prato. 

3 – Sirva o quibe vegetariano com molho pesto de ervilha e manjericão para uma mistura de culinárias

A ervilha é um dos ingredientes mais clássicos do cardápio vegetariano e aqui ela aparece de um jeito diferente: como a base de um molho pesto! O pesto é um molho italiano que tem como base o manjericão e a rúcula, e é tradicionalmente usado em massas, mas nada impede que a gente saboreie esta delícia com o quibe vegetariano, harmonizando as culinárias italiana e árabe. Para fazer, você vai precisar de:

  • ½ xícara de ervilha bem seca
  • ¼ de xícara de nozes pecan 
  • ¼ de xícara de queijo parmesão ralado, 
  • ½ xícara de folhas de manjericão
  • 1 xícara de azeite
  • pimenta-do-reino e sal a gosto 

Em um liquidificador, coloque as ervilhas, o azeite, as nozes e o queijo parmesão ralado e bata bem até obter uma mistura homogênea. Depois, adicione as folhas de manjericão e bata apenas para que o molho fique homogêneo. Tempere com sal e pimenta e sirva com o quibe vegetariano. 

4 – Homus, coalhada seca e babaganuche com quibe vegetariano garante refeição completa para almoço ou jantar

O trio de pastas mais famoso da culinária árabe garante um prato completo para o seu almoço ou jantar. Homus, coalhada seca e babaganuche combinam super bem com o quibe vegetariano e não têm muito mistério para o preparo. O homus, que é feito de grão-de-bico, só leva um pouco mais de tempo porque você precisa deixar os grãos de molho por, no mínimo, 4 horas. Aqui, vale dizer que se você não quiser transformar o grão de bico em uma pasta, também pode fazer uma salada de grão de bico, ok? Adicione pimentões-vermelhos, salsinha e azeite que fica uma delícia! A coalhada também leva um pouco mais de tempo e trabalho na cozinha, por isso sugerimos você comprá-la pronta. Veja como fazer o homus e o babaganuche:

Homus: Coloque o grão-de-bico em uma panela grande, cubra-os com 1 litro de água e leve ao fogo alto para cozinhar por 50 minutos ou até ficar macio. Retire do fogo e escorra a água, mas não toda. No processador, bata o grão-de-bico descascado junto com alho, suco de limão e tahine. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até obter uma pasta homogênea, como um patê. 

Babaganuche:lave e seque bem as berinjelas. Acenda a chama de uma das bocas do fogão, segure a berinjela com uma pinça e aproxime-a do fogo. À medida que a casca for queimando, vá virando a berinjela para que ela queime por igual. Deixe esfriar, corte cada berinjela e retire toda a polpa com uma colher. No processador, junte o tahine, o caldo de limão, o alho e a polpa de berinjela e bata bem até formar uma pasta. Tempere com sal e azeite e reserve.

5 – Nhoque de mandioquinha com quibe vegetariano é receita fácil para almoço ou jantar

Se você quer um acompanhamento cremoso para combinar com o quibe vegetariano, vale apostar nessa receita fácil de nhoque de mandioquinha – também conhecida como batata baroa. Por cima do nhoque, um molho vermelho de passata de tomates feito com azeite e alho refogado, manjericão, orégano, sal e pimenta-do-reino, deixa o prato mais colorido e, claro, mais saboroso. Um diferencial desse nhoque, principalmente para os amantes de comida vegetariana, é que ele leva muçarela vegana vegetal para deixar a refeição mais saudável. Junto ao quibe, formam um prato perfeito para servir de jantar. Bom apetite!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

1.jun

100% Vegetal

Hambúrguer vegetal Seara: 4 motivos para experimentar

13.Maio

100% Vegetal

Receitas vegetarianas: 4 opções de lanche com hambúrguer vegetal

13.Maio

100% Vegetal

Petiscos veganos: 7 sugestões para servir entre amigos

6.Maio

100% Vegetal

Isca de peixe vegetal: 4 sugestões de molho para acompanhar

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas